segunda-feira, 24 de agosto de 2020

Famila

 Ensino Religioso

25/08/2020

 

1 – Família

1.1 - Relacionamento entre pais e filhos

Texto 1: A tartaruga Quando menino eu era impaciente, arreliado e áspero no tratamento com as outras pessoas. Quando desejava alguma coisa, ao invés de solicitar com educação, azucrinava os ouvidos alheios até que, para se livrarem de mim, davam-me o que pretendia. Assim, transformara-me em uma criança pouco simpática. Eu percebia que aquilo aborrecia muito os meus pais, porém pouco me importava com isso. Desde que obtivesse o que queria, davame por satisfeito. Mas, está claro, se eu importunava e agredia as pessoas, estas passaram a tratar-me de igual maneira. Cresci um pouco e de certa feita me apercebi de que a situação era desconfortável e me preocupei sem, entretanto, saber como me modificar. O aprendizado me foi dado em um domingo em que fui, com meus pais e meus irmãos, passar o dia no campo. Corremos e brincamos muito até que, para descansar um pouco, dirigi-me para a margem do riacho que coleava entre um pequeno bosque e os campos. Ali encontrei uma coisa que parecia uma pedra capaz de andar. Era uma tartaruga. Examinei-a com cuidado e quando me aproximei mais o estranho animal encolheu-se e fechou-se dentro de sua casca. Foi o que bastou. Imediatamente pretendi que ela devia sair e, tomando um pedaço de galho, comecei a cutucar os orifícios que haviam na carapaça. Mas os meus esforços resultavam vãos e eu estava ficando, como sempre, impaciente e irritado. Foi quando meu pai se aproximou de mim. 14 Olhou por um instante o que eu estava fazendo e, em seguida, pondo-se de cócoras junto a mim, disse calmamente: — Meu filho, você está perdendo o seu tempo. Não vai conseguir nada, mesmo que fique um mês cutucando a tartaruga. Não é assim que se faz. Venha comigo e traga o bichinho. Acompanhei-o e ele se deteve perto na fogueira que havia acendido com gravetos do bosque. E me disse: — Coloque a tartaruga aqui, não muito perto do fogo. Escolha um lugar morno e agradável. Eu obedeci. Dentro de alguns minutos, sob a ação do leve calor, a tartaruga pôs a cabeça de fora e caminhou tranquilamente em direção a mim. Fiquei muito satisfeito e meu pai tornou a se dirigir a mim, observando: — Filho, as pessoas podem ser comparadas às tartarugas. Ao lidar com elas procure nunca empregar a força. O calor de um coração generoso pode, às vezes, levá-las a fazer exatamente o que queremos, sem que se aborreçam conosco e até, pelo contrário, com satisfação e espontaneidade. Autor Desconhecido Versículos do capítulo 6 do livro de Efésios da Bíblia. Filhos e pais 1 Vós, filhos, sede obedientes a vossos pais no Senhor, porque isto é justo. 2 Honra a teu pai e a tua mãe (que é o primeiro mandamento com promessa), 3 para que te vá bem, e sejas de longa vida sobre a terra.

ATIVIDADES Responda

1. É difícil obedecer aos pais? Por quê?

2. Na prática, quando é que os filhos desrespeitam os seus pais?

3. Fale sobre o dom da paciência. Relate um caso real. Escreva um agradecimento a seus pais ou responsáveis pelo que eles têm feito por você.

 

Texto 2: Amor de criança, reflexo do amor de Deus Rafael, de quatro anos e meio é esperto, vivo, comunicativo. Gosta de chamar à atenção e é tão carinhoso que ninguém consegue negar-lhe nada. Seus pais e avós diante dele tentam ser severos e exigir que ele deixe espaço também para sua irmãzinha de 2 anos. Na pressa de querer participar de tudo, Rafael fica às vezes impaciente, teimoso, enquanto não consegue o que quer. Todos sentem que sua maneira de agir esconde uma necessidade grande de se sentir amado. O avô não mora com Rafael. Sua casa é no mesmo bairro. Pela manhã, caminhando, passa pela casa de Rafael e vê seu filho, o pai de Rafael, regando as plantas antes de ir para o trabalho. Conversam sobre tudo, mas sempre há algum fato novo do filho e netinho para levar os dois a sorrirem felizes. 20 O avô de Rafael sabe fazer pipoca como ninguém e o neto sabe disso. O melhor dia é quinta-feira à noitinha, quando o avô, que tem um trabalho com horário variável, coloca-se à disposição. A mãe, ao ir a uma reunião, deixa Rafael na casa do avô. Os dois têm assunto. Sempre há novidades. Rafael gosta de ver, com ele, desenho na televisão. O avô assiste junto com o netinho, enquanto os pais ainda não chegam do trabalho. Rafael pede: “Vô, vamos preparar nossa pipoca antes de assistir ao filme?” Os dois vão para a cozinha. Rafael sobe na cadeira. O avô fica por trás. Deixa-o participar na feitura da pipoca. Deixa-o firme na cadeira para que não caia, pois ele se mexe muito, rindo alto, feliz em seu trabalho. A pipoca vai estalando, enchendo a panela, misturando o barulho com as risadas estrepitosas de Rafael feliz. Naquela noite, bem no meio da preparação, Rafael encostou a cabeça no peito do avô, abraçou-o e disse com aquele jeitinho carinhoso muito dele: “Obrigado, vovô”! O avô sentiu subir dentro de si uma emoção gostosa, como quando um sentimento de felicidade toma conta de todo o seu ser. Pensou: Deus está conosco, cuidando de nós. Mostra grande amor por nós, com carinhos como este do neto. Deus está sempre acompanhando nossa vida, ajudando-nos, deixando que aprendamos a enxergar em cada gesto sua presença carinhosa. Deus nos ama de maneira que está além de nossa compreensão e do que esperamos. O amor de Deus é perfeito, sempre se mostra, se comunica. Precisamos ter olhos de fé para enxergar e comover-nos com este amor e dizer com gratidão: “Obrigado, muito obrigado, Senhor por tua atenção e carinho.” Mons. Paulo Daher (adaptado) 

ATIVIDADES Escreva Conte um caso que tenha acontecido com sua família e que lhe tenha trazido muita felicidade.

 

Caça-palavras Encontre 10 palavras que se encontram no texto acima. Escreva-as abaixo.       

  


CONTINUAÇÃO
AULA 02/09/2020

CORREÇÃO

FAMÍLIA

1.Apresente sua família, quantos integrantes ela tem, com quem você mora? Cite os nomes.

1.    2.   É difícil obedecer aos pais? Por quê?

 

2.     3.  Na prática, quando é que os filhos desrespeitam os seus pais?  

 

3.     4.  Fale sobre o dom da paciência. Relate um caso real.

 

4.     5.  Escreva um agradecimento a seus pais ou responsáveis pelo que eles têm feito por você.

 

5.      6. . Faça uma lista de coisas que seus pais ou irmãos tenham feito por você.  


 ATIVIDADES Escreva Conte um caso que tenha acontecido com sua família e que lhe tenha trazido muita felicidade.


SOMOS SERES INCOMPLETO

02/092020

Somos seres incompletos,
Quebrados,
Vagando a procura de sentido.

Nossas lacunas
Nos diferenciam
Nos afastam.

Em algumas poucas vezes
Esse vazio nos aproxima
E temos a rara oportunidade de entender...

Aquilo que nos falta,
está presente no outrem.

Sozinhos, podemos seguir adiante
Podemos ser fortes
Podemos até ser felizes...


Mas nunca seremos completos.

João Thiago Guerra


1-                  1. Responda por que  João  afirma que nunca seremos completos?


       2-. Comente a frase do texto ( Nossas lacunas nos diferenciam nos afastam)


       3. De acordo com o texto aquilo que nos falta está

       a. ( ) importância para vida

      B. ( ) presente no outro

      C. ( ) presente na vida

 

      4. O vazio no texto representa a solidão que mostra nos na maioria das vezes o...

       a. ( ) temos oportunidade para aprender

      B. ( ) temos oportunidade para entender as situaçoes

      C. ( ) temos oportunidade para compartilhar

 

 

 

 

 


Nenhum comentário:

Postar um comentário