ESCOLA MUNICIPAL VEREADOR JOÃO
BOSCO RIBEIRO
PROJETO
PÁSCOA PARA REFLETIR
O
presente Protejo Páscoa Para Refletir.
Pode ser explorado desde as séries inicias ao fundamental II. Elaborado pela
professora Maria do Carmo Sua realização contemplando 16 horas aulas da semana da Páscoa. Tendo apoio da equipe gestora e
coordenação escolar. E como professores colaboradores e alunos.
Professores colaboradores no desenvolvimento
Bertoleza, Rosi Hora, Suely, Elke
Viviane, Silvaneide, Regina
Gabrielle, Rogéria, Cláudia, Jackson, Rogéria, Matilde, Mônica e Maria da
Saúde.
Coordenação parceira
Tatiane, Silvia, Anderson e Kelly.
Ciane Cristina, Diretora, Ana Cláudia e Jocyara, Vice - Diretoras
Justificativa: A Páscoa
é um momento e motivo de renovação pessoal independente da religião. Faz-se
necessário motivar, questionar, refletir, informar, discutir, que toda
comunidade escolar tenha auto conhecimento sobre o real sentido da PÁSCOA, bem
como promover atividades artísticas, musicais, poemas, brincadeiras diversas, cordel,
monologo, buscando assim o estímulo e a socialização entre todos que fazem
parte da escola.
Objetivo geral
·
Trabalhar
o verdadeiro sentido da Páscoa, desmistificando a relação consumista, levando
os alunos a refletir sobre o verdadeiro amor de Cristo.
Objetivos específicos
- Proporcionar aos alunos o entendimento do significado da
Páscoa;
Identificar e compreender os
símbolos da Páscoa;
Estimular a comemoração da Páscoa
buscando refletir sobre seu real sentido. Desenvolver o raciocínio-lógico,
a expressão oral e corporal, promovendo às boas ações, a
solidariedade, a amizade, reconhecendo os símbolos da Páscoa e
seus significados. Buscando trabalhar a “partilha” de
alimentos como forma de comemoração, adquirir e transmitir
a solidariedade, afetividade e a socialização, integrando com uma turma e
propagando os valores de partilha, cooperação.
Desenvolvimento
A Páscoa
é uma data religiosa muito importante para nós Cristãos, no entanto, seus
símbolos são recheados de significados que encantam e contribuem com a formação
até mesmo daqueles que não declaram nenhuma fé. Esta data merece uma atenção
especial no calendário letivo, com isso, desenvolvo o Projeto Páscoa Para Refletir que visa resgatar valores e
mostrar o verdadeiro amor de Cristo por nós. Visto que, a sociedade se encontra
perdida no tempo em razão dos apelos comerciais, da falta de humanidade e falta
de Fé. Pois a Páscoa é mais do que uma simples
troca de chocolates. Neste projeto serão abordadas aulas com conversa informal,
diálogo e questionamento, debates explorando a oralidade ao tema do
projeto. E através das atividades
exploradas, debater sobre a temática para que haja a compreensão do real
sentido da páscoa. Podendo desenvolver atividades que seguem como sugestão
abaixo para colaborar a fixar o conteúdo explorado pelo tema proposto. Tais
como
Conteúdos:
·
Data
comemorativa: Páscoa;
·
Símbolos
da Páscoa;
·
Afetividade,
solidariedade e socialização;
·
Coordenação
motora;
·
Expressões
gráficas: desenho, pintura, alinhavo, montagem, recorte;
·
Valores (paz, amor solidariedade)
·
Expressão oral (pronúncias, relatos de
acontecimentos, músicas);
·
Histórias
e contos;
·
Jogos de raciocínio
(quebra-cabeça e jogo da memória);
·
Música e
ritmo relacionado ao tema gospel ou de páscoa
·
Expressão
corporal;
·
Dramatização
e apresentação teatral.
·
Gincana
para socialização: corrida do nariz, caça aos ovos, Hop… Hop… Coelhinho, coelho
sai da toca, onde estão os ovinhos,
·
Dinâmica:
Leva me para seu lar (onde o aluno levará um dos símbolos da páscoa ou cartão
para família). Pintura facial;
·
Fantoches;
·
Historinhas:
O macaco e o coelho, Dona Coelha e seus filhotes, Os coelhinhos da Páscoa;
·
Jogo da memória
e quebra-cabeça;
·
Filmes
Soldado de Cristo, Coelho da páscoa, A
paixão de Cristo, Hop Rebelde sem Páscoa,
Um conto de Páscoa (turma da
Monica), o Príncipe do Egito, Jesus a maior historia de todos os tempos, Risen (ressuerreicao),
A páscoa do Guru(Ursinhos Pooh) , a
Fantástica Fábrica de Chocolates.
·
Cartaz
dos números e suas quantidades;
·
História
em sequencia;
·
Gincana de perguntas relacionadas ao tema ou filme
assistido.
Conteúdo/Áreas contempladas
Português
e Redação
·
Ampliar o
vocabulário através de diferentes gêneros de canções, observando a pronúncia
correta das palavras;
·
Estimular
a fala, expressão corporal e o gosto pela leitura
·
Interpretação
de textos
·
Textos
e/ou cartazes sobre os símbolos da Páscoa;
·
Músicas
diversas
·
Poemas
·
Cordel
·
Monólogo
·
Anúncios
·
Receitas
Inglês
·
Conhecer
a páscoa em outros países
·
Musicas
na língua inglesa gospel ou de páscoa
·
Vocabulário
(mensagem de páscoa na língua inglesa)
·
Brincadeiras
(caca aos ovos, amigo secreto)
Atividades produzidas na aula de inglês
Secret friend card
Matemática
·
Ampliar o
campo estatístico em relação ao consumo de chocolate, o conhecimento do real e
verdadeiro sentido da páscoa.
·
Elaborar
problemas que envolvam o conteúdo
·
Correspondência
(as 15 estações)
·
Seriação
e classificação
Religião
Trabalhar
valores:
·
Solidariedade
·
Respeito
·
Amor,
paz, partilha.
Artes
·
Explorar
e manipular diversos materiais: para confecao de cartão.
·
Explorar
a arte digital através de vídeos.
·
Trabalhar
teatro através de monologo e fantoches
de palitos ( as 15 estações da semana
santa)
·
Observar
o limite disponível para desenvolver as atividades manuais, seminários e
atividade digital.
·
Brincar,
imitar, desenhar, inventar e reproduzir criações musicais, interpretando
canções diversas.
·
Dobraduras,
·
Cantar as
músicas de Páscoa, com danças e gestos.
·
Confeccionar
cartão, álbum de páscoa (inspirando em artistas)
·
Faixas ilustrativas desenhos da páscoa.
Ciências
·
Alimentos
a santa ceia (partilha)
·
Higiene lava
pés (o que acontece na quinta feira santa) conscientizar a importância da
humildade.
·
Receitas
de ovos de páscoa
Educação física
·
Explorar a
caca aos ovos objetivando o aprimoramento atividades corporais corrida;
·
Desenvolver
os movimentos amplos: equilíbrio e coordenação, andar, correr, dançar, saltar e
pular.
·
Brincadeira
coelho sai da toca
·
Corrida
do ovo (ovos poderão estar pintados)
Historia
e geografia
·
Historia
da páscoa
·
Páscoa no
Brasil e no mundo
·
Filmes (sugestão
Soldado de Cristo)
·
Gincana (através
de perguntas sobre tema, ou sobre o filme,).
Avaliação
·
Será
realizada de forma contínua e sistemática durante todo o desenvolvimento do
projeto, através de observações e acompanhamento das atividades propostas,
considerando as capacidades e individualidades de cada aluno.
Desenvolvimento
Interdisciplinar o assunto em diversas áreas
Conversa informal, em rodinhas,
sobre o conhecimento prévio das crianças em relação à páscoa: o que é páscoa;
por que comemoramos a páscoa; por que gostamos de dar e ganhar ovos de
chocolate para comemorar a páscoa; o que significa o ovo de páscoa; etc. Contar
histórias, ler versículos bíblicos
oralmente, em cartaz, assistir filmes dentro da temática. Serão ainda
desenvolvidas atividades artísticas sobre o tema: colagem, pintura, dobradura,
álbuns, pintura em ovos, confecção de
cartões, desenho sobre as estações, ilustração, espontânea. Envolver os alunos
com gráficos, histórias mímicas, brincadeiras como coelhinho sai da toca,
registro escrito da brincadeira; imitação de animais, etc. produzir versão de músicas da páscoa em inglês para cantar
e realizar pesquisar: significado da páscoa, símbolos pascoais. Preparar a
“Partilha”, organizando a mesa com símbolos pascais.
Conteúdos:
·
Data
comemorativa: Páscoa;
·
Símbolos
da Páscoa;
·
Afetividade,
solidariedade e socialização;
·
Coordenação
motora;
·
Expressões
gráficas: desenho, pintura, alinhavo, montagem, recorte;
·
Valores (paz, amor solidariedade)
·
Expressão oral (pronúncias, relatos de
acontecimentos, músicas);
·
Histórias
e contos;
·
Jogos de raciocínio
(quebra-cabeça e jogo da memória);
·
Música e
ritmo relacionado ao tema gospel ou de páscoa
·
Expressão
corporal;
·
Dramatização
e apresentação teatral.
·
Gincana
para socialização: corrida do nariz, caça aos ovos, Hop… Hop… Coelhinho, coelho
sai da toca, onde estão os ovinhos,
·
Dinâmica:
LEVA-ME PRA TUA CASA (onde o aluno levará um dos símbolos da páscoa ou cartão
para família). Pintura facial;
·
Fantoches;
·
Historinhas:
O macaco e o coelho, Dona Coelha e seus filhotes, Os coelhinhos da Páscoa;
·
Jogo da memória
e quebra-cabeça;
·
Filmes
Soldado de Cristo, Coelho da páscoa, A
paixão de Cristo, Hop Rebelde sem Páscoa,
Um conto de Páscoa (turma da
Monica), o Príncipe do Egito, Jesus a maior historia de todos os tempos, Risen (ressuerreicao),
A páscoa do Guru(Ursinhos Pooh) , a
Fantástica Fábrica de Chocolates.
·
Cartaz
dos números e suas quantidades;
·
História
em sequencia;
·
Gincana de perguntas relacionadas ao tema ou filme
assistido.
Avaliação:
·
Avaliação
será contínua, através da observação diária no desempenho das atividades, no
relacionamento com os colegas e com a professora.
Brincadeira
O coelho
saiu da toca – as crianças formarão uma toca, duas a duas com as mãos para cima
e dentro de cada toca ficava outra criança que era o coelho. Uns coelhos ou
mais, dependendo do número de crianças, ficam sem toca. A professora diz:
“Coelhinho sai da toca!”, as crianças que são coelhos, trocam imediatamente de
toca e o coelho que estava fora, tenta ir para dentro da toca. O coelho que
fica sem toca, tenta entrar numa próxima vez.
RECEITA
DE OVOS DE PÁSCOA SEM LEVAR AO FORNO
·
01 Pacote
de leite em pó;
·
01
pacotinho de Nescau;
·
01 lata
de leite condensado;
·
caso a
massa esteja muito seca amolecer com um pouco de leite de vaca.
·
Balas
macias para o recheio.
Modo de
preparo:
·
Misturar
tudo e ir amassando, colocando o leite condensado aos poucos até a massa ficar
consistente.
·
Enrolar
os ovinhos para os alunos menores e distribuir a mesma quantidade para cada
aluno maior que deverá enrolar, com a mão, a massa, em forma de ovo ou bombom,
colocando a bala como recheio.
Para
embalar: Papel
alumínio, papel celofane e fita.
Atividades produzidas
Sugestão de Músicas da Páscoa
A SOMBRA
Eu sou um
coelhinho orelhudo e peludinho
Eu sou um coelhinho minha vida é só pular
Minha sombra é engraçada
Ora curta, ora alongada
Uma sombra engraçada
Que vai me acompanhar
Se eu pulo, ela também pula
Fica quieta se eu parar
Coelhinho…
Coelhinho da Páscoa, que trazes pra mim?
Um ovo, dois ovos, três ovos assim!
Um ovo, dois ovos, três ovos assim!
Coelhinho da Páscoa, que cor eles têm?
Azul, amarelo e vermelho também!
Azul, amarelo e vermelho também!
Eu sou um coelhinho minha vida é só pular
Minha sombra é engraçada
Ora curta, ora alongada
Uma sombra engraçada
Que vai me acompanhar
Se eu pulo, ela também pula
Fica quieta se eu parar
Coelhinho…
Coelhinho da Páscoa, que trazes pra mim?
Um ovo, dois ovos, três ovos assim!
Um ovo, dois ovos, três ovos assim!
Coelhinho da Páscoa, que cor eles têm?
Azul, amarelo e vermelho também!
Azul, amarelo e vermelho também!
Coelhinho
da Páscoa, com quem vais dançar?
Com esta menina que sabe cantar!
Com esta menina que sabe cantar!
Coelhinho maroto, porque vais fugir?
Em todas as casas eu tenho que ir!
Em todas as casas eu tenho que ir!
Com esta menina que sabe cantar!
Com esta menina que sabe cantar!
Coelhinho maroto, porque vais fugir?
Em todas as casas eu tenho que ir!
Em todas as casas eu tenho que ir!
Coelhinho
De olhos
vermelhos
De pelos branquinhos
De pulo bem leve
Eu sou o coelhinho.
Sou muito assustado
Porém sou guloso
Por uma cenoura
Já fico manhoso.
Eu pulo pra frente
Eu pulo pra trás
Dou mil cambalhotas
Sou forte demais.
Comi uma cenoura
Com casca e tudo.
Tão grande ela era…
Fiquei orelhudo!
De pelos branquinhos
De pulo bem leve
Eu sou o coelhinho.
Sou muito assustado
Porém sou guloso
Por uma cenoura
Já fico manhoso.
Eu pulo pra frente
Eu pulo pra trás
Dou mil cambalhotas
Sou forte demais.
Comi uma cenoura
Com casca e tudo.
Tão grande ela era…
Fiquei orelhudo!
Nenhum comentário:
Postar um comentário