I -PROJETO PEDAGÓGICO SETEMBRO MÊS DA BÍBLIA
A FOME é uma realidade no Brasil. E
este fato não pode ser negado. Ela é o flagelo de uma multidão de brasileiros.
Mas, no Brasil, não falta alimento. A cada ano, o País bate recordes de
produções, dentre as quais de milho, soja, trigo, cana-de-açúcar, carne. O que
então nos falta? Falta-nos convertermo-nos ao Evangelho, olhar com sinceridade
as necessidades do outro, aprender a repartir para que ninguém fique com fome,
edificar aqui e agora o Reino de Deus que buscamos e que se realizará em
plenitude na eternidade.
III- JUSTIFICATIVA
A Bíblia é a Palavra de Deus. Ela nos ensina como devemos nos relacionar com o Criador. Suas doutrinas são santas, seus preceitos são justos, suas histórias verdadeiras. Ela nos direciona a uma vida de amor e obediência a Deus.
Este projeto nos traz a refletir sobre a necessidade em amar e obedecer à
Palavra de Deus em um mundo onde os valores estão sendo distorcidos pela mídia
que influencia e distancia os alunos da EBD de seguir a Cristo.
Professor este é o nosso dever. Ensinemos a Palavra de Deus com amor e
obediência a Ele!
IV- OBJETIVOS
- Amar as Sagradas Escrituras;
· -Estimular a leitura e a prática da Palavra de Deus;
· - Confiar em Deus e em Sua Palavra.
- - Ser solidário
- -Aprender com as histórias da Bíblia
En
V- V - PROCEDIMENTOS METODOLÓGICOS
O projeto será desenvolvido na segunda semana de setembro de 2023 – como foco da Mês Bíblia no período de (08/09 a 06/10) na Escola Municipal João Bosco Ribeiro, e em parceria com Amigos do Bem, professores do Ensino Religioso da escola. Sendo assim um período de 4 aulas.
LEIA A CARTA de Paulo para seu Próximo de forma descontraída.
As cartas de Paulo falam sobre o quê?
As cartas de Paulo falam sobre questões centrais da Fé Cristã.
Carta 1. Gálatas
Juntamente com Barnabé, Paulo fez sua primeira viagem missionária. Durante essa viagem ele visitou a Ilha de Chipre e várias cidades da província da Galácia (Atos 13-14). Muitos estudiosos consideram que foi justamente ao voltar para Antioquia que Paulo escreveu a Carta aos Gálatas. Seu objetivo era combater a influência dos judaizantes que tentavam impor tradições judaicas aos cristãos gentios.
Atos 13-14
¹³ E, partindo de Pafos, Paulo e os que estavam com ele chegaram a Perge, da Panfília. Mas João, apartando-se deles, voltou para Jerusalém.¹⁴ E eles, saindo de Perge, chegaram a Antioquia, da Pisídia, e, entrando na sinagoga, num dia de sábado, assentaram-se;
Carta 2 1 e 2 Tessalonicenses
Algum tempo depois, entre os anos de 50 e 52 d.C., Paulo saiu em sua segunda viagem missionária. Dessa vez ele foi acompanhado por Silas. Durante essa viagem ele recrutou Timóteo. Além disso, com sua evangelização ele alcançou até o continente europeu, fundando as igrejas de Filipos, Tessalônica e Corinto (Atos 15:36-18:22). Então o apóstolo ficou um ano e meio em Corinto. Durante esse tempo ele escreveu as cartas de 1 e 2 Tessalonicenses como forma de encorajamento aos cristãos que estavam sendo perseguidos.
Atos 15:36-18:22
15:³⁶ E alguns dias depois, disse Paulo a Barnabé: Tornemos a visitar nossos irmãos por todas as cidades em que já anunciamos a palavra do Senhor, para ver como estão.
18:²² E, chegando a Cesaréia, subiu a Jerusalém e, saudando a igreja, desceu a Antioquia.
Carta 3 Efésios, Filipenses, Colossenses e Filemom
Depois de três meses que estava na Grécia, o apóstolo resolveu voltar à Judeia. Nesse contexto houve uma revolta popular em Jerusalém que culminou na prisão de Paulo em Cesareia por dois anos (Atos 20:1-24:27).
Por ser cidadão romano, Paulo solicitou uma audiência com o imperador. Então ele foi transferido para Roma onde aguardou por cerca de mais dois anos até que seu pedido fosse atendido (Atos 27:1-28:31).
Foi durante esse cárcere em Roma, entre o final da década de 50 d.C. e o início da década de 60 d.C., que provavelmente foram escritas as cartas de Paulo aos Efésios, Filipenses, Colossenses e Filemom. Por isso essas cartas são chamadas de “epístolas da prisão”. Alguns comentaristas sugerem que pelo menos uma dessas cartas talvez tenha sido escrita durante o tempo de prisão em Cesareia.
Atos 20:1 -24 1-E, depois que cessou o alvoroço, Paulo chamou a si os discípulos e, abraçando-os, saiu para a macedônia.
Atos 24:²⁷ Mas, passados dois anos, Félix teve por sucessor a Pórcio Festo; e, querendo Félix comprazer aos judeus, deixou a Paulo preso.
27:¹ E, como se determinou que havíamos de navegar para a Itália, entregaram Paulo, e alguns outros presos, a um centurião por nome Júlio, da coorte augusta.
28: ³¹ Pregando o reino de Deus, e ensinando com toda a liberdade as coisas pertencentes ao Senhor Jesus Cristo, sem impedimento algum.
Carta 4 1 Timóteo, Tito e 2 Timóteo
O texto bíblico não explica exatamente o aconteceu com Paulo após sua prisão em Roma registrada no final do livro de Atos dos Apóstolos. Mas provavelmente ele foi libertado e talvez ainda tenha saído numa nova viagem missionária. Inclusive, pode ser que ele tenha conseguido chegar até a Espanha e depois visitado as cidades da região do mar Egeu (cf. Romanos 15:24; 1 Timóteo 1:3; Tito 1:5; 3:12).
Se isto estiver correto, então é possível que as chamadas cartas pastorais tenham sido escritas durante esse período final de seu ministério. Primeiro ele teria escrito as cartas de 1 Timóteo e Tito. Depois, já encarcerado novamente em Roma na metade da década de 60 d.C. conforme afirma a tradição, ele teria escrito 2 Timóteo pouco antes de ser executado (cf. 2 Timóteo 4:6-18).
Certo é que, depois de vislumbrar tamanha dedicação do apóstolo à causa do Evangelho, facilmente podemos entender a conclusão que ele próprio fez acerca de sua vida e ministério ao dizer: “Combati o bom combate, acabei a carreira e guardei a fé” (2 Timóteo 4:7).
Romanos 15:24
²⁴ Quando partir para Espanha irei ter convosco; pois espero que de passagem vos verei, e que para lá seja encaminhado por vós, depois de ter gozado um pouco da vossa companhia.
1 Timóteo 1:3
³ Como te roguei, quando parti para a macedônia, que ficasses em Éfeso, para advertires a alguns, que não ensinem outra doutrina
1 Timóteo 3:12
¹² Os diáconos sejam maridos de uma só mulher, e governem bem a seus filhos e suas próprias casas.
1 Timóteo 4:6-18
⁶ Propondo estas coisas aos irmãos, serás bom ministro de Jesus Cristo, criado com as palavras da fé e da boa doutrina que tens seguido.
⁷ Mas rejeita as fábulas profanas e de velhas, e exercita-te a ti mesmo em piedade;
⁸ Porque o exercício corporal para pouco aproveita, mas a piedade para tudo é proveitosa, tendo a promessa da vida presente e da que há de vir.
⁹ Esta palavra é fiel e digna de toda a aceitação;
¹⁰ Porque para isto trabalhamos e somos injuriados, pois esperamos no Deus vivo, que é o Salvador de todos os homens, principalmente dos fiéis.
¹¹ Manda estas coisas e ensina-as.
¹² Ninguém despreze a tua mocidade; mas sê o exemplo dos fiéis, na palavra, no trato, no amor, no espírito, na fé, na pureza.
¹³ Persiste em ler, exortar e ensinar, até que eu vá.
¹⁴ Não desprezes o dom que há em ti, o qual te foi dado por profecia, com a imposição das mãos do presbitério.
¹⁵ Medita estas coisas; ocupa-te nelas, para que o teu aproveitamento seja manifesto a todos.
¹⁶ Se algum crente ou alguma crente tem viúvas, socorra-as, e não se sobrecarregue a igreja, para que se possam sustentar as que deveras são viúvas.
¹⁷ Os presbíteros que governam bem sejam estimados por dignos de duplicada honra, principalmente os que trabalham na palavra e na doutrina;
¹⁸ Porque diz a Escritura: Não ligarás a boca ao boi que debulha. E: Digno é o obreiro do seu salário.
Existem outras cartas de Paulo?
Paulo era uma pessoa extremamente ativa e dedicada à obra de Deus, e sempre estava envolvido com propagação do Evangelho e com o zelo pela pureza das doutrinas centrais da Fé Cristã. Então é certo que o apóstolo Paulo tenha escrito outras cartas, mas essas cartas não existem mais.
O próprio Paulo menciona duas dessas cartas perdidas. Uma delas seria uma provável epístola dirigida aos laodicenses (Colossenses 4:16). Parece que a epístola à igreja de Laodiceia também deveria ser repassada à igreja de Colossos, bem como a Carta aos Colossenses igualmente deveria ser lida em Laodiceia.
A outra carta foi escrita aos crentes de Corinto antes de o apóstolo ter lhes escrito 1 Coríntios. Parece que o conteúdo principal dessa carta era uma exortação para que os crentes coríntios se apartassem de cristãos nominais que continuavam praticando imoralidades (1 Coríntios 5:9).
Por algum motivo Deus não permitiu que essas cartas de Paulo chegassem até nós. Mas devemos ficar satisfeitos porque tudo o que precisávamos saber está preservado de forma completa e inerrante no Cânon Bíblico. Inclusive, do próprio Paulo, Deus permitiu que treze de suas cartas fossem preservadas para servir de bênção para os cristãos de todos os lugares e de todas as gerações.
Colossenses 4:16
¹⁶ E, quando esta epístola tiver sido lida entre vós, fazei que também o seja na igreja dos laodicenses, e a que veio de Laodicéia lede-a vós também.
1 Coríntios 5:9
⁹ Já por carta vos tenho escrito, que não vos associeis com os que se prostituem
Primeira carta de João
Atividade 5
1 - Quem é o responsável pelo comemoração do dia da Bíblia lembrada durante o mês de setembro?
2 Setembro é conhecido como mês da
3- Como era conhecido João Batista?
4 – Encontre no caça palavras sobre João Batista
1. A.Tipo de alimento que comia...
2. B. Tipo de pêlo usado nas vestes...
3. C. Quem ele batizou...
4. D. Seus pais eram...
5. E. Ele foi anunciado pelo
NABHFANJOJUOPSLJH
AAAMIGRJAUAGATOIH
GAFANHOTOEMELNEA
ROSANVENTO ANOAIP
ARIDOSOSTGHNUMEL
PEDROTHIAGODAVIJO
JOIARARAJESUSFECR
MATEUSLUCXASXAVE
CAMISACAMELOANNA
5 – Fale sobre a primeira carta de João (pessoal)
6 – o que devemos fazer para seguir exemplos escritos na primeira carta de João