Escola Municipal João Bosco Ribeiro. – Paulo Afonso – BA
Direção – Rosana – Doriana – Tatiane / Coordenação – Tatiane – Jucimeire
coordenação geral do projeto - prof. Maria do carmo
coordenção do sextos 6A ao 6F - prof. Bertoleza
Escola Municipal Johatam Moreira Guimarães. – Uruaçu – GO
Direção: Helena Santana / Coordenação: Sandra Costa
coordenação geral prof. Simone
Projeto: FLASBACK MOVIE – 2025-
Apto para Infantil,
Fundamental I e II e Ensino Médio
Desenvolvido na Escola
Municipal Vereador João Bosco Ribeiro
Coordenação geral e das turmas
6ª G– 8ºB AO 8º G E turmas do
9ºA ao 9ºG a professora : Maria do Carmo Joaquina “ Carmem Silva” –
Escola João Bosco Ribero –Paulo Afonso - BA
Coordenação 6º A ao
6ªF professora Maria de Lourdes Bertoleza – Escola
João Bosco Ribeiro - Paulo Afonso
– BA
Coordenação 8º A professora Nívia Escola
João Bosco Ribeiro - Paulo Afonso
– BA
Coordenação – 6º ao 9º professora Simone -
Góias - Escola Johatam Moreira
“Reading, Writing Speaking in English”O Projeto Flashback direcionado pelo professor da línga inglesa sendo o mesmo interdisciplinar e tendo como destaque trabalhar o passado de boas músicas Envolvendo assim os comnteúdos abordados na unidade.. Teve seu ponto de partida na Escola Municipal João Bosco Ribeiro, substituindo a cultura americana “Halloween”, sendo aberto para escolas que desejem realizar em obter parceria, buscando assim a motivação entre alunos de outras escolas e até mesmo outras cidades.Visando tornar o projeto ainda mais positivo através de textos musicais e na oralidade explorar também filmes e cenas de filmes, buscanso assim aprimorar ainda mais a leitura, a oralidade e a escritia. Sendo interdisciplar com outras disciplinas dependendo da sua temática porém seu foco em Artes, ciências e Educação Física, sempre procurando decorar e usar figurinos com reciclagem. A cada ano o Flashback vem atualizando seus subtemas despertando assim, novos conhecimentos. O I Flasback (2022) foi explorado as descadas 70.80.90. O II Flasback (2023) foi explorado a cultura e a influência dos maiores países com maior população em uso da línga Inglesa. O III Flashback (2024) devido ano das olimpíadas, foi explorado cultura, religião, culinária, vida da população dos continentes. Neste ano (2025) segue o Flasback Movie trabalhando além do passado com boas músicas, bons filmes também. Pode ser trabalhado desde do Infantil ao Ensino Médio. Este ano o mesmo teve extensão entre a outro estado além nosso Bahia estamos também com Goiás
III FLASBACK 2024 IV FLASBACK 2025
Este é dos projetos que foi aprovado pelos alunos, a cada ano eles se empolgam para sua realização. Cantando letras em inglês. Aprendendo culturas de outros países, aprimorando nossas realidades a outras vivências. Procurando intensificar o uso da língua estrangeira e interagindo com a nossa. O IV Flashback está trabalhando autobiografia de escritores de filmes, o que cada filme tem como lição de vida. E não deixando de explorar a letra da música do filme escolhido pelo aluno. Este ano na Escola João Bosco Ribeiro as disciplinas em ação além de Inglês temos Artes, Educação Física, Redação, Português e Religião. Na Escola Johatam Moreira seguem as mesmas disciplinas acrescentando Estudo Orientado.
|
|
Justificativa
O Projeto de Inglês com Filme é uma
abordagem inovadora que visa integrar o aprendizado da língua inglesa com a
apreciação cinematográfica. Este tema é relevante, pois o uso de filmes no
ensino de idiomas proporciona um ambiente de aprendizagem dinâmico e
envolvente, permitindo que os alunos desenvolvam habilidades linguísticas de
forma contextualizada. Além disso, o cinema oferece uma rica fonte de vocabulário,
expressões idiomáticas e aspectos culturais que são essenciais para a fluência
em inglês. A importância deste projeto para professores e alunos reside na
possibilidade de tornar o aprendizado mais atrativo e eficaz, promovendo um
maior engajamento e motivação dos estudantes.
As Escolas Municipais João Bosco Ribeiro e
Johatam Moreira nas cidades de Paulo
Afonso – BA e Uruaçu - Góias, tem uma
demanda considerável de jovens, ou seja, mais de 80% do corpo discente é
composto de jovens. Nesse contexto, os
professores da coordenação tem visto que a escola é observada pelos jovens como
um espaço a mais de convívio social, além do espaço formativo de educação.
Então é percebida nesses jovens uma necessidade muito grande de ir além de
apostilas, livros, quadro de giz, cadernos e de sala de aula, principalmente
diante da disciplina de inglês. Assim, diante dos aspectos apresentados pela
população e a necessidade dos educandos, a escola deve promover atividades
diferenciadas para que de alguma forma possa reparar essas carências e
compreender melhor os sujeitos que nela estudam. Promover atividades que
envolvam filmes, músicas no espaço escolar é uma estratégia interessante, que
irá beneficiar o processo de ensino-aprendizagem, promover o entretenimento entre
os alunos. Levando assim o s3 primeiros lugares em destaque sejam premiadas
com medalhas e certificados como auto valorização
do esforço de cada um.
Objetivo geral
O objetivo geral do Projeto Flashback Movie é proporcionar uma experiência de aprendizado que combine a prática da língua inglesa com a análise e discussão de filmes, visando aprimorar as habilidades de escuta, fala, leitura e escrita dos alunos. Através dessa metodologia, busca-se não apenas ensinar o idioma, mas também desenvolver o pensamento crítico e a capacidade de interpretação e produção dos estudantes. Promovendo o encontro juvenil entre ex-alunos e alunos atuais, buscando uma reflexão, aprendizagem e mudanças nas atitudes dos alunos, acerca dos acontecimentos e demandas do cotidiano percebidas no espaço escolar.
Objetivos específicos
· Proporcionar espaço aberto para os jovens em conjunto para apreciação de atividades diferenciadas;
· Estimular a discussão e a análise crítica sobre os temas abordados nos filmes selecionados
· Propiciar por meios de filmes a reflexão, discussão e transformação dos sujeitos jovens e modo de vida.
· Procurar introduzir poucas palavras ao uso do roteiro dos filmes a depender do nível do aluno.
· Motivar o aluno a comunicação na
língua
· Expandir o vocabulário e as
expressões idiomáticas dos estudantes através de diálogos e cenas e músicas dos
filmes.
· Preparar atividades interativas e fazer uso da prática e inclusão.
· Despertar no aluno a essência da produção de texto ou recontos na preparação do roteiro.
· Instigar a participação, o envolvimento em debate, na reflexão nas aulas de religião especificamente, promovendo o senso crítico e a reflexão interna.
· Proporcionar atividades diferenciadas e motivadoras, como as atividades interativas direcionadas a inclusão.
· Motivar o uso com atividades digitais como: Inteligência Artificial e Chat gpt
· Desenvolver a compreensão auditiva dos alunos por
meio da exibição de filmes em inglês.
·
Estimular
a discussão e a análise crítica sobre os temas abordados nos filmes
selecionados.
·
Promover
atividades de escrita criativa relacionadas às histórias dos filmes.
·
Incentivar
a colaboração entre os alunos por meio de trabalhos em grupo e debates.
·
Motivar o
aluno a criatividade no uso da reciclagem de cenários e figurinos.
·
Proporcionar
a interação social.
Nenhum comentário:
Postar um comentário