terça-feira, 21 de julho de 2020

Igreja São Francisco


Escola Municipal João Bosco Ribeiro 
Ensino Religioso



Paulo Afonso  63 anos
Igreja são Francisco 71 anos 




  Igreja são Francisco em construção





A religião predominante é a Católica, também existindo alguns índios que fazem parte da religião evangélica. Todos mantêm a tradição indígena, independente da religião que fazem parte.” (Funai-P.A., 2011)


No dia 17 de Fevereiro de 1950 a Igreja de São Francisco, foi inaugurada depois de intenso trabalho para a sua construção, iniciado em 1949, pela Chesf, seus trabalhadores e o apoio da comunidade.

A Chesf investiu 657.142,40 (seiscentos e cinquenta e sete mil, cento e quarenta e dois cruzeiros e quarenta centavos) nessa obra que se reveste de fatos históricos curiosos nesses primeiros tempos de sua existência.

  


Ao mesmo tempo em que se construía a Igreja de São Francisco no alto do pequeno morro, na sua base era construído pela Chesf o Mercado Público de Paulo Afonso onde ficavam as lojas como as Casas Pernambucanas e os comerciantes de cereais e à sua volta a feira livre que ali permaneceu até o ano de 1960 na gestão do primeiro prefeito do recém-criado Município de Paulo Afonso (em 28/07/1958), o comerciante, Sr. Otaviano Leandro de Morais.



D. Hélder Câmara que deixou a seguinte mensagem no livro da Igreja: “Em nome de S.E. o Senhor Cardeal D. Jaime Câmara, tive a alegria de celebrar a Santa Missa em Paulo Afonso onde encontrei um apóstolo destes sertões, o Rev. Mons. Magalhães que há trinta anos moureja nestas caatingas.  Outra visita importante que recebeu esta Igreja foi a do Presidente Getúlio Vargas, quando de sua visita a Paulo Afonso em 26 de Junho de 1952.

A história da construção da Igreja de São Francisco contou, além do providencial e grande apoio da Chesf com o trabalho dos operários da empresa que doaram a mão de obra em benefício dessa construção que utilizou muitas pedras da região, sendo o seu estilo considerado românico moderno.


A Igreja de São Francisco possui alguns detalhes pouco conhecidos ou observados pelos seus frequentadores. Além do estilo românico moderno, ela possui em seu interior, na parede acima do altar a cópia de um painel de São Francisco de Assis cuja arte original, de autoria de O. Aleijadinho, está na Igreja de São Francisco em Ouro Preto/MG.

Curiosidades sobre a Igreja
Para a sua construção, foram feitas peças de teatro organizadas por Horácio Campelo, funcionário da Chesf e um exímio artista nato da época. Que trabalhava no laboratório do Hospital Nair Alves de Souza e era muito criativo e organizou muitas peças teatrais, sob sua coordenação, para arrecadar fundos para ajudar nessa construção. Para isso também foram feitas quermesses e bingos.
Há registro da primeira grande procissão quando da entronização da imagem do padroeiro São Francisco na igrejinha de pedra construída pelos operários que faziam a 1ª Usina e a Barragem Delmiro Gouveia.
O medalhão de São Francisco é uma reprodução da obra original de autoria de O Aleijadinho que está na Igreja de São Francisco, em Ouro Preto/MG. Nessa arte, Jesus está sem os braços e pernas, apenas com asas. Francisco que se torna os braços e pernas de Jesus. Ao mesmo tempo, vê-se São Francisco com as chagas de Jesus, um processo místico que realmente ocorreu com o santo, segundo os registros históricos.

Há também registros históricos de visitas ilustres a esta Igreja, tais como o Presidente Getúlio Vargas, que a visitou em 1952 e o Arcebispo de Olinda e Recife, D. Hélder Câmara, que deixou escrita a seguinte mensagem: ‘Tive a alegria de celebrar a Santa Missa em Paulo Afonso, onde encontrei um Apóstolo do Sertão, o Ver. Monsenhor Magalhães.”
O Tombamento da Igreja
No dia 04 de outubro de 2015 o prefeito Anilton Bastos Pereira sancionou a Lei que tomba como Patrimônio histórico, cultural e arquitetônico do município de Paulo Afonso a sede da Igreja de São Francisco de Assis e suas adjacências. O tombamento se deu a partir de um projeto de lei do próprio Poder Executivo que foi recebido e em sessão única, lido e discutido pela Câmara de Vereadores. O projeto de lei tramitou em regime de urgência pois a câmara admitiu a importância e a relevância da matéria. O tombamento da igreja obriga que sejam mantidas suas características originais, preservando, assim, a história do município, sendo este o grande objetivo da lei que hoje é sancionada.

Estas portas foram construídas pelos mestres carpinteiros da Chesf Sebastião das Neves, que mora em Belo Horizonte e vez por outra vem a Paulo Afonso visitar sua irmã, Maria das Neves, e Juci Vieira de Melo, este, irmão de João Vieira de Melo, conhecido como João Mariano, proprietário da antiga Sorveteria Botijinha, na Rua da Frente, hoje Getúlio Vargas.
  
Outra curiosidade muito interessante são as grandes portas da Igreja, formadas de duas grandes bandas que representam as tábuas da Lei, os Dez Mandamentos, entregues por Deus a Moisés.
Em depoimento prestado ao autor do livro De Forquilha a Paulo Afonso por um sobrinho do Sr. Juci, residente em Paulo Afonso, quando da preparação deste livro publicado em 2014, o mestre carpinteiro, Juci Vieira de Melo tinha o maior orgulho desse trabalho de construção das portas da Igreja de São Francisco e teria dito: “Irei embora mas meu trabalho ficará e será apreciado por muitos”.


ATIVIDADE 1
Responder no link 
Enviado no seu grupo

Atividade avaliativa valor IIunidade nota somará com seu porta lápis  ou porta apoio celular inspiração  igreja São Francisco
fazer video, tirar fotos do seu trabalho e nos enviar.
 BONS ESTUDOS!



Os dez mandamentos











  1. Não terás outros deuses além de mim.
  2. Não farás para ti nenhum ídolo, nenhuma imagem de qualquer coisa no céu, na terra, ou nas águas debaixo da terra. Não te prostrarás diante deles nem lhes prestarás culto, porque eu, o Senhor,o teu Deus, sou Deus zelo­so, que castigo os filhos pelos pecados de seus pais até a terceira e quarta geração daqueles que me desprezam, mas trato com bondade até mil gerações aos que me amam e obedecem aos meus man­damentos.
  3. Não tomarás em vão o nome do Senhor, o teu Deus, pois o Senhor não deixará impune quem tomar o seu nome em vão.
  4. Lembra-te do dia de sábado, para santificá-lo. Trabalharás seis dias e neles farás todos os teus trabalhos, mas o sétimo dia é o sábado dedicado ao Senhor,o teu Deus. Nesse dia não farás trabalho algum, nem tu, nem teus filhos ou filhas, nem teus servos ou servas, nem teus animais, nem os estrangeiros que morarem em tuas cidades. Pois em seis dias o Senhor fez os céus e a terra, o mar e tudo o que neles existe, mas no sétimo dia descansou. Portanto, o Senhor abençoou o sétimo dia e o santificou.
  5. Honra teu pai e tua mãe, a fim de que tenhas vida longa na terra que o Senhor,o teu Deus, te dá.
  6. Não matarás.
  7. Não adulterarás.
  8. Não furtarás.
  9. Não darás falso testemunho contra o teu próximo.
  10. Não cobiçarás a casa do teu próximo. Não cobiçarás a mulher do teu próximo, nem seus servos ou servas, nem seu boi ou jumento, nem coisa alguma que lhe pertença


ATIVIDADES 

1- Assista o filme Os 10 mandamentos

Relate um pequeno texto ( 10 linhas)
o que mais lhe tocou e por que?




Hino da cidade Paulo Afonso




ATIVIDADE 3

*1 Leia ou cante o hino da nossa cidade e identifique  que virtudes encontramos em seu poema.
Guerreiros que enfrentam a batalha
Firmando os pés na terra da magia
No rosto o suor, são homem homens combatentes
Que tem nas mãos a força da energia.

E erguem a bandeira da coragem
Com armas empunhadas noite e dia
Velentes em ação, é um só coração
Simbolizando a nossa harmonia.
Nem mesmo a luz do sol e o pulso deste rio
Conseguiram impedir este grande desafio.

Paulo Afonso, Paulo Afonso,
Cidade de infinita beleza
Paulo Afonso, Paulo Afonso,
Criada pela própria natureza
Paulo Afonso, Paulo Afonso,
Lugar de encantos mil
És a capital da energia,
Riqueza do nosso Brasil

O rio São Francisco é tua origem
Nascendo lá na Serra da Canastra
E sob o solo vem, formando cachoeiras
Iluminando o céu da nossa pátria.

Tu és o braço forte que sustenta
A fonte inesgotável que não pára
O brilho da manhã, rasgando ao meio o véu
O mundo já conhece a tua glória.
Nem mesmo a luz do sol e o pulso deste rio
Conseguiram impedir esse grande desafio.

Paulo Afonso, Paulo Afonso,
Cidade de infinita beleza
Paulo Afonso, Paulo Afonso,
Criada pela própria natureza
Paulo Afonso, Paulo Afonso,
Lugar de encantos mil
És a capital da energia,
Riqueza do nosso Brasil


www.folhasertaneja.com.br