terça-feira, 14 de maio de 2019

Projeto Páscoa Para Refletir


ESCOLA MUNICIPAL VEREADOR JOÃO BOSCO RIBEIRO
PROJETO

PÁSCOA PARA REFLETIR 


O presente Protejo Páscoa Para Refletir. Pode ser explorado desde as séries inicias ao fundamental II. Elaborado pela professora Maria do Carmo  Sua realização contemplando 16 horas aulas da semana da Páscoa. Tendo apoio da equipe gestora e coordenação escolar. E como professores colaboradores e alunos.  
Professores colaboradores no desenvolvimento
Bertoleza, Rosi Hora, Suely, Elke Viviane, Silvaneide, Regina Gabrielle, Rogéria, Cláudia, Jackson, Rogéria, Matilde, Mônica e Maria da Saúde. 
Coordenação  parceira
Tatiane, Silvia, Anderson e Kelly.
 Equipe gestora parceira
Ciane Cristina, Diretora, Ana Cláudia  e  Jocyara,  Vice - Diretoras
 Através da realização de uma série de atividades focar aos alunos que  uma das tradições brasileiras: a Páscoa, mostra o verdadeiro significado e o sentido espiritual o (amor de Cristo) em contrapartida refletir sobre as ações do ser humano em relação a criação de Deus, assim também analisar a páscoa como sentido comercial.
   Justificativa:                                                                     A Páscoa é um momento e motivo de renovação pessoal independente da religião. Faz-se necessário motivar, questionar, refletir, informar, discutir, que toda comunidade escolar tenha auto conhecimento sobre o real sentido da PÁSCOA, bem como promover atividades artísticas, musicais, poemas, brincadeiras diversas, cordel, monologo, buscando assim o estímulo e a socialização entre todos que fazem parte da escola.
Objetivo geral
·         Trabalhar o verdadeiro sentido da Páscoa, desmistificando a relação consumista, levando os alunos a refletir sobre o verdadeiro amor de Cristo.
Objetivos específicos
-  Proporcionar aos  alunos o entendimento do significado da Páscoa;
Identificar e compreender os símbolos da Páscoa;
Estimular a comemoração da Páscoa buscando refletir sobre seu real sentido.  Desenvolver o raciocínio-lógico, a expressão oral e corporal,  promovendo às boas ações, a solidariedade, a amizade, reconhecendo os símbolos da Páscoa e seus significados. Buscando trabalhar a “partilha” de alimentos como forma de comemoração, adquirir e transmitir a solidariedade, afetividade e a socialização, integrando com uma turma e propagando os valores de partilha, cooperação.
Desenvolvimento
A Páscoa é uma data religiosa muito importante para nós Cristãos, no entanto, seus símbolos são recheados de significados que encantam e contribuem com a formação até mesmo daqueles que não declaram nenhuma fé. Esta data merece uma atenção especial no calendário letivo, com isso, desenvolvo o Projeto Páscoa Para Refletir que visa resgatar valores e mostrar o verdadeiro amor de Cristo por nós. Visto que, a sociedade se encontra perdida no tempo em razão dos apelos comerciais, da falta de humanidade e falta de Fé.  Pois a Páscoa é mais do que uma simples troca de chocolates. Neste projeto serão abordadas aulas com conversa informal, diálogo e questionamento, debates explorando a oralidade ao tema do projeto.  E através das atividades exploradas, debater sobre a temática para que haja a compreensão do real sentido da páscoa. Podendo desenvolver atividades que seguem como sugestão abaixo para colaborar a fixar o conteúdo explorado pelo tema proposto. Tais como
Conteúdos:
·         Data comemorativa: Páscoa;
·         Símbolos da Páscoa;
·         Afetividade, solidariedade e socialização;
·         Coordenação motora;
·         Expressões gráficas: desenho, pintura, alinhavo, montagem, recorte;
·          Valores (paz, amor solidariedade)
·          Expressão oral (pronúncias, relatos de acontecimentos, músicas);
·         Histórias e contos;
·         Jogos de raciocínio (quebra-cabeça e jogo da memória);
·         Música e ritmo relacionado ao tema gospel ou de páscoa
·         Expressão corporal;
·         Dramatização e apresentação  teatral.
·         Gincana para socialização: corrida do nariz, caça aos ovos, Hop… Hop… Coelhinho, coelho sai da toca, onde estão os ovinhos,
·         Dinâmica: Leva me para seu lar (onde o aluno levará um dos símbolos da páscoa ou cartão para família). Pintura facial;
·         Fantoches;
·         Historinhas: O macaco e o coelho, Dona Coelha e seus filhotes, Os coelhinhos da Páscoa;
·         Jogo da memória e quebra-cabeça;
·         Filmes Soldado de Cristo, Coelho da páscoa,  A paixão de Cristo, Hop Rebelde sem Páscoa,  Um conto de Páscoa  (turma da Monica), o Príncipe do Egito, Jesus a maior historia de todos os tempos, Risen (ressuerreicao), A páscoa do Guru(Ursinhos Pooh) , a Fantástica Fábrica de Chocolates.
·         Cartaz dos números e suas quantidades;
·         História em sequencia;
·         Gincana  de perguntas relacionadas ao tema ou filme assistido.

Conteúdo/Áreas contempladas
Português e Redação
·         Ampliar o vocabulário através de diferentes gêneros de canções, observando a pronúncia correta das palavras;
·         Estimular a fala, expressão corporal e o gosto pela leitura
·         Interpretação de textos
·         Textos e/ou cartazes sobre os símbolos da Páscoa;
·         Músicas diversas
·         Poemas
·         Cordel
·         Monólogo
·         Anúncios
·         Receitas
Inglês
·         Conhecer a páscoa em outros países
·         Musicas na língua inglesa gospel ou de páscoa
·         Vocabulário (mensagem de páscoa na língua inglesa)
·         Brincadeiras (caca aos ovos, amigo secreto) 
     
         Atividades produzidas na aula de inglês 
               Secret friend card 
              

Matemática
·         Ampliar o campo estatístico em relação ao consumo de chocolate, o conhecimento do real e verdadeiro sentido da páscoa.
·         Elaborar problemas que envolvam  o conteúdo
·         Correspondência (as 15 estações)
·         Seriação e classificação
Religião
Trabalhar valores:
·         Solidariedade
·         Respeito
·         Amor, paz, partilha.
Artes
·         Explorar e manipular diversos materiais: para confecao de cartão.
·         Explorar a arte digital através de vídeos.
·         Trabalhar teatro através de monologo  e fantoches de palitos ( as  15 estações da semana santa)
·         Observar o limite disponível para desenvolver as atividades manuais, seminários e atividade digital.
·         Brincar, imitar, desenhar, inventar e reproduzir criações musicais, interpretando canções diversas.
·         Dobraduras,
·         Cantar as músicas de Páscoa, com danças e gestos.
·         Confeccionar cartão, álbum de páscoa (inspirando em artistas)
·         Faixas  ilustrativas desenhos da páscoa.


 Ciências
·         Alimentos a santa ceia (partilha)
·         Higiene lava pés (o que acontece na quinta feira santa) conscientizar a importância da humildade.
·         Receitas de ovos de páscoa
Educação física
·         Explorar a caca aos ovos objetivando o aprimoramento atividades corporais corrida;
·         Desenvolver os movimentos amplos: equilíbrio e coordenação, andar, correr, dançar, saltar e pular.
·         Brincadeira coelho sai da toca
·         Corrida do ovo (ovos poderão estar pintados)
Historia e geografia
·         Historia da páscoa
·         Páscoa no Brasil e no mundo
·         Filmes (sugestão Soldado de Cristo)
·         Gincana (através de perguntas sobre tema, ou sobre o filme,).
Avaliação
·         Será realizada de forma contínua e sistemática durante todo o desenvolvimento do projeto, através de observações e acompanhamento das atividades propostas, considerando as capacidades e individualidades de cada aluno.
Desenvolvimento
Interdisciplinar o assunto em diversas áreas
Conversa informal, em rodinhas, sobre o conhecimento prévio das crianças em relação à páscoa: o que é páscoa; por que comemoramos a páscoa; por que gostamos de dar e ganhar ovos de chocolate para comemorar a páscoa; o que significa o ovo de páscoa; etc. Contar histórias, ler versículos bíblicos  oralmente, em cartaz, assistir filmes dentro da temática. Serão ainda desenvolvidas atividades artísticas sobre o tema: colagem, pintura, dobradura, álbuns,  pintura em ovos, confecção de cartões, desenho sobre as estações, ilustração, espontânea. Envolver os alunos com gráficos, histórias mímicas, brincadeiras como coelhinho sai da toca, registro escrito da brincadeira; imitação de animais, etc. produzir  versão de músicas da páscoa em inglês para cantar e realizar pesquisar: significado da páscoa, símbolos pascoais. Preparar a “Partilha”, organizando a mesa com símbolos pascais.

Conteúdos:
·         Data comemorativa: Páscoa;
·         Símbolos da Páscoa;
·         Afetividade, solidariedade e socialização;
·         Coordenação motora;
·         Expressões gráficas: desenho, pintura, alinhavo, montagem, recorte;
·          Valores (paz, amor solidariedade)
·          Expressão oral (pronúncias, relatos de acontecimentos, músicas);
·         Histórias e contos;
·         Jogos de raciocínio (quebra-cabeça e jogo da memória);
·         Música e ritmo relacionado ao tema gospel ou de páscoa
·         Expressão corporal;
·         Dramatização e apresentação  teatral.
·         Gincana para socialização: corrida do nariz, caça aos ovos, Hop… Hop… Coelhinho, coelho sai da toca, onde estão os ovinhos,
·         Dinâmica: LEVA-ME PRA TUA CASA (onde o aluno levará um dos símbolos da páscoa ou cartão para família). Pintura facial;
·         Fantoches;
·         Historinhas: O macaco e o coelho, Dona Coelha e seus filhotes, Os coelhinhos da Páscoa;
·         Jogo da memória e quebra-cabeça;
·         Filmes Soldado de Cristo, Coelho da páscoa,  A paixão de Cristo, Hop Rebelde sem Páscoa,  Um conto de Páscoa  (turma da Monica), o Príncipe do Egito, Jesus a maior historia de todos os tempos, Risen (ressuerreicao), A páscoa do Guru(Ursinhos Pooh) , a Fantástica Fábrica de Chocolates.
·         Cartaz dos números e suas quantidades;
·         História em sequencia;
·         Gincana  de perguntas relacionadas ao tema ou filme assistido.

 Avaliação:
·         Avaliação será contínua, através da observação diária   no desempenho das atividades, no relacionamento com os colegas e com a professora.


Brincadeira
O coelho saiu da toca – as crianças formarão uma toca, duas a duas com as mãos para cima e dentro de cada toca ficava outra criança que era o coelho. Uns coelhos ou mais, dependendo do número de crianças, ficam sem toca. A professora diz: “Coelhinho sai da toca!”, as crianças que são coelhos, trocam imediatamente de toca e o coelho que estava fora, tenta ir para dentro da toca. O coelho que fica sem toca, tenta entrar numa próxima vez.
RECEITA DE OVOS DE PÁSCOA SEM LEVAR AO FORNO
·         01 Pacote de leite em pó;
·         01 pacotinho de Nescau;
·         01 lata de leite condensado;
·         caso a massa esteja muito seca amolecer com um pouco de leite de vaca.
·         Balas macias para o recheio.
Modo de preparo:
·         Misturar tudo e ir amassando, colocando o leite condensado aos poucos até a massa ficar consistente.
·         Enrolar os ovinhos para os alunos menores e distribuir a mesma quantidade para cada aluno maior que deverá enrolar, com a mão, a massa, em forma de ovo ou bombom, colocando a bala como recheio.
Para embalar: Papel alumínio, papel celofane e fita.
Atividades produzidas 

                                                 
                                                           
                                                           
                                                           
                                                                     





















Sugestão de Músicas da Páscoa
A SOMBRA
Eu sou um coelhinho orelhudo e peludinho
Eu sou um coelhinho minha vida é só pular
Minha sombra é engraçada
Ora curta, ora alongada
Uma sombra engraçada
Que vai me acompanhar
Se eu pulo, ela também pula
Fica quieta se eu parar
Coelhinho…
Coelhinho da Páscoa, que trazes pra mim?
Um ovo, dois ovos, três ovos assim!
Um ovo, dois ovos, três ovos assim!
Coelhinho da Páscoa, que cor eles têm?
Azul, amarelo e vermelho também!
Azul, amarelo e vermelho também!
Coelhinho da Páscoa, com quem vais dançar?
Com esta menina que sabe cantar!
Com esta menina que sabe cantar!
Coelhinho maroto, porque vais fugir?
Em todas as casas eu tenho que ir!
Em todas as casas eu tenho que ir!
Coelhinho
De olhos vermelhos
De pelos branquinhos
De pulo bem leve
Eu sou o coelhinho.
Sou muito assustado
Porém sou guloso
Por uma cenoura
Já fico manhoso.
Eu pulo pra frente
Eu pulo pra trás
Dou mil cambalhotas
Sou forte demais.
Comi uma cenoura
Com casca e tudo.
Tão grande ela era…
Fiquei orelhudo!

Nenhum comentário:

Postar um comentário