quinta-feira, 16 de março de 2023

Março Mulheres saudáveis - Health women

 

Escola Municipal João Bosco Ribeiro

Projeto I unidade 2023 – Professora coordenadora Carmem 

Professores participantes e coordenadores em suas turmas: Bárbara, Bertoleza, Betinha, 

 

O projeto “Mulher saudável” Health women  da disciplina de inglês  direcionado as turmas de 6º anos  na coordenação da professoras Carmem e Bárbara.  Também explorado com sustentabilidade nas turmas do  8ª A, B C. Empodramento nas turmas dos 9º.

 

 

INTRODUÇÃO

O projeto “Mulher saudável” Health women  é um projeto de extensão a algumas turmas do Ensino Fundamental II da Escola João Bosco em especial ao público feminino, visando aspectos preventivos e que promovam saúde nessa população. A promoção de saúde é uma responsabilidade comum a todos os setores da sociedade, e se viabiliza através da capacitação (empowerment) dos indivíduos e das comunidades, com o objetivo de aumentar através de esforços intersectoriais a saúde e o bem estar geral. A prevenção de saúde visa diminuir a probabilidade da ocorrência de uma doença ou enfermidade específica (ALMEIDA, 2005). Diante disso, o Projeto atua na construção de um maior auto-cuidado, mostrando exemplo de mulheres empedradas e seus projetos. Orientando sobre a sustentabilidade e a alimentação e vida saudável.  Engajamento e empedramento dessa população acerca de sua saúde, respeitando a diversidade cultural, sexual, étnica e religiosa dessas mulheres. Proporcionando então a população atendida uma melhor qualidade de vida, em todas as fases de suas vidas através das orientações e das praticas através dos seminários.

 

 

METODOLOGIA

O eixo 1

Turmas dos 6ºs desenvolverão atividades como: atividades de movimentos, alimentação saudável em receitas com informações nutricionais trabalhando o vocabulário em inglês. Promover a importância da boa alimentação e da pratica de atividades físicas.

O eixo 2

Turmas dos 8ºs será desenvolvida em conjunto com o tema sustentabilidade, em grupo através de seminário será trabalhado conceitos acerca de a sustentabilidade alimentar. Constituirá também parte desse eixo, a promoção do conhecimento vocábulo de profissões na área. Como anda o desperdício de lixo alimentar no mundo e no Brasil

O eixo 3

Turmas dos 9ºs  O eixo 3, tem como público-alvo jovens mulheres das turmas dos 9º anos do Ensino Fundamental da Escola João Bosco Ribeiro. E fornecerá as participantes ferramentas e conhecimentos que proporcionem uma melhora na qualidade de vida em relação aos conhecimentos sobre o tema empedramento e diversidade tecnológica.

OBJETIVO GERAL

 O projeto tem como objetivos tratar de assuntos estratégicos na saúde feminina, respeitando a diversidade cultural, sexual, étnica e religiosa, contribuindo para construção de um maior auto-cuidado, engajamento e empoderamento dessa população acerca de sua saúde.

 

RECURSOS PEDAGÓGICOS

Os recursos naturais, técnicos pedagógicos utilizados para o desenvolvimento deste projeto são variados como: Livros, Papel, impressora, celular, internet, computador, cartolina,  vídeo, literatura infantil e outros.

Etapas de desenvolvimentos

MARÇO

6

7

8

9

10

13

 

 

 

 

 

 

 

Semana saudável

6ºH

6ºF

 

 

6ºG

6H

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Semana sustentável

 

 

8ºB

8ªC

8ºA

8ªC

8ºA

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Informações sobre Alimentos industrializados

x

x

x

x

x

x

 

 

 

 

 

 

 

Empoderamento

9ºD

9ºB

9A

9C

9E

9F

9G

9E

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

RESULTADOS-AVALIAÇÃO

Espero que ao final da execução desse projeto realizado com a participação ativa dos alunos das turmas 6º 8º e 9º. Que eles se conscientizem sobre os bons hábitos alimentares, despertem para o desenvolvimento de hábitos saudáveis de consumo de alimentos naturais. Que se conscientizem do quanto o empoderamento feminino é importante que conheçam projeto e ações de jovens femininas, que tiveram êxito e ainda tem nos dias atuais.

 Avaliação acontece de forma é processual e contínua, durante todo o processo de desenvolvimento de todas as etapas do projeto.

 

 

REFERÊNCIAS

INUMARU, Lívia Emi; SILVEIRA, Érika Aparecida da; NAVES, Maria Margareth Veloso. Fatores de risco e de proteção para câncer de mama: uma revisão sistemática. Cadernos de Saúde Pública, v. 27, p. 1259-1270, 2011.

www.google.com.br

https://bvsms.saude.gov.br/ 

Nenhum comentário:

Postar um comentário