9º English

Estudo dirigido
Aula 1 - reforço



why
Because

PerguntaWhy are you studying now? [Por que você está estudando agora?]
RespostaBecause I have a test tomorrow. [Porque eu tenho uma prova amanhã.]
PerguntaWhy do they do it? [Por que eles fazem isto?]
RespostaBecause they need money. [Porque precisam de dinheiro.]
Why é o mesmo que “Por que” (separado e sem acento) em português. Usamos para fazer uma pergunta.
Why: used to express surprise or anger, lack of patience, etc 
Exemplos de uso:
  • Why, I’ve never seen anything like it! [Uai, eu nunca vi nada assim!]
  • Why, look who’s here! [Uai, olha quem tá aqui!]
  • That is why (that’s why – forma contraída): é por isso que
  • This is why (não possui forma contraída): é por isso que
  • (Not) know why: (não) saber porque
  • Understand why, get why: entender porque
  • Have no idea why: não fazer (a menor) ideia porque
  • Why not?: por que não?
  • Tell somebody why: dizer a alguém porque
  • You never do your homework. That’s why you’re getting bad grades. [Você nunca faz a tarefa de casa. É por isso que você está tirando notas vermelhas.]
  • I don’t know why you complain so much. [Eu não sei por que você reclama tanto.]
  • I’m trying to understand why it happened. [Estou tentando entender por que isto aconteceu.]
  • I can’t get why he left. [Eu não consigo entender por que ele foi embora.]
  • ‘I don’t like icea cream.’ Why not? ‘I don’t know.’ [Eu não gosto de sorvete. Por que não? Eu não sei.]

• Because 
  • You never do your homework. That’s why you’re getting bad grades. [Você nunca faz a tarefa de casa. É por isso que você está tirando notas vermelhas.]
  • I don’t know why you complain so much. [Eu não sei por que você reclama tanto.]
  • I’m trying to understand why it happened. [Estou tentando entender por que isto aconteceu.]
  • I can’t get why he left. [Eu não consigo entender por que ele foi embora.]
  • ‘I don’t like icea cream.’
  •  Why not? ‘I don’t know.’ [Eu não gosto de sorvete. Por que não? Eu não sei.]
 BECAUSE mesmo que “porque” em português (junto e sem acento). Usamos no início e meio de uma frase explicativa (geralmente ao responder uma pergunta que foi feita com WHY).
Why are you late? ——————- Por que você está atrasado?
Because I lost my ride. ————- Porque eu perdi minha carona.
  • (Just) because: porque sim, porque não (resposta curta e geralmente grosseira); só porque
  • It’s because: é porque
  • ‘Cos, ’cause, coz: maneiras informais de se dizer “because”. Muito comum em músicas e filmes, ou melhor dizendo, onde quer que haja linguagem informal.
  • Because of: por causa de

  • Tell me why you quit your job. [Diga-me por que você saiu do seu trabalho.]
  • Why did you hit him? Just because. [Por que você acertou ele? Porque sim.]
  • Anna is absent and I think it’s because she’s sick. [A Anna está ausente e eu acho que é porque ela está doente.]
  • Why are you so angry? ´Cause he lied to me. [Por que você está tão nervosa? Porque ele mentiu para mim.]
  • I came here because of you. [Eu vim até aqui por causa de você.]
A PALAVRA ´Cause  é muito usada em músicas é Because abreviado.



                                                   Exercise 
GABARITO 22/04

1.Preencham os espaços em branco a seguir utilizando "why" ou "because" corretamente.

a.  WHY His mother studies English because she wants to work abroad.

b.  BECAUSE I left home early. Why did you do that?

c. I don't know WHY they are so annoyed.

d. I think he returned BECAUSE we are better now.

2. Qual a melhor tradução para "that's why" no trecho a seguir?



- "She's so nice to me. That's why I love her."
R.: É por causa disto.



3. Qual a diferença entre "because" e " 'cause " ?

R.: Apenas que " 'cause " é a forma contracta de "because", já que significam a mesma coisa. É possível também encontrar "because" com outras contrações como " 'coz ", " 'cuz " e " 'cos ".



Exemplo:

I like her because she is my mother.

I like her 'cause she is my mother.



4. .Responda às perguntas abaixo:

  • Why are you running? 
  • BECAUSE I am late.
  • Why is the boy crying? 
  • BECAUSE He is hungry.
  • Why are you talking your umbrella? 
  • BECAUSE It is raining.
  • Why are you so happy? 
  • BECAUSE My team is winning the game
  • Why is the boy going to get the book? 
  • BECAUSE He wants to read it.

5 Relacione as perguntas às respostas:
  1. 1. Why are they running?
  2. 2. Why are you so happy?
  3. 3. Why is the boy crying?
  4. 3)Because he is hungry.
(1)Because they are late
( 2)Because today is my birthday.




Aula 2  reforço

SHOULD
  
verbo “should pertence aos “modal verbs” (verbo modal) que, na língua Inglesa, tem o papel de auxiliar o verbo principal em uma frase. Esse modal é usado para expressar conselho, exprimir uma expectativa ou uma obrigação mais fraca.
My sister should listen our motherShe is so rude. (Minha irmã deveria escutar nossa mãe. Ela é tão grosseira) – expressa um conselho.
You should learn to drive. (Você deveria aprender a dirigir) – expressa um conselho.
This book should be good. (Este livro deve ser bom) – expressa uma expectativa.
It should be so expensive. (Isso deve ser tão caro) – expressa uma expectativa.
You should be there now. (Você deveria estar aqui) – expressa uma obrigação fraca.
They should tell only the truth. (Eles deveriam dizer somente a verdade) – expressa uma obrigação fraca

She should not go out late at night. (Ela não deveria sair sozinha tarde da noite.) – CONSELHO
You should arrive early at the airport. (Você deve chegar cedo ao aeroporto.) – SUGESTÃO
He should get home in a few minutes. (Ele deve chegar em casa em alguns minutos.) – EXPECTATIVA
should arrive in 5 minutes. (Eu devo chegar em 5 minutos.) - PROBABILIDADE
We should fasten our seatbealts. (Nós devemos colocar o cinto de segurança.) – DEVER
Não é necessário utilizar o verbo should com a partícula “to” e o verbo principal será utilizado no infinitivo e sem a partícula “to”. O correto é dizer “I should learn” (Eu deveria aprender) e não “should to learn”. Errado

Escute exemplos com should

1.Chris Brown - Should've Kissed











Chris Brown Should've Kissed You











Deveria Ter Te Beijado










Why am I mad?Por que eu estou bravo?I don't get itEu não entendoIt seems like every time you give me signs and I miss itParece que toda vez você me dá sinais e eu os deixo passarI did it again, I admit itEu fiz isso de novo, eu admitoI left you standing there and now I regret itEu deixei você esperando lá e agora me arrependoSeems like every time I get the chanceParece que toda vez que eu tenho uma chanceI loose my cool and I blow itEu perco o controle e estrago tudoAnd I get all tongue tiedE eu fico com a lingua amarradaLost in your eyesPerdido em seus olhosI'm a fool and I know itEu sou um otário e eu sei disso[Refrão}[Refrão]I should've kissed youEu deveria ter te beijadoI should've told youEu deveria ter te faladoTold you just how I fellTer falado exatamente o que eu sintoNext time I won't stopNa próxima vez eu não vou pararI'll listen to my heartVou ouvir meu coração'Cause what I fell is realPorque o que eu sinto é verdadeiroI should've kissed youEu deveria ter te beijadoI should've told you how I fellEu deveria ter te falado como eu me sintoI should've kissed youEu deveria ter te beijadoI should've show you just how I fellEu deveria te mostrar o que eu sinto[Chris Brown][Breezy]No, I denyNão, eu me negoGive you my two centsA te dar meus dois centavosA million reasons why I should haveUm milhão de motivos pelos quais eu deveriaAnd it makes no senseE isso não faz sentidoSo here I amEntão aqui estouBy myself againSozinho novamenteStopping for green lightsParado no sinal verdeAnd now I knowE agora que seiI wanna be more than friendsQuero ser mais que um amigoHow come every time I get the chanceParece que toda vez que eu tenho uma chanceI lose my cool and I blow itEu perco o controle e estrago tudoAnd I get all tongue tiedE eu fico com a lingua amarradaLost in your eyesPerdido em seus olhosI'm a fool and I know itSou um otário e sei disso[Refrão][Refrão]I should've kissed youEu deveria ter te beijadoI should've told youEu deveria ter te faladoTold you just how I fellTer falado exatamente o que eu sintoNext time I won't stopNa próxima vez eu não vou pararI'll listen to my heartVou ouvir meu coração'Cause what I fell is realPorque o que eu sinto é verdadeiroI should've kissed youEu deveria ter te beijadoI should've told you how I fellEu deveria ter te falado como eu me sintoI should've kissed youEu deveria ter te beijadoI should've show you just how I fellEu deveria te mostrar o que eu sintoSo I turned the car aroundEntão eu virei o carroAnd you were right where I left youE você estava no mesmo lugar onde eu havia te deixadoAnd your smile said you were feeling me tooE seu sorriso me dizia que você sentia o mesmoAnd the motion's rightE o movimento foi certoCause when your lips met minePorque quando seus lábios encontraram os meusI finally got it rightEu finalmente acerteiI'll be leaving with you tonightIrei embora com você hoje a noiteAnd I won't have to sayE não terei que dizer[Refrão][Refrão]I should've kissed youEu deveria ter te beijadoI should've told youEu deveria ter te faladoTold you just how I fellTer falado exatamente o que eu sintoNext time I won't stopNa próxima vez eu não vou pararI'll listen to my heartVou ouvir meu coração'Cause what I fell is realPorque o que eu sinto é verdadeiroI should've kissed youEu deveria ter te beijadoI should've told you how I fellEu deveria ter te falado como eu me sintoI should've kissed youEu deveria ter te beijadoI should've show you just how I fellEu deveria te mostrar o que eu sintoI should've kissed youEu deveria ter te beijadoI should've told youEu deveria ter te faladoTold you just how I fellTe falado o que eu realmente sintoNext time I won't stopNa próxima vez não vou pararUntil I have your heartAntes de dizer que tenho um coração

















































a




























1 copie as frases com Should e deixe comentario qual se identificou
 APRIL 22 Earth Day
Aula 3 - reforço - informativo

Today is the 50th anniversary of Earth Day, an initiative that was launched in 1970 in the wake of a number of environmental disasters, particularly the Santa Barbara, California, oil spill and burning of the Cuyahoga River in Ohio, both in 1969. It has since grown into a worldwide movement with environmental clean-up and recycling efforts, new legislation (domestic and international), and increased general public awareness about the critical importance of keeping our environment healthy.

*Copiar em seu caderno em seguida relatar sua compreensão. 

1.     Leia com atenção e responda

a) Que algo mais ameaçador do que curiosidade está matando esses felinos. (Resposta pessoal)

b) Curiosity killed the cat.

Comente ao vivo entre os alunos e a professora que  fato de a mensagem da campanha fazer alusão a outro texto (nesse caso, a um provérbio bastante conhecido) é uma forma de chamar atenção do leitor. Esse caso é um exemplo de intertextualidade.  “Descubra qual é este provérbio.”

c) Killing : causing a person or an animal to die. Quais consequências a terra vem trazendo a atitude do ser humano nesse caso?

d) Find out. O que está acontecendo no momento com nossa terra?
    Conscientizar as pessoas acerca da ameaça a esses animais
    Why is so important?

 acessem o site

www.panthera.org  e se posicionem quanto ao problema.

Assistam vídeo que há no mesmo site destaque e faça um desenho em forma de tirinhas, escrevendo pequena situação. Também pode  encontrar video no instagram.


Aula 4 -reforço   Feelings - vocabulary


A Bela e a Fera

 Sentimentos são
Fáceis de mudar
Mesmo entre quem
Não vê que alguém
Pode ser seu par

Basta um olhar
Que o outro não espera
Para assustar e até perturbar
Mesmo a Bela e a Fera

Sentimento assim
Sempre é uma surpresa
Quando ele vem, nada o detém
É uma chama acesa

Sentimentos vem
Para nos trazer
Novas sensações, doces emoções
E um novo prazer

E numa estação, como a primavera
Sentimentos são, como uma canção
Para a Bela e a Fera

Sentimentos são
Como uma canção
Para a Bela e a Fera
 Beauty and the beast

Tale as old as time
True as it can be
Barely even friends
Then somebody bends
Unexpectedly
Just a little change
Small to say the least
Both a little scared
Neither one prepared
Beauty and the beast
Ever just the same
Ever a surprise
Ever as before
Ever just as sure
As the sun will rise
Tale as old as time
Tune as old as song
Bittersweet and strange
Finding you can change
Learning you were wrong
Certain as the sun
Rising in the east
Tale as old as time
Song as old as rhyme
Beauty and the beast
Tale as old as time
Song as old as rhyme
Beauty and the beast



Aula 5  reforço -CAN




MODAL VERB   CAN
                            PODER


  • Expressar uma capacidade e uma habilidade que uma pessoa tem ou tinha de fazer algo:
Cesar Cielo can swim. (Cesar Cielo pode nadar. = ele tem essa habilidade de nadar, ele pode nadar)
Pelé could play soccer when he was 20. (Pelé podia jogar futebol quando tinha 20 anos de idade. = ele tinha essa habilidade)
can play the piano. (Eu posso tocar piano. = eu tenho essa capacidade, essa habilidade)
Elton John can sing beautifully. (Elton John pode cantar lindamente. = ele tem essa capacidade de cantar)
Observação: Pode-se substituir can/could por to be able to para expressar habilidade, capacidade.
  • Fazer um pedidopedir ou dar permissão a alguém, oferecer ajuda. Vale ressaltar que nesse caso, o could não é passado de can.
Can you help me? (Você pode me ajudar? = fazer um pedido)
Could I read for you? (Eu poderia ler para você? = oferecer ajuda)
Could I leave now? (Eu poderia ir embora agora? = pedir permissão)
You can go now. (Você pode ir agora. = dar permissão)
  • Could é utilizado também para demonstrar possibilidadededução. Observe:
He could be at home now. (Ele poderia estar em casa agora. = uma possibilidade)
John could get the job. (John poderia conseguir o trabalho. = uma dedução)
Já para expressar o oposto, incapacidade, inabilidade, proibição e dedução utiliza-se para o CAN o can’t, que é a junção do can + not, ou cannot que é a forma completa, e para o COULD utiliza-se o couldn’t, forma contraída, ou could not, ambos significando, respectivamente, não pode ou não poderia.
You can’t park here. (Você não pode estacionar aqui. = proibição)
You cannot park here.
can’t dance Ballet. (Eu não posso dançar balé. = não tenho habilidadecapacidade)


Modal Verb (1): CAN - PODE

A: How was the French holiday?
B: Fine. I 
can sail now. I did a course there.
A: With a French trainer?
B: Yes, but she spoke English. 
Can you speak French?
A: No, I can’t. But a lot of French people speak English, don’t they?
B: Yes, they do. One day I needed some medicine at a chemist’s and could 
was able to ask for it in English.

“poder”, “saber”, “conseguir”: can, be able to

Can não existe no present perfect nem no future. Esses tempos são formados com a forma substitutiva be able to.

  • Simple present: I can speak French. I can’t speak Italian. (não) sei
  • Simple past: At six she could read. She couldn’t swim. (não) sabia / He was able to call the police because he had a mobile phone with him. conseguiu
  • Present perfect: I have been able to find Tom. I haven’t been able to find Jill. (não) consegui
  • Future: We will be able to meet. We won’t be able to talk along. (não) poderemos

Can / can’t vem com infinitivo sem to.

No simple past, geralmente se usa could para expressar uma capacidade / habilidade.

  • I could swim when I was four.

Para indicar que alguém conseguiu algo numa única situação, usa-se was / were able to. Em perguntas e frases negativas, could pode também ser usado.

  • Luckily I was able to (could) find a shop that was still open.
  • Could you find / Were you able to find a shop that was still open?
  • couldn’t find / wasn’t able to find a shop that was still open.

Can é usado para oferecer ou propor algo com vistas ao futuro, agora.

  • Today is not possible, but we can meet tomorrow if you like.

Se a capacidade / habilidade de fazer algo ainda não estiver dada, deve-se usar will be able to.

  • He’s broken his leg, but he will be able to walk again soon.

A não ser em respostas curtas (p. ex. Yes, I can), can não pode ficar sozinho (isto é, sem outro verbo).

  • can speak French. Eu sei francês.
  • I don’t cook very often. My husband can do it better. Meu marido cozinha melhor.

Verbos de percepção sensorial

Esses verbos – see, hear, smell, taste e touch – são geralmente usados com can ou could para expressar uma percepção momentânea.

  • can see/hear/smell the sea. Vejo / ouço / sinto o mar.
  • could taste something bitter in the soup. Senti algo amargo na sopa.
Resumo
  • Há somente duas formas: can (simple present) e could (simple past); outras formas temporais: be able to
  • Simple past = could somente em afirmações genéricas; o que se consegue uma única vez = was / were able to
  • Com referência ao futurecan para ofertas e propostas; fora isso, will be able to
  • See, hear, smell, taste touch: com can / could em casos de percepção sensorial única.



Can You See
Fifth Harmony

We've all been searchin' for somethin'
Somethin' that's bigger than us to believe in
Who knew a star was so close it could touch us?
Light up our hearts, lead the way through the dark

I've waited all my life to feel this feelin'
That I feel right now
Open up your eyes and see the world is
Brighter now

Can you see?
Tell me, can you see the star
Shine for you and me?
It lights the way from where we are
Tell me, can you see
The son of God, the great I Am?
Meet the King of Kings, come and follow me
Tell me, can you see the star?

A leap of faith on a promise
There is no army, no mountain can stop us
Who knew a star was so close it could touch us?
Light up our hearts, lead the way through the dark

Can you see? (Can you see?)
Tell me, can you see the star (star)
Shine for you and me? (You and me)
It lights the way from where we are (oh)
Tell me, can you see (can you see)
The son of God, the great I Am? (Great I Am)
Meet the King of Kings, come and follow me
Tell me, can you see the star?

I've waited all my life to feel this feelin'
That I feel right now
Open up your eyes and see the world is
Brighter now

Can you see? (Can you see?)
Tell me, can you see the star
Shine for you and me? (You and me)
It lights the way from where we are
Tell me, can you see (can you see)
The son of God, the great I Am?
Meet the King of Kings, come and follow me
Tell me, can you see the star? (Star)

Can you see it? See it?
Tell me, can you see the star? (Tell me, can you see the star?)
Can you see it? See it?
Tell me, can you see the star? (See the star?)
Can you see it? See it? (King of Kings, Lord of Lords)
Tell me, can you see the star? (Oh)
Can you see it? See it? (Oh)
Tell me, can you see the star?

Meet the King of Kings, come and follow me

TRADUÇÃO
Você Consegue Ver?
Fifth Harmony

Todos estamos procurando por algo
Algo maior do que nós para acreditarmos
Quem saberia que uma estrela estava tão perto que poderia nos tocar?
Ilumine nossos corações, nos guie através da escuridão

Eu esperei toda a minha vida para sentir isso
Que eu estou sentindo agora
Abra seus olhos e veja como o mundo é
Mais brilhante agora

Você consegue ver?

Me diga, você consegue ver a estrela
Brilhar para você e para mim?
Iluminando o caminho de onde estamos
Me diga, você consegue ver?
O filho de Deus, a grandiosidade que Eu Sou?
Conheça o Rei dos Reis, venha e me siga
Me diga, você consegue ver a estrela?

Um salto de fé em uma promessa
Não há exército, não há montanha que possa nos deter
Quem saberia que uma estrela estava tão perto que poderia nos tocar?
Ilumine nossos corações, guie o caminho através do escuro

Você consegue ver? (Você consegue ver?)
Me diga, você consegue ver a estrela (estrela)
Brilhar para você e para mim? (Você e eu)
Iluminando o caminho de onde estamos (oh)
Me diga, você consegue ver (você consegue ver?)
O filho de Deus, a grandiosidade que Eu Sou? (Grande Eu Sou)
Conheça o Rei dos Reis, venha e me siga
Me diga, você consegue ver a estrela?

Eu esperei toda a minha vida para sentir isso
Que eu estou sentido agora
Abra seus olhos e veja como o mundo é
Mais brilhante agora

Você consegue ver? (Você consegue ver?)
Me diga, você consegue ver a estrela
Brilhando para você e para mim? (Você e eu)
Ilumina o caminho de onde estamos
Me diga, você consegue ver (você consegue ver?)
O filho de Deus, a grandiosidade que Eu Sou?
Conheça o Rei dos Reis, venha e me siga
Me diga, você consegue ver a estrela? (Estrela)

Você consegue ver? Consegue?
Me diga, você consegue ver a estrela? (Me diga, você consegue ver a estrela?)
Você consegue ver? Consegue?
Me diga, você consegue ver a estrela? (Você consegue ver a estrela?)
Você consegue ver? Consegue? (Rei dos reis, o Senhor dos senhores)
Me diga, você consegue ver a estrela? (Oh)
Você consegue ver? consegue? (Oh)
Me diga, você consegue ver a estrela?
Conheça o Rei dos Reis, venha e me siga

AULA 6 REFORÇO - Be able to = Can = poder


BE ABLE TO
conseguir e poder

Be able to significa ser capaz, poder ou conseguir fazer alguma coisa.
 Able to dance. — Capaz de dançar.
Able to go. — Capaz de ir.
Able to drive. — Capaz de dirigir.
A expressão be able to  =  ser capaz de.   Porém, “ser capaz de” nem sempre soa tão natural para nós falantes nativos da língua portuguesa. Portanto, é importante aprender algumas outras peculiaridades sobre o uso dessa expressão e assim saber usá-la com mais naturalidade.
Be able to  = CAN, muitas vezes pode ser traduzida com os mesmos significados do verbo can
Cuidado! Can nem sempre deve ser traduzido por  um simples poder
Como visto na aula passada  CAN tem suas particularidades como capacidade..habilidade.. ofertar ajuda... pedir ajuda.
sendo assim, a tradução de “can” dependerá do contexto. Logo, poderemos traduzir can por “poder”, “conseguir”, “saber” e outras possibilidades.
Gramática de Uso: be able to
Isso significa que be able to também pode ser traduzido de formas diferentes dependendo do contexto. As traduções mais comuns, no entanto, serão: conseguir e poder. Veja os exemplos a seguir:
  • Will you be able to do that by tomorrow? (Você vai conseguir fazer isso até amanhã?)
  • He may not be able to come next week. (É provável que ele não possa vir na próxima semana.)
  • I haven’t been able to sleep well recently. (Eu não tenho conseguido dormir bem ultimamente.)
  • Are you going to be able to sell this old car? (Você vai conseguir vender esse carro velho?)
Outra coisa que vale dizer aqui é que “be able to” muitas vezes pode ser usado no lugar de “can”. Embora, isso não seja tão frequente e muitas vezes não seja natural o quanto muitos possam imaginar. Ou seja, sempre que der, use o “can” mesmo.
Mas, quando é que o “can não fica legal e assim temos de usar o be able to”?
Anote aí:
  “be able to geralmente é usado com palavras (verbos) como “will”, “would”, “should”, “may”, “might”, “have. Em outras palavras, jamais use (diga, escreva) coisas como “will can”, “have can”, “might can” e assim por diante.
 O certo em inglês será sempre “will be able to” futuro do presente , “would be able to”  futuro do passado, “should be able to” sentido deveria, etc. Veja os exemplos:
  • You should be able to do that in less than an hour. (Você deveria conseguir fazer isso em menos de uma hora.)
  • They have been able to come here every day. (Eles têm conseguido vir aqui todos os dias.)
  • Will he be able to become an architect? (Ele vai conseguir ser um arquiteto?)
  • She might not be able to cope with this. (É provável que ela não consiga lidar com isso.

  • Formas do uso “be able to
  Veremos como fazer afirmações, negações e perguntas além de entender como utilizar be able to no passado, futuro e presente perfeito. So, let’s get started!

Be Able To – Como utilizar

Afirmativo, negativo e pergunta
 am able to dance. — Eu sou capaz ou eu consigo dançar.
He isn’t able to dance. — Ele não consegue dançar ou não é capaz de dançar.
Are you able to dance? — Você consegue dançar?
Então vimos que  neste caso devemos recordar o uso do verbo to be para usar able to no presente será necessário seu uso.
Revisando to be
 I am  ... I am not.... Am I?
you are... you are not... you aren't ..... are you?
He/she/ it  is ..... he/she/it is not ... he/she/it isn't ... Is she/he/it?
we are ... we are not ... we aren't ... are we?
they are .. they are not ... they aren´t ... are they?
PASSADO DE TO BE
TO BE = SER ... ESTAR
present                                        past
AM = sou ... estou            =        WAS  era ... estava
IS =   é ... está                 =        WAS  era ... estava
ARE = somos... estamos =       WERE eramos ... estavamos

Passado, futuro e presente perfeito
 was able to finish my homework before 10 last night.  — Eu consegui terminar o meu dever de caso antes das 10 ontem à noite. ( past)
will be able to play volley after this trip. — Eu vou conseguir jogar voleibol depois desta viagem. ( future present)
Recordando a forma d ework before 10 last night.  — Eu consegui terminar o meu dever de caso antes das 10 ontem à noite. ( past)
will be able to play volley after this trip. — Eu vou conseguir jogar voleibol depois desta viagem. ( future present)
 Recordando as formas do will
 WILL  / I'll      ....     will not /   won't     ...  will I?
 would like to be able to speak Chinese. — Eu gostaria de ser capaz ou conseguir falar chinês. ( future past)  
Recordando as formas do would
have been able to play volley since that summer. — Eu tenho conseguido jogar vôlei desde aquele verão. ( present perfect)
Neste caso precisamos no presente perfeito da ajuda do verbo to have.
REVISANDO to have = ter
I have
you have
she.he.it  has
we have
they have
 Forma infinitiva
 Existe também uma forma infinitiva presente de dizer be able to 
 She wants to be able to call everyone. — Ela quer conseguir ligar para todo mundo.
 Exemplos
 I’m able to drive that truck by myself. — Eu consigo dirigir aquele caminhão sozinho.
Are you able to drive to school? — Você consegue dirigir para a escola?
He’s not able to dance very well. —  Ele não consegue dançar muito bem.
Is she able to surf? — Ela consegue surfar?
We are not able to travel all the time. — Nós não somos capazes ou não conseguimos viajar o tempo todo.
They aren’t able to create a lot of things every day. — Eles não conseguem criar um monte de coisas todos os dias.
They will be able to create more things tomorrow. — Eles vão conseguir criar mais coisas amanhã.
Will you be able to come here next week? — Você vai conseguir vir aqui na semana que vem?
I won’t be able to go there next week. — Eu não vou conseguir ir semana que vem.
She was able to go to the gym every morning last week. — Ela conseguiu ir para a academia todas as manhãs na semana passada.
Was he able to go to the gym with her? — Ele conseguiu ir para a academia com ela?
He wasn’t able to go to the gym, but he was able to run in the park. — Ele não conseguiu ir para a academia, mas ele conseguiu correr no parque.
Were they able to attend the meeting? — Eles conseguiram atender a reunião?
Yes, they were able to attend the meeting, but they weren’t able to attend class. — Sim, ele conseguiram atender a reunião, mas eles não conseguiram atender a aula.
curiosidades
 Unable To
Existe também a palavra unable que seria o mesmo que not able. Veja abaixo como utilizar.
 I was unable to drive home last night. — Eu não consegui dirigir para casa ontem à noite.
He is unable to go to the party tonight. — Ele não consegue ir para a festa ou ele não pode ir para a festa hoje à noite.
She is unable to answer the phone at the moment. — Ela não pode ou não consegue atender o telefone no momento.
They were unable to attend the meeting. — Eles não conseguiram frequentar a reunião.
ATIVIDADE
1. Use can or be able to
I           see the lake from my window. Eu consigo ver o lago da minha janela.She              walk without a cane. Ela não consegue andar sem uma bengala.He                          sleep last night. Ele não conseguiu dormir a noite passada.I think I             call him tomorrow. Eu acho que consigo ligar para ele amanhã.
 I               see the lake from my window. Eu consigo / sou capaz de ver o lago da minha janela.
She               walk without a cane. Ela não é capaz de andar sem uma bengala.He                          sleep last night. Ele não conseguiu dormir a noite passada.I think          call him tomorrow. Eu acho que conseguirei ligar para ele amanhã.
Referências  

  Aula reforço 7 - Been in  x  been to 






Nenhum comentário:

Postar um comentário