quarta-feira, 6 de agosto de 2025

FLASBACK MOVIE/ 2025

 


Escola Municipal João Bosco Ribeiro.  – Paulo Afonso – BA

Direção – Rosana – Doriana – Tatiane  / Coordenação – Tatiane – Jucimeire

coordenação geral do projeto - prof. Maria do carmo

coordenção do sextos  6A ao 6F - prof. Bertoleza

Escola Municipal Johatam Moreira Guimarães. – Uruaçu – GO

Direção: Helena Santana /  Coordenação: Sandra Costa

coordenação geral prof. Simone

Projeto:  FLASBACK  MOVIE – 2025-

Apto para Infantil, Fundamental I e II e Ensino Médio

Desenvolvido na Escola Municipal Vereador João Bosco Ribeiro

Coordenação geral e  das turmas  6ª G– 8ºB AO 8º G  E turmas do 9ºA  ao 9ºG  a professora :  Maria do Carmo Joaquina “ Carmem Silva” – Escola João Bosco Ribero –Paulo Afonso - BA

Coordenação 6º A ao 6ªF  professora Maria de Lourdes Bertoleza  – Escola  João Bosco Ribeiro  - Paulo Afonso – BA

Coordenação 8º A   professora Nívia   Escola  João Bosco Ribeiro  - Paulo Afonso – BA

 Coordenação – 6º ao 9º professora Simone - Góias  - Escola Johatam Moreira

“Reading, Writing Speaking in English”O Projeto Flashback direcionado pelo professor da línga inglesa sendo o mesmo  interdisciplinar e tendo como destaque trabalhar o passado de boas músicas Envolvendo assim  os comnteúdos abordados na unidade.. Teve seu ponto de partida na Escola  Municipal  João Bosco Ribeiro, substituindo a cultura  americana  “Halloween”, sendo aberto para escolas que desejem realizar em obter  parceria, buscando assim a motivação entre alunos de outras escolas e até mesmo outras cidades.Visando tornar o projeto ainda mais positivo através de textos musicais e na oralidade explorar também filmes e cenas de filmes, buscanso assim aprimorar ainda mais a leitura, a oralidade  e a escritia. Sendo interdisciplar com outras  disciplinas dependendo da sua temática porém seu  foco em Artes, ciências  e Educação Física, sempre procurando decorar e usar figurinos com  reciclagem. A cada ano o Flashback vem  atualizando seus subtemas despertando assim, novos conhecimentos.  O I Flasback  (2022) foi explorado as descadas 70.80.90. O II Flasback (2023) foi explorado a cultura e a influência dos maiores países com maior população em uso da línga Inglesa. O III Flashback (2024) devido ano das olimpíadas, foi explorado cultura, religião, culinária, vida da população dos continentes. Neste ano (2025) segue o Flasback Movie trabalhando além do passado com boas músicas, bons filmes também. Pode ser trabalhado desde do Infantil ao Ensino Médio. Este ano o mesmo teve extensão entre a outro estado além  nosso Bahia estamos também com Goiás

I FLASBACK   2022                               II FLASBACK  2023 

                                III FLASBACK  2024                                                                  IV FLASBACK  2025    

Este é dos projetos que foi aprovado  pelos alunos, a cada ano eles se empolgam para sua realização. Cantando letras em inglês. Aprendendo culturas de outros países, aprimorando nossas realidades a outras vivências. Procurando intensificar o uso da língua estrangeira e interagindo com a nossa.  O IV Flashback está trabalhando autobiografia de escritores de filmes, o que cada filme tem como lição de vida. E não deixando de explorar a letra da música do filme escolhido pelo aluno. Este ano na Escola João Bosco Ribeiro as disciplinas em ação além de Inglês temos Artes, Educação Física, Redação, Português e Religião. Na Escola Johatam Moreira seguem as mesmas disciplinas acrescentando Estudo Orientado.

 

      Justificativa

     O Projeto de Inglês com Filme é uma abordagem inovadora que visa integrar o aprendizado da língua inglesa com a apreciação cinematográfica. Este tema é relevante, pois o uso de filmes no ensino de idiomas proporciona um ambiente de aprendizagem dinâmico e envolvente, permitindo que os alunos desenvolvam habilidades linguísticas de forma contextualizada. Além disso, o cinema oferece uma rica fonte de vocabulário, expressões idiomáticas e aspectos culturais que são essenciais para a fluência em inglês. A importância deste projeto para professores e alunos reside na possibilidade de tornar o aprendizado mais atrativo e eficaz, promovendo um maior engajamento e motivação dos estudantes.

    As Escolas Municipais João Bosco Ribeiro e Johatam Moreira  nas cidades de Paulo Afonso – BA  e Uruaçu - Góias, tem uma demanda considerável de jovens, ou seja, mais de 80% do corpo discente é composto de jovens.  Nesse contexto, os professores da coordenação tem visto que a escola é observada pelos jovens como um espaço a mais de convívio social, além do espaço formativo de educação. Então é percebida nesses jovens uma necessidade muito grande de ir além de apostilas, livros, quadro de giz, cadernos e de sala de aula, principalmente diante da disciplina de inglês. Assim, diante dos aspectos apresentados pela população e a necessidade dos educandos, a escola deve promover atividades diferenciadas para que de alguma forma possa reparar essas carências e compreender melhor os sujeitos que nela estudam. Promover atividades que envolvam filmes, músicas no espaço escolar é uma estratégia interessante, que irá beneficiar o processo de ensino-aprendizagem, promover o entretenimento entre os alunos. Levando assim o s3 primeiros lugares em destaque sejam premiadas com  medalhas e certificados como auto valorização do esforço de cada um.

 

Objetivo geral

O objetivo geral do Projeto Flashback Movie é proporcionar uma experiência de aprendizado que combine a prática da língua inglesa com a análise e discussão de filmes, visando aprimorar as habilidades de escuta, fala,  leitura e escrita dos alunos. Através dessa metodologia, busca-se não apenas ensinar o idioma, mas também desenvolver o pensamento crítico e a capacidade de interpretação e produção  dos estudantes. Promovendo o encontro juvenil entre ex-alunos e alunos atuais, buscando uma reflexão, aprendizagem e mudanças nas atitudes dos alunos, acerca dos acontecimentos e demandas do cotidiano percebidas no espaço escolar.

 

Objetivos específicos

·  Proporcionar espaço aberto para os jovens em conjunto para apreciação de atividades diferenciadas;

· Estimular a discussão e a análise crítica sobre os temas abordados nos filmes selecionados

·  Propiciar por meios de filmes a reflexão, discussão e transformação dos sujeitos jovens e modo de vida.

· Procurar introduzir poucas palavras ao  uso do  roteiro dos filmes a depender do nível  do aluno.

· Motivar o aluno a comunicação na língua

· Expandir o vocabulário e as expressões idiomáticas dos estudantes através de diálogos e cenas e músicas dos filmes.

· Preparar atividades interativas e fazer uso da prática e inclusão. 

· Despertar no aluno a essência da produção de texto ou recontos na preparação do roteiro.

·   Instigar a participação, o envolvimento em debate, na reflexão nas aulas de religião especificamente, promovendo o senso crítico e a reflexão interna.

·   Proporcionar atividades diferenciadas e motivadoras, como as atividades interativas direcionadas a inclusão.

· Motivar o uso  com atividades digitais como: Inteligência Artificial e Chat gpt

·   Desenvolver a compreensão auditiva dos alunos por meio da exibição de filmes em inglês.

·  Estimular a discussão e a análise crítica sobre os temas abordados nos filmes selecionados.

·  Promover atividades de escrita criativa relacionadas às histórias dos filmes.

·  Incentivar a colaboração entre os alunos por meio de trabalhos em grupo e debates.

·  Motivar o aluno a criatividade no uso da reciclagem de cenários e figurinos.

·  Proporcionar a interação social.

Nenhum comentário:

Postar um comentário