terça-feira, 14 de maio de 2019

PROJETO ARTES I UNIDADE


ESCOLA MUNICIPAL JOÃO BOSCO RIBEIRO
PROJETO NA DISCIPLINA DE ARTES

Projeto MÚSICA E ARTE NA ESCOLA UM JEITO   DE APRENDER.


Coordenadores do projeto - Maria do Carmo,  Rosi Hora  e Bertoleza - I unidade



Turmas oitavos – EJA – nonos / Ensino Fundamental 
Colaboradores do projeto –  Professores: Suely, Claudia. Jailson
Coordenadores ensino fundamental 1 e 2
Equipe Gestora.
  

                                               SUGESTÔES DE ATIVIDADES

UNIDADES 
 ESTILO MUSICAL
 Para sala de aula

I


 Rap
K-pop
Hip hop
Break
Funk

Pesquisas origem estilo musical
Interpretação texto musical
Releituras (paródias no ritmo)
Gráficos sobre a população que curte o estilo. (gosto, idade de pessoas que curtem região explorada).
(escolha de musica e artista livre)

OBJETIVO GERAL: 
Promover aos alunos um espaço de educação integral da comunidade onde faz parte, em prol do desenvolvimento da sensibilidade e criatividade humana por meio do contato com a linguagem artístico-musical, visando a formação do cidadão.
OBJETIVOS ESPECÍFICOS:
·         Abordagem da importância da música na educação e sua cultura.
·         Apresentar grandes artistas que  influenciaram a juventude.
·         Apresentar projetos de músicas de sucesso envolvendo todos aos alunos de artes.
·           Desenvolver a criatividade e a sociabilidade dos alunos.
·           Despertar o interesse pela iniciação à música.
·           Desenvolver a questão da sensibilidade através da música.
·           Descobrir novos talentos através da música.
·           Trabalhar a pluralidade cultural.
JUSTIFICATIVA
A música está presente em todos os ambientes. Os sons são notas musicais que, muitas vezes, passam despercebidas por nós; sons podem vir do carro que passa, do apito da sirene, do vento que balança as folhas, do bebê que chora ou mesmo balbucia… Sons/músicas estão presentes em nossa vida. Somos afetados por eles sem pensar neles ou senti-los. E por isso a mesma vem  ganhando ainda mais importância por arrebatar não só as crianças, mas também os adolescentes e os adultos. Nesse sentido, este trabalho se justifica na medida em que procura demonstrar a importância da música para a formação dos adolescentes.  Além de contribuir para que os diversos conhecimentos sejam mais facilmente apreendidos pelo aluno, a música faz com que ele desenvolva sua criatividade, sua subjetividade e exerça sua liberdade, tornando-o, no futuro, um ser autônomo e capaz de exercer com responsabilidade seu papel de ser autônomo e cidadão no mundo em que vive. A palavra música sugere diversas idéias relacionadas às diferenças que caracterizam os inúmeros estilos musicais, à época, aos motivos que levaram à sua criação e aos aspectos sociais. Baseando-se nesse enorme conhecimento do papel que a Música possui em nossa sociedade, diversas Escolas tem incluído essa Arte no cotidiano dos trabalhos escolares com objetivo de melhorar o aprendizado, aproximando mais ainda essa Arte da vida dos alunos.
Segundo SCAGNOLATO, 2006:
A música não substitui o restante da educação, ela tem como função atingir o ser humano em sua totalidade. A educação tem como meta desenvolver em cada indivíduo toda a perfeição de que é capaz. Porém, sem a utilização da música não é possível atingir a esta meta, pois nenhuma outra atividade consegue levar o indivíduo a agir. A música atinge a motricidade e a sensorialidade por meio do ritmo e do som, e por meio da melodia, atinge a afetividade.
Para o autor a música é como um complemento na educação, pois o aprendizado leva a criança a pensar, já a música a leva movimentar-se.

PARCEIROS DO PROJETO MÚSICA NA ESCOLA UM JEITO DE APRENDER
Grupo percussiclando





 AÇÕES DESENVOLVIDAS

Esse “Projeto Música na Escola um jeito de aprender” será desenvolvido em todas as turmas de oitavos e nonos anos da Escola Municipal João Bosco Ribeiro. Podendo também ser estendido para outras séries caso professor tenha interesse de participar. Por meio da disciplina de Artes com total envolvimento das Professoras Maria do Carmo E Rosi Hora. Especificando com enfoque em atividades práticas e lúdicas, e também por meio de trabalhos extraclasse. O mesmo permite demais disciplinas na área de linguagem a se envolverem como interpretação textual, releituras caso se identifiquem. E conta com a participação das professoras Bertoleza, Suely e Cláudia.  Área de matemática na disponibilidade de trabalhar com gráficos mostrando como esse tipo de música e explorado.
O desenvolvimento do Projeto consiste em 05 (cinco) Etapas distintas e sequenciais. Em cada unidade de estudo conforme segue o cronograma. Sendo este apenas da I unidade. Onde serão explorados as mùsicas do cronograma em musica e em artes visuais fotografia.

·          O primeiro momento será oficina de música
A qual se refere ao  envolvimento do estilo de música a ser explorado no momento, sua origem e som. Conforme dito a 1ª Etapa do “Projeto Música na Escola um jeito alegre de aprender” ocorrerá com a realização de “Oficinas de Música” para os alunos das turmas  citadas. Esta etapa ocorrera durante as aulas da disciplina de artes e ou demais parceiros a se interessar.   A coordenação das Oficinas ficará a encargo de alunos de cada turma juntamente com os professores coordenadores e professores envolvidos. As aulas serão ministradas por alunos, professores e nas possibilidades palestras de especialistas com ampla experiência na área de Música, que serão convidados previamente para tal trabalho. Entre as diversas possibilidades de consulta, sugerido que os alunos conheçam o trabalho do músico Carlos Veiga Filho de Salvador (Bahia), que disponibiliza mais de 110 pequenos vídeos e pequenos softwares para o ensino da teoria e da percepção musical. Esses tutoriais sobre música são vídeos gratuitos disponíveis no Youtube com abordagem de diversos temas, como: percepção, teoria, solfejo, apreciação e história da música. Todos os vídeos ficam reunidos e organizados em http://tutoriaisemmusica.wordpress.com

·         O segundo momento será oficina de instrumentos
Onde acontecera o envolvimento pelos instrumentos, desenvolver a construção do seu próprio instrumento através de reciclagem.  Essa oficina apresentará aos nossos alunos as diversas possibilidades de aperfeiçoamento e prática musical, com concentrações em composição e práticas interpretativas. Onde eles estarão criando seus instrumentos conforme seu interesse e gosto musical. Terá a participação de Gildo Madeira.













·         O terceiro momento será oficina de dança e canto
Coreografia e canto cada aluno ira conhecer o ritmo a ser explorado por cada grupo da sala. Onde eles irão envolver os demais colegas aos passos do seu ritmo musical. Momentos de ensaios nesta oficina. Se houver possibilidades envolverem a música ao instrumento confeccionado.

·         O quarto momento apresentação 
Neste momento terá uma equipe responsável pela ornamentação do espaço de acordo com cada ritmo. Em seguida todos irão apresentar para seus trabalhos para ambas as turmas da escola.  Este trabalho contará com o envolvimento de todos os demais servidores interessados. Paralelamente a esse trabalho, haverá a estruturação da “Disciplina de Artes”, em horário definido a ser apresentado porem cada aula terá uma avaliação sobre o andamento do mesmo.   


Preparando o ambiente para show
Equipe de ornamentação Oitavo G




Professora Bertoleza e seus alunos sétimo ano






Professora Rosi Hora
























·          
RECURSOS HUMANOS


- Gestão da Escola  Municipal João Bosco
- Coordenação da  Escola  Municipal João Bosco  
- Professores da Escola  Municipal João Bosco

- Equipe administrativa e de apoio da Escola;
- Representantes do grupo de música Percussiclando



RECURSOS MATERIAIS E FINANCEIROS


Os recursos empregados se referem apenas aos itens necessários para as Oficinas de Música que correspondem ao primeiro momento do Projeto. Dessa forma, não consta aqui a relação de equipamentos, instrumentos e demais materiais pedagógicos  no segundo momento, que serão adquiridos e construídos ou usados pelos alunos.   Nesse item não há também a previsão de materiais e custos para a realização da programação a ser executada mediante cronograma  abaixo, no terceiro momento do projeto será utilizado arte de decorar na reciclagem. Material didático: papéis variados, lápis de cor, pincel, tinta guache, tinta plástica de cores variadas, isopor, cartolina, TNT, cola branca, fita adesiva, tesoura, cola gliter, CDs para decorar Vinil. Aparelho de Data Show e computador portátil;  Equipamento de som, com caixas e microfone.

5-  Etapa trabalho com artes visuais tema fotografia nono ano


                                           Álbum (tipos de fotografia)

                         
                                     Álbum (tipos de fotografia)


                        Álbum (tipos de fotografia) envolvendo projeto Dengue



                        Álbum (tipos de fotografia) envolvendo projeto Dengue

AVALIAÇÃO  
A avaliação do “Projeto Música na Escola um jeito   de aprender” irá ocorrer em todas as fases, desde seu início com os contatos e sensibilização dos parceiros, até a execução propriamente dita, que ocorrerá nas turmas  das Unidades Escolares, e que conforme esperamos chegará a outros locais de nossa comunidade, principalmente, no ambiente familiar dos alunos e funcionários da Escola.

Na fase de implantação será verificada a aceitação do Projeto pelo público-alvo. Quanto às demais metas, serão observadas de forma contínua e após a execução, verificando-se assim o cumprimento dos objetivos propostos.

Os alunos serão observados durante todo o projeto através da observação do interesse, participação, realização das atividades, orais, escritas e práticas. Os conteúdos explorados também serão analisados pelos trabalhos e provas aplicadas em sala de aula durante cada bimestre.


REFERENCIA  BIBLIOGRAFICA

 
FUNDAÇÃO CARLOS GOMES. 2009. Projeto Música na Escola. Disponível em http://www.fcg.pa.gov.br/musica_escola.php

GOMES, SANDRO. 2008. Projeto Música na Escola. Disponível em: http://www.flogao.com.br/coralnaescola/foto/217/122086407
 
SARNEY, ROSEANA. 2006. Projeto de Lei do Senado nº. 330, de 14 de dezembro de 2006. Altera a Lei nº 9.394, de 1996, conhecida como Lei de Diretrizes e Bases da Educação, para dispor sobre a obrigatoriedade do ensino da música na educação básica. Brasília (DF). Disponível em: http://www.queroeducacaomusicalnaescola.com/index2.ht

Nenhum comentário:

Postar um comentário