sexta-feira, 9 de novembro de 2018

Participação Especial - Projeto Leitura Luz do Aprender - Os Três Cachorrinhos -Nicole Satos

                                 
Participação Especial Colégio Monteiro Lobato


Projeto Leitura Luz do Aprender




Nicole Santos 
Madrinha Literária: Gorete 



                                                               


                                                                             MINIBIOGRAFIA


Sou  Nicole tenho 10 anos, nasci e  moro na  cidade de Paulo Afonso. Gosto de ler, de escrever porque minha imaginação fica mais forte, me divirto quando leio e aprendo mais coisas. Amo desenhar, não sei muito ainda, quero melhorar cada dia para que meus desenhos fiquem mais bonitos. Estudo no Colégio Monteiro Lobato na turma do quinto ano. Esta obra foi escrita ainda  Fiquei muito feliz com o convite da minha mãe em fazer parte do projeto dela  "Leitura Luz do Aprender" e honrada em participar do   Primeiro Encontro de Escritores de Santa Brígida – BA 2019.




Autora 


Nicole Santos



OS TRÊS CACHORRINHOS


   Era uma vez, três cachorros que viviam muito felizes no bosque. Os três viviam juntos e amavam música um dia, cada um construiu a sua casa.
__AU- AU- AU minha casa é legal.
__ AU- AU- AU- esse bruxo é tão mal.
Bidu o cachorro mais novo de todos não gostava de comer osso. Ele comia ração e latia muito.
__ AU-AU-AU-AU-AU.
    Latia tanto que cansava e corria para cama. Um dia, o bruxo malvado apareceu e espirrou, espirrou, espirrou. A casa de ossos do cachorrinho para comê lo. Quando o bruxo espirrou a casa desabou, então Bidu saiu correndo e latindo para casa do seu irmão. Bidu chegou à casa do seu irmão Júlio que estava colocando as últimas folhas no telhado de sua casa. E no fogo tinha um chá para medo, quando tudo estava calmo, o bruxo chegou e começou a espirrar, espirrar.
__Aaatchiiim, aaatchiiiim,  aaatchiiiim na casa folhas. E assim caíram todas elas e foi folha para todo lado.  Os dois irmãos saíram correndo com sacolas de folhas para casa da irmã mais velha Mariana. Entraram desesperados na casa de barro, trancaram a porta de ferro.  Ajudaram Mariana a fazer o almoço e com as folhas, fizeram uma deliciosa salada, também um gostoso chá. Hummm! Os Três Cachorrinhos protegeram-se dentro da casa de Mariana.
O bruxo chegou e se preparou e  espirrou, espirrou, espirrou __Aaaatchiiim, aaatchiiiim, aaatchiiim, aaatchiiiim
Foi forte. Mas a casa era resistente e não caiu, ele então resolveu procurar outra forma de entrar, mas não conseguiu. Depois disso, o bruxo nunca mais voltou e os irmãos mais novos aprenderam que deveriam trabalhar duros para ter um melhor resultado. Assim eles foram felizes para sempre.


quinta-feira, 1 de novembro de 2018

.


Paulo Afonso,  30 de abril de 2018
Professora cursista: Maria  do Carmo Joaquina da Silva.
Cidade: Paulo Afonso

MEMORIA PNAIC
Embarca  meu povo embarca molha o pé, mas não molha a meia... vim de Feira de Santana fazer zoada na terra alheia. E assim começou dia 16 de abril de 2018, na Escola Ministro Oliveira Brito, ao som de Pinduca. A  formação do PACTO/PNAIC 2018. Sendo a abertura de boas vindas, feita pelo gestor da NTE 24 Marcos Brito da cidade de Paulo Afonso, e logo em seguida todos se apresentaram. Cantando  a musica embarca e informando nome do seu município.  
       A professora Fabrizia embarcou a equipe de navegadores que irá estar conosco citando seus nomes. E assim Ana Rita nos presenteou com esta música fazendo com que cada um se apresentasse por município. Em seguida, a   professora da equipe pacto pnaic; nos agraciou com esta musica de embarca. Foi uma boas  vindas muito animada.  Ana Rita foi apresentada como coordenadora e falou sobre a nova estrutura da formação. E assim foi o navegando o dia cheio de orientações da professora Fabrizia tento como surpresa uma apresentação dinamizada.  Paulo Afonso sendo a primeira cidade a se apresentar. Onde o Professor Edson Barreto representou muito bem a equipe falando sobre o cangaço, as torres de energia e também o artesanato.
       Vem a cidade de  Nova Glória,  navegando sobre os festejos juninos da região. Seu padroeiro Santo Antônio. Informando também  que lá é a terra da tilàpia. Segue remando o município de Rodelas nos encantando com as professoras cursistas que eram índias. Contando  uma história interessante sobre os tuxás. E ainda tivemos um show musical indigina. A pinga veio de Chorrochó,  e acompanhada de licor; feito de umburana. Relatou a  história  cultural de Macururé com muita empolgação remou a professora cursista Joana.  Dizendo que o nome de seu município é de origem indígena.  Lá vem as pescadoras de Abaré informando que seu nome  significa homem de batina. Este nome  teve origem  por causa dos jesuítas. Mais um motivo para embarcar.E ainda veio junto o doce de mamão com leite. Coisa de navegadores. Explicado!!!!! por que tudo iniciou embarcando. Pois muitos índios estavam lá.  E até jesuítas!!
        Segundo horário inicia a tarde cheia de discussões. Tendo a professora formadora mediadora do debate. Através do slide História da Alfabetização.  Iniciando com um poema de Graciliano Ramos que dizia assim “Ai de mim, ai das crianças abandonadas na escuridão.” Em seguida uma pergunta: por que uns aprendem e outros não aprendem?  O navio ficou perturbado. E a partir daí  as discussões foram criadas, e assim o debate começou. Nesta rede apareceram muitos peixes, e cada um que trazia seu conhecimento grandioso.          A cursista Renata ficou responsável pelo momento deleite. E nos agraciou com um vídeo de um grande pescador de saberes; Ariano Suassuna.
       Vem mais uma dinâmica desta vez está em terra.  Deparamos-nos  com uma árvore do conhecimento por município. Já não era mais a pesca e sim caça. E tínhamos que ter raízes, caules, flores, frutos, troncas e copa. E assim, cada município construiu a sua árvore, sendo a demonstração de sua caça dos saberes e logo mais, cada pedacinho das árvores foi dando caças de diferentes conhecimentos de aprendizagem.
      Tivemos um abraço, para garantir a união dos navegadores e para rechear ainda mais essa  navegação tivemos  apresentação e estudo do slide explorando reflexões, questionamentos e discussões sobre  alfabetização e letramento matemática. Aconteceu já no finalzinho da navegação. Para que todos os navegadores concluíssem essa etapa feliz. Teve um bingo, o mesmo foi em forma de deleite pela equipe da capital dos peixes tilápia Nova Glória. Daí quem batia ganhava:  pinga, licor e tudo mais. A comandante  Ana Rita  vem se despedir dos navegadores cursistas e em seguida tivemos que jogar a rede mais uma vez. E desta vez a pescaria dos saberes seria com  agenda dos municípios. Deixando os peixes dos saberes para serem apreciados em seus municípios. Finalizamos cantando “Embarca meu povo embarca molha o pé mais não molha a meia. Estamos em Paulo Afonso recebendo a zoada alheia.

“Nunca navegue sozinho, pois não enriquece a aprendizagem”




2018 CHÁ DE POESIA COM ROGÉRIO XAVIER

 CORDEL NA ESCOLA - Etapa do Projeto Leitura, a Chave do Mundo Participação no
Chá de Poesia com Rogério Xavier
 Participação turma da EJA com a Escola Municipal Manoel de Almeida




 Aluna da Escola Municipal Raimundo Toledo



 Cordelista da Escola Municipal Raimundo Toledo 1º lugar do Ensino Fundamental II- Alunos da Professora Marina
 Participação  Equipe Pedagógica da Secretaria Municipal de Educação


 Rogério Xavier x Maria do Carmo " Carmem"
 alunos da EJA Escola Municipal Manoel de Almeida 
 Aluna 2º Lugar do Ensino Fundamental 1 - Escola Municipal Rivadalva de Carvalho
 Participação Cordelista Darckson
 Cordelistas do Ensino Fundamental 1 da Escola Municipal Raimundo Toledo - Alunas da professora Genilda
 Participação alunos da EJA com professoras Jaqueline e Suziane

 3º Lugar do Ensino Fundamental 2 - Alunos da Escola Municipal Rita Gomes - participação Especial alunos da Educação Infantil
 3º Lugar do Ensino Fundamtal 1 - Alunos da Escola Municipal Antonio Bispo- professora Genilda
 2º Lugar do Ensino Fundamental 2 - Aluna da Escola Casa da Criança 3 Professora Lêda







 VIVA A POESIA!!


 








 Participação SEDUC com Heloisa e Alessandra

 Participação auxiliar da Biblioteca - Lúcia e alunos da Escola Municipal Manoel Nascimento Neto

01 de novembro de 2018

quarta-feira, 3 de outubro de 2018

2018 PROJETO LEITURA, A CHAVE DO MUNDO ETAPA - CORDEL NA ESCOLA

   PREFEITURA MUNICIPAL DE PAULO AFONSO
SECRETARIA MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO
PROJETO LEITURA, A CHAVE DO MUNDO - ETAPA CORDEL NA ESCOLA

APRESENTADOR TONY FILHO
                      APRESENTAÇÃO ESPECIAL EDUCAÇÃO INFANTIL DA ESCOLA CEMPA BTN
ESCOLA MUNICIPAL GEORGINA ALVES

APRESENTADOR TONY FILHO


              MESA COMPOSTA POR  CORDELISTA DARCKSO A ALPA - ROGÉRIO XAVIER  GILVANIRA E ALESSANDRA