terça-feira, 14 de junho de 2016



Projeto a Paz cor de Rosa.


O A Paz cor de Rosa é um projeto que tem como foco conscientizar a todos os gêneros em todas as idades sobre os tipos de violência: Psicológica, Verbal, financeira, patrimonial, econômica e moral. Tendo foco principal a MULHER desde a infância a terceira idade. O mesmo também procura sensibilizar e conscientizar o gênero masculino que reside no lar.


Além da intenção do projeto focado a mulher, em reunião com o conselho na data 19/03/2016. Vale salientar que a maior preocupação na nossa cidade está na violência contra o idoso o mesmo vem sendo vítimas de maus tratos e das violências citadas aqui no projeto. A violência não só física como também a psicológica, acomete idosos de todas as faixas econômicas. Na maioria das vezes a agressão vem de pessoas da própria família ou próximas a ele. O abandono nos asilos, a falta de carinho, a pressão psicológica e o descaso são formas de agressão que muitas vezes passam desapercebidas. No entanto os familiares devem – se atentar a qualquer sinal de agressão.


OBJETIVO Geral


Prevenir e conscientizar a violência doméstica e familiar contra a mulher desde a infância a terceira idade.



OBJETIVOS ESCPECIFICOS


- Sensibilizar a família através dos seus filhos;


- Valorizar o gênero feminino sobre toda e qualquer ação realizada por o mesmo.


Conscientizar todos os gêneros em todas as idades sobre a Lei Maria da penha.


 A Lei Maria da Penha, em inúmeras ocasiões, não faz referência à mulher agredida como vítima, mas, sim, como “mulher em situação de violência doméstica e familiar”. Tal opção é proposital e visa retirar a carga vitimizatória do fenômeno.
             Visto que maio é mês do Projeto Cultura de Paz na cidade,  percebeu a necessidade de acrescentar ao mesmo o Projeto A PAZ COR DE ROSA. Tendo assim, a necessidade de agir no lar, no lazer, num cantinho preferido onde a mulher possa esta´. Podendo assim ser estendido para meses março mulher novembro ativismo contra a violência feminina.


QUANDO REALIZAR?


(Em 2016, Mês de maio.) tendo início. Foi prorrodgado a pedidos para fechar etapa 1 em junho.


ONDE REALIZAR?


Nas Creches Municipais, nas escolas Municipais do fundamental I e II, nas entidades AABB, APAE e FUNDAME.


COM QUEM REALIZAR?


Com alunos da rede pública municipal de ensino das Creches Municipais, nas escolas Municipais do fundamental I e II, nas entidades AABB, APAE e FUNDAME.



O QUE REALIZAR?


Trabalhar os tipos de violência doméstica, porém com maior intensidade os tipos de violência Psicológica, Verbal, financeira, patrimonial, econômica e moral. Tendo foco principal a MULHER desde a infância a terceira idade.


SUGESTÕES


Trabalhar com os tipos de violência acima sugeridos através de cartazes, panfletos, dicas, mimos, jogos, poemas, recontos, cartilhas, história em quadrinhos, oficinas e outros.


1 – O tema escolhido do dia deverá levar para sua casa o cartaz que confeccionar. Cada dia um cartaz terá seu espaço na casa do aluno, (sala, cozinha, banheiro)


2-  Os mimos devem ser entregues após o aluno recitar uma poesia, cantar uma música, cantar uma parodia, (deverá ser em casa a apresentação, assim que reunir toda a família, o aluno    entregara o mimo). Aos homens da casa. (Situação para o ensino fundamental.)


3– creches devem escolher situações adequadas em gravuras palavras de sensibilidade para com os alunos e em seguida podem trabalhar na acolhida (momento em que os pais deixem ou peguem suas crianças.)


4- * baile da Paz cor de Rosa, o aluno criará o convite aos pais e irmãos. (O mesmo convidará a família para sala de aula onde lá em segredo com o professor e o aluno, o aluno irá passar as informações sobe a paz, e terá um minuto dançante onde só terá ao som músicas de paz.


5-  Como registrar os momentos: relatar sua ação trabalhada tirar fotos filmar. No caso das apresentações a domicilio feita pelos alunos em seus lares, ver a possibilidade d família registrar.


6 – Você pode explorar do seu jeito, aqui é apenas uma sugestão.


 * OS CARTAZES EM CASA DEVEM FICAR NOS LUGARES DE MAIOR ACESSO E DEMVEM SER ESCOLHIDOS NA AULA. SALA, COZINHA, BANHEIRO


FINAL DO PRODUTO DEVE SER ENTREGUE EM MIDIA VER O  REGISTRO (citado no número 5)




SECRETARIA MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO



Referencias:






www.fpabramo.org.br/galeria/violencia-domestica

Projeto "A Paz Cor de Rosa", desenvolvido pela Secretaria Municipal de Educação (SME) nas escolas públicas de Paulo Afonso – Bahia, já chegou a dez unidades e tem como objetivo envolver desde a infância a terceira idade, na discussão sobre a prevenção da violência contra a mulher.

Maria do Carmo Joaquina, representando a SME e coordenadora do projeto, explicou que a ideia surgiu da inquietação provocada pelos relatos de violência feitos por crianças nas escolas. "Então pensamos: como a educação pode abordar esse tema delicado? Foi assim que surgiu o projeto A Paz Cor de Rosa", que é considerado um sucesso e conta sempre com o apoio da DEAM e outras instituições.

Confira as unidades que já realizaram etapas do projeto "A Paz Cor de Rosa":

1 -  Creche Lar da Criança Feliz - (abertura do projeto foi com essa equipe – Sensibilizou os pais na chegada e na saída com entrega de mimos e apresentações)

2 - Casa da Criança 3(Palestra com CRAS)

3 - Escola Dernival Oliveira (Trabalho interno nas escola)

4 - Escola Reunidas (Sensibilizou o comércio, ruas, casas)

5 - Escola Àrgus Lima (Trabalho interno na escola)

6- Escola Antônio Bispo (Mobilização com pais, participação das crianças)

7- CEMPA BTN, (Palestra com DEAM “Dr. Lígia” e participação da SME, Sensibilização em cartazes e apresentações)

8- Escola Rita Gomes, (Trabalho interno nas escolas)

9 - Creche Menino de Jesus (Palestra com pais)

10 -  Escola Castro Alves (sensibilização cartazes)

11 - Georgina Alves (sensibilização de cartazes)

12 - Rivadalva de Carvalho (sensibilização de cartazes)

13 – Escola Padre Lourenço Tori  - (Trabalho interno nas escolas e palestra com Dr. Lígia - DEAM)

14 - Escolas de Pequeno Porte Meio Rural (Trabalho interno nas escolas)

15 – Escola Raimundo Toledo (Passeata as ruas)

16 – Creche Tenente Iran (cartazes, palestra com SME – Maria do Carmo Joaquina)

17 – Escola Amâncio Pereira (Trabalho interno nas escolas)

Muito gratificante fazer das crianças seres pensantes e consciente que, o que prevalece na vida da humanidade é a PAZ. “ Maria do Carmo joquina”

 

segunda-feira, 13 de junho de 2016

ESCOLA INFANTIL CEMPA - REALIZA PALESTRA COM DELEGADA DA DEAM
DR. LÍGIA





















GESTORA - FÁTIMA - IMPRESSA ASCOM COM DORISVAM

PARA ESSA SEMANA




REALIZOU PALESTRASESNTREGA DA FITA COM DIREITOS DA MULHER



ESCOLA MUNICIPAL SÃO JOSÉ - GESTORA MARLENE PATROCINIO - COORDENADORA LUZANIA






ESCOLA RAIMUNDO TOLEDO - GESTORA DYAN
REALIZOU UMA PASSEATA














PARABÉNS PELO SUCESSO