sexta-feira, 8 de setembro de 2023

MÊS DA BÍBLIA

 

I -PROJETO PEDAGÓGICO SETEMBRO MÊS DA BÍBLIA

Não podemos esquecer a  Campanha da Fraternidade de 2023 nos convida a refletir sobre a indispensável relação entre fraternidade e fome. importante  refletir sobre os que não tem e pensar como poder ajudar.

A FOME é uma realidade no Brasil. E este fato não pode ser negado. Ela é o flagelo de uma multidão de brasileiros. Mas, no Brasil, não falta alimento. A cada ano, o País bate recordes de produções, dentre as quais de milho, soja, trigo, cana-de-açúcar, carne. O que então nos falta? Falta-nos convertermo-nos ao Evangelho, olhar com sinceridade as necessidades do outro, aprender a repartir para que ninguém fique com fome, edificar aqui e agora o Reino de Deus que buscamos e que se realizará em plenitude na eternidade.

II- VERSÍCULO: “Guardo no coração as tuas palavras, para não pecar contra ti.”
 (Sl 119.11).


III- JUSTIFICATIVA

                       A Bíblia é a Palavra de Deus. Ela nos ensina como devemos nos relacionar com o Criador. Suas doutrinas são santas, seus preceitos são justos, suas histórias verdadeiras. Ela nos direciona a uma vida de amor e obediência a Deus.

            Este projeto nos traz a refletir sobre a necessidade em amar e obedecer à Palavra de Deus em um mundo onde os valores estão sendo distorcidos pela mídia que influencia e distancia os alunos da EBD de seguir a Cristo.

            Professor este é o nosso dever. Ensinemos a Palavra de Deus com amor e obediência a Ele!


O mês de Setembro é conhecido pela Igreja no Brasil como o “Mês da Bíblia”. Isso se deve à memória de São Jerônimo, que no dia 30 de setembro,  muito trabalhou para a organização do cânon bíblico,  na aurora da Igreja.
 
 Vamos nos dedicar à Primeira Carta de João na aula de hoje. 
O tema é “para que n’Ele nossos povos tenham vida” e o lema, “nós amamos porque Deus primeiro nos amou” (1Jo 4,19).

IV- OBJETIVOS

          - Compreender a necessidade em conhecer e obedecer a Bíblia;

     - Amar as Sagradas Escrituras;

·      -Estimular a leitura e a prática da Palavra de Deus;

·       - Confiar em Deus e em Sua Palavra.

-   - Ser solidário

-   -Aprender com as histórias da Bíblia 

 

En

V- V - PROCEDIMENTOS METODOLÓGICOS

 

 O projeto será desenvolvido na segunda semana de setembro de 2023 – como foco da Mês  Bíblia no período de (08/09 a 06/10) na Escola Municipal João Bosco Ribeiro, e em parceria com  Amigos do Bem, professores do Ensino Religioso da escola.  Sendo assim um período de 4 aulas.

 5.1  Na aula acontecerá debate e reflexão a leitura das cartas de Paulo  ( 1,0)

LEIA A CARTA de Paulo para seu Próximo de forma descontraída.



As cartas de Paulo falam sobre o quê?

Nenhuma das Epístolas Paulinas foi escrita durante o início de seu ministério na Cilícia e na Síria (Ato 9:30; 11:25,26). Isso significa que todas as cartas de Paulo foram escritas após o final da década de 40 d.C., quando ele foi comissionado como missionário pela igreja de Antioquia.

As cartas de Paulo falam sobre questões centrais da Fé Cristã. 

Carta 1. Gálatas

Juntamente com Barnabé, Paulo fez sua primeira viagem missionária. Durante essa viagem ele visitou a Ilha de Chipre e várias cidades da província da Galácia (Atos 13-14). Muitos estudiosos consideram que foi justamente ao voltar para Antioquia que Paulo escreveu a Carta aos Gálatas. Seu objetivo era combater a influência dos judaizantes que tentavam impor tradições judaicas aos cristãos gentios.

Atos 13-14 

¹³ E, partindo de Pafos, Paulo e os que estavam com ele chegaram a Perge, da Panfília. Mas João, apartando-se deles, voltou para Jerusalém.¹⁴ E eles, saindo de Perge, chegaram a Antioquia, da Pisídia, e, entrando na sinagoga, num dia de sábado, assentaram-se; 

Carta 2 1 e 2 Tessalonicenses

Algum tempo depois, entre os anos de 50 e 52 d.C., Paulo saiu em sua segunda viagem missionária. Dessa vez ele foi acompanhado por Silas. Durante essa viagem ele recrutou Timóteo. Além disso, com sua evangelização ele alcançou até o continente europeu, fundando as igrejas de Filipos, Tessalônica e Corinto (Atos 15:36-18:22). Então o apóstolo ficou um ano e meio em Corinto. Durante esse tempo ele escreveu as cartas de 1 e 2 Tessalonicenses como forma de encorajamento aos cristãos que estavam sendo perseguidos.

Atos 15:36-18:22

15:³⁶ E alguns dias depois, disse Paulo a Barnabé: Tornemos a visitar nossos irmãos por todas as cidades em que já anunciamos a palavra do Senhor, para ver como estão. 

18:²² E, chegando a Cesaréia, subiu a Jerusalém e, saudando a igreja, desceu a Antioquia. 

Carta 3 Efésios, Filipenses, Colossenses e Filemom

Depois de três meses que estava na Grécia, o apóstolo resolveu voltar à Judeia. Nesse contexto houve uma revolta popular em Jerusalém que culminou na prisão de Paulo em Cesareia por dois anos (Atos 20:1-24:27).

Por ser cidadão romano, Paulo solicitou uma audiência com o imperador. Então ele foi transferido para Roma onde aguardou por cerca de mais dois anos até que seu pedido fosse atendido (Atos 27:1-28:31).

Foi durante esse cárcere em Roma, entre o final da década de 50 d.C. e o início da década de 60 d.C., que provavelmente foram escritas as cartas de Paulo aos Efésios, Filipenses, Colossenses e Filemom. Por isso essas cartas são chamadas de “epístolas da prisão”. Alguns comentaristas sugerem que pelo menos uma dessas cartas talvez tenha sido escrita durante o tempo de prisão em Cesareia.

Atos 20:1 -24 1-E, depois que cessou o alvoroço, Paulo chamou a si os discípulos e, abraçando-os, saiu para a macedônia. 

Atos 24:²⁷ Mas, passados dois anos, Félix teve por sucessor a Pórcio Festo; e, querendo Félix comprazer aos judeus, deixou a Paulo preso. 

27:¹ E, como se determinou que havíamos de navegar para a Itália, entregaram Paulo, e alguns outros presos, a um centurião por nome Júlio, da coorte augusta. 

28: ³¹ Pregando o reino de Deus, e ensinando com toda a liberdade as coisas pertencentes ao Senhor Jesus Cristo, sem impedimento algum. 

Carta 4  1 Timóteo, Tito e 2 Timóteo

 O texto bíblico não explica exatamente o aconteceu com Paulo após sua prisão em Roma registrada no final do livro de Atos dos Apóstolos. Mas provavelmente ele foi libertado e talvez ainda tenha saído numa nova viagem missionária. Inclusive, pode ser que ele tenha conseguido chegar até a Espanha e depois visitado as cidades da região do mar Egeu (cf. Romanos 15:24; 1 Timóteo 1:3; Tito 1:5; 3:12).

Se isto estiver correto, então é possível que as chamadas cartas pastorais tenham sido escritas durante esse período final de seu ministério. Primeiro ele teria escrito as cartas de 1 Timóteo e Tito. Depois, já encarcerado novamente em Roma na metade da década de 60 d.C. conforme afirma a tradição, ele teria escrito 2 Timóteo pouco antes de ser executado (cf. 2 Timóteo 4:6-18).

Certo é que, depois de vislumbrar tamanha dedicação do apóstolo à causa do Evangelho, facilmente podemos entender a conclusão que ele próprio fez acerca de sua vida e ministério ao dizer: Combati o bom combate, acabei a carreira e guardei a fé (2 Timóteo 4:7).

Romanos 15:24

²⁴ Quando partir para Espanha irei ter convosco; pois espero que de passagem vos verei, e que para lá seja encaminhado por vós, depois de ter gozado um pouco da vossa companhia. 

1 Timóteo 1:3

³ Como te roguei, quando parti para a macedônia, que ficasses em Éfeso, para advertires a alguns, que não ensinem outra doutrina 

1 Timóteo 3:12

¹² Os diáconos sejam maridos de uma só mulher, e governem bem a seus filhos e suas próprias casas. 

1 Timóteo 4:6-18

⁶ Propondo estas coisas aos irmãos, serás bom ministro de Jesus Cristo, criado com as palavras da fé e da boa doutrina que tens seguido.

⁷ Mas rejeita as fábulas profanas e de velhas, e exercita-te a ti mesmo em piedade;

⁸ Porque o exercício corporal para pouco aproveita, mas a piedade para tudo é proveitosa, tendo a promessa da vida presente e da que há de vir.

⁹ Esta palavra é fiel e digna de toda a aceitação;

¹⁰ Porque para isto trabalhamos e somos injuriados, pois esperamos no Deus vivo, que é o Salvador de todos os homens, principalmente dos fiéis.

¹¹ Manda estas coisas e ensina-as.

¹² Ninguém despreze a tua mocidade; mas sê o exemplo dos fiéis, na palavra, no trato, no amor, no espírito, na fé, na pureza.

¹³ Persiste em ler, exortar e ensinar, até que eu vá.

¹⁴ Não desprezes o dom que há em ti, o qual te foi dado por profecia, com a imposição das mãos do presbitério.

¹⁵ Medita estas coisas; ocupa-te nelas, para que o teu aproveitamento seja manifesto a todos. 

¹⁶ Se algum crente ou alguma crente tem viúvas, socorra-as, e não se sobrecarregue a igreja, para que se possam sustentar as que deveras são viúvas.

¹⁷ Os presbíteros que governam bem sejam estimados por dignos de duplicada honra, principalmente os que trabalham na palavra e na doutrina;

¹⁸ Porque diz a Escritura: Não ligarás a boca ao boi que debulha. E: Digno é o obreiro do seu salário. 

Existem outras cartas de Paulo?

Paulo era uma pessoa extremamente ativa e dedicada à obra de Deus, e sempre estava envolvido com propagação do Evangelho e com o zelo pela pureza das doutrinas centrais da Fé Cristã. Então é certo que o apóstolo Paulo tenha escrito outras cartas, mas essas cartas não existem mais.

O próprio Paulo menciona duas dessas cartas perdidas. Uma delas seria uma provável epístola dirigida aos laodicenses (Colossenses 4:16). Parece que a epístola à igreja de Laodiceia também deveria ser repassada à igreja de Colossos, bem como a Carta aos Colossenses igualmente deveria ser lida em Laodiceia.

A outra carta foi escrita aos crentes de Corinto antes de o apóstolo ter lhes escrito 1 Coríntios. Parece que o conteúdo principal dessa carta era uma exortação para que os crentes coríntios se apartassem de cristãos nominais que continuavam praticando imoralidades (1 Coríntios 5:9).

Por algum motivo Deus não permitiu que essas cartas de Paulo chegassem até nós. Mas devemos ficar satisfeitos porque tudo o que precisávamos saber está preservado de forma completa e inerrante no Cânon Bíblico. Inclusive, do próprio Paulo, Deus permitiu que treze de suas cartas fossem preservadas para servir de bênção para os cristãos de todos os lugares e de todas as gerações.

Colossenses 4:16

¹⁶ E, quando esta epístola tiver sido lida entre vós, fazei que também o seja na igreja dos laodicenses, e a que veio de Laodicéia lede-a vós também. 

1 Coríntios 5:9

Já por carta vos tenho escrito, que não vos associeis com os que se prostituem 

Primeira carta de João


A primeira carta atribuída a João, a maior e mais densa que as outras duas, aborda claramente a dimensão humana de Jesus, sobretudo porque associa a experiência de fé à contemplação sensorial: ouvir, ver, apalpar. Nos tempos em que a carta foi composta, havia grupos que, na comunidade, desprezavam a encarnação do Verbo. Hoje, embora isso nem sempre seja levado em conta, sabemos que Jesus tem natureza humana e divina e que sua humanidade é a medida para a nossa. Desse modo, nossa fé consegue ser traduzida muito mais eficazmente em gestos concretos de amor e fraternidade: “não é possível amar a Deus sem amar o próximo” (Centro Bíblico Verbo. Jesus Cristo veio na Carne, é de Deus. São
Paulo: Paulus, 2019, p.11).
Amar é próprio de quem tem fé, de quem reconhece a centelha divina que habita no coração. “É o amor fraterno que nos possibilita conhecer a Deus. A única forma de permanecer em Deus é no amor” (p.20).
Incentive em sua família a leitura, o estudo e a oração em torno da Primeira Carta de João, no desejo de que o mês da Bíblia seja bem aproveitado e que consigamos nos amar com o amor de Jesus. Para sermos Igreja de acolhida e missão, precisamos, primeiro, acolhermos-nos uns aos outros, como nos pede Jesus.
Vamos focalizar aqui alguns dos seus muitos raios de luz. Por exemplo, a Primeira carta de João afirma de forma altaneira: “Quem ama o irmão e a irmã não morre” (1 Jo 3,14-15), passa pela morte, mas ressuscita e vive para sempre. Ao contrário, quem não ama o próximo e não pratica a justiça já está morto. Aqui percebemos que era presente nas comunidades do discípulo amado a fina flor da teologia política refletida no livro da Sabedoria – o último livro do Primeiro Testamento bíblico, escrito por volta dos anos 50 a 30 antes da era cristã.

Atividade 5

1 - Quem é o responsável pelo comemoração do dia da Bíblia lembrada durante o mês de setembro?

 2 Setembro é conhecido como mês da

  3- Como era conhecido João Batista?

4 – Encontre no caça palavras  sobre João Batista

1.         A.Tipo de alimento que comia...

2.        B. Tipo de pêlo usado nas vestes...

3.        C. Quem ele batizou...

4.        D. Seus pais eram...

5.        E. Ele foi anunciado pelo

 NABHFANJOJUOPSLJH

AAAMIGRJAUAGATOIH

GAFANHOTOEMELNEA

ROSANVENTO ANOAIP

ARIDOSOSTGHNUMEL

PEDROTHIAGODAVIJO

JOIARARAJESUSFECR

MATEUSLUCXASXAVE

CAMISACAMELOANNA

 5 – Fale sobre a primeira carta de João (pessoal)

6 – o que devemos fazer para seguir exemplos escritos na primeira carta de João





quinta-feira, 20 de julho de 2023

Paulo Afonso 2022

 



1- A estonteante natureza de Paulo Afonso

(Nicole Santos)   2021

                                


Em Paulo Afonso, sua natureza

É linda e encantadora                                 

É uma verdadeira riqueza;

 

Planaltos e depressões,

É o relevo

De seu rico solo

O som de sua cachoeira,

É tão cristalino!

É como se fosse o som

De um lindo violino,

 

Sua beleza,

É maior que raras jóias,

É maior que todo tipo de nobreza;

 

Essa cidade é do bioma caatinga

Que tem secas grandes, Tropical

Semiárido e tropical

Sub-úmido é o seu clima,

É uma caríssima que rima

 

Temos também o grande

E magnífico Rio São Francisco;

Ô rio que salvou vidas!

Com seu cânion de paredes

De arenito e granito,

Pois, pense que rio bonito!

 The stunning nature of Paulo Afonso

(Nicole Santos) 2021
       
In Paulo Afonso, its nature is beautiful and charming is a real  ealth;

Plateaus and depressions,
It's the relief
From its rich soil
The sound of your waterfall,
It's so crystal clear!
It's like the sound
Of a beautiful violin,

Your beauty,
It is greater than rare jewels,
It is greater than any kind of nobility;

This city is from the caatinga biome
Which has big droughts, Tropical
semiarid and tropical
Sub-humid is its climate,
It's a very expensive one that rhymes

we also have the big
And the magnificent São Francisco River;
O river that saved lives!
With its canyon walls
Of sandstone and granite,
Yeah, think what a beautiful river!

  

Poema Paulo Afonso Magia

Rute Bezerra Alves Viana /2021

 Terra da magia

Cidade radiante

Simplesmente elegante

Que a todos encanta

Com sua beleza deslumbrante

 

Cidade iluminada,

Toda enfeitada

Uma grande alegria,

Que a todos contagia

 

Terra da magia,

Simbolizando a nossa harmonia

Valentes em ação,

Em um só coração

  

Paulo Afonso a Cidade que nos encanta

lasmyn Daniely B Carvalho - 20/21

 Paulo Afonso

Terra da energia

A cidade que nos trás mais alegria

Olhando para essa perfeita paisagem

Que nos contagia

As águas mais lindas e cristalinas que já vi

Cada dia que passa maravilhas acontecem aqui!

Paulo Afonso the City that enchants us

 

lasmyn Daniely B Carvalho 20/21

 Paulo Afonso

Energy land

The city that brings us the most joy

Looking at this perfect landscape

that infects us

The most beautiful and crystalline waters I've ever seen

Every day that passes wonders happen here!

 

 

 

HINO

Paulo Afonso, Paulo Afonso

City of infinite beauty

Paulo Afonso, Paulo Afonso

Created by nature

Paulo Afonso, Paulo Afonso

Place of thousand charms

You are the energy capital

Wealth of our Brazil

 

quinta-feira, 16 de março de 2023

Projeto GOOD FOOD GOOD MOOD - Attention to the liver

Março Mulheres saudáveis - Health women

 

Escola Municipal João Bosco Ribeiro

Projeto I unidade 2023 – Professora coordenadora Carmem 

Professores participantes e coordenadores em suas turmas: Bárbara, Bertoleza, Betinha, 

 

O projeto “Mulher saudável” Health women  da disciplina de inglês  direcionado as turmas de 6º anos  na coordenação da professoras Carmem e Bárbara.  Também explorado com sustentabilidade nas turmas do  8ª A, B C. Empodramento nas turmas dos 9º.

 

 

INTRODUÇÃO

O projeto “Mulher saudável” Health women  é um projeto de extensão a algumas turmas do Ensino Fundamental II da Escola João Bosco em especial ao público feminino, visando aspectos preventivos e que promovam saúde nessa população. A promoção de saúde é uma responsabilidade comum a todos os setores da sociedade, e se viabiliza através da capacitação (empowerment) dos indivíduos e das comunidades, com o objetivo de aumentar através de esforços intersectoriais a saúde e o bem estar geral. A prevenção de saúde visa diminuir a probabilidade da ocorrência de uma doença ou enfermidade específica (ALMEIDA, 2005). Diante disso, o Projeto atua na construção de um maior auto-cuidado, mostrando exemplo de mulheres empedradas e seus projetos. Orientando sobre a sustentabilidade e a alimentação e vida saudável.  Engajamento e empedramento dessa população acerca de sua saúde, respeitando a diversidade cultural, sexual, étnica e religiosa dessas mulheres. Proporcionando então a população atendida uma melhor qualidade de vida, em todas as fases de suas vidas através das orientações e das praticas através dos seminários.

 

 

METODOLOGIA

O eixo 1

Turmas dos 6ºs desenvolverão atividades como: atividades de movimentos, alimentação saudável em receitas com informações nutricionais trabalhando o vocabulário em inglês. Promover a importância da boa alimentação e da pratica de atividades físicas.

O eixo 2

Turmas dos 8ºs será desenvolvida em conjunto com o tema sustentabilidade, em grupo através de seminário será trabalhado conceitos acerca de a sustentabilidade alimentar. Constituirá também parte desse eixo, a promoção do conhecimento vocábulo de profissões na área. Como anda o desperdício de lixo alimentar no mundo e no Brasil

O eixo 3

Turmas dos 9ºs  O eixo 3, tem como público-alvo jovens mulheres das turmas dos 9º anos do Ensino Fundamental da Escola João Bosco Ribeiro. E fornecerá as participantes ferramentas e conhecimentos que proporcionem uma melhora na qualidade de vida em relação aos conhecimentos sobre o tema empedramento e diversidade tecnológica.

OBJETIVO GERAL

 O projeto tem como objetivos tratar de assuntos estratégicos na saúde feminina, respeitando a diversidade cultural, sexual, étnica e religiosa, contribuindo para construção de um maior auto-cuidado, engajamento e empoderamento dessa população acerca de sua saúde.

 

RECURSOS PEDAGÓGICOS

Os recursos naturais, técnicos pedagógicos utilizados para o desenvolvimento deste projeto são variados como: Livros, Papel, impressora, celular, internet, computador, cartolina,  vídeo, literatura infantil e outros.

Etapas de desenvolvimentos

MARÇO

6

7

8

9

10

13

 

 

 

 

 

 

 

Semana saudável

6ºH

6ºF

 

 

6ºG

6H

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Semana sustentável

 

 

8ºB

8ªC

8ºA

8ªC

8ºA

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Informações sobre Alimentos industrializados

x

x

x

x

x

x

 

 

 

 

 

 

 

Empoderamento

9ºD

9ºB

9A

9C

9E

9F

9G

9E

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

RESULTADOS-AVALIAÇÃO

Espero que ao final da execução desse projeto realizado com a participação ativa dos alunos das turmas 6º 8º e 9º. Que eles se conscientizem sobre os bons hábitos alimentares, despertem para o desenvolvimento de hábitos saudáveis de consumo de alimentos naturais. Que se conscientizem do quanto o empoderamento feminino é importante que conheçam projeto e ações de jovens femininas, que tiveram êxito e ainda tem nos dias atuais.

 Avaliação acontece de forma é processual e contínua, durante todo o processo de desenvolvimento de todas as etapas do projeto.

 

 

REFERÊNCIAS

INUMARU, Lívia Emi; SILVEIRA, Érika Aparecida da; NAVES, Maria Margareth Veloso. Fatores de risco e de proteção para câncer de mama: uma revisão sistemática. Cadernos de Saúde Pública, v. 27, p. 1259-1270, 2011.

www.google.com.br

https://bvsms.saude.gov.br/