segunda-feira, 10 de outubro de 2016

ATIVIDADES LÚDICAS COM JORNAL


  
Dinamizar seu material com uma caixa contendo diversidade de letras.
Servirá para construir palavras, frases e textos.


LEIA MAIS


As patas do animal podem está correspondente a uma noticia que esteja no seu interior.




Com essa salada de frutas, você pode fazer salada de textos, substituindo as frutas por gêneros textuais.  E em seguida  dinamizar as perguntas.
Também pode ser salada de palavras.  Onde estará trabalhando as sílabas.



Use o jornal e explore com o mesmo GÊNEROS TEXTUAIS E  TEXTOS.




Ja pensou BOTÃO DA NOTÍCIA. Para cada círculo uma notíca  e se preferir na sequência  um atividade corresponde.



 PALAVRA SECRETA
Para essa atividade o espaço das palavras BOLO, PATO, SOFÁ E VACA  estarão em branco. o Aluno terá que observar os quadrinhos abaixo e deverá pesquisar no jornal uma palavra que tenha duas silabas. E assim poderá ampliar  sua quantidade.
 Somente depois de pesquisada você poderá trabalhar seus sgnificados, ja que as palavras  ainda serão descobertas.



A NOTICIA QUE QUEBRA CABEÇA
Apostando nesta jogo você poderá criar outro, como Quebra cabeça  de caixas,
1- Pesquise seu texto, ( VERBAL OU NÃO VERBAL)
2- Pesquise gravuras que estejam de acordo ao seu texto
3- Neste lado uma frase que seja retirada do texto
4- Neste outro lado você poderá fazer referência a algum conteudo
5 - Aqui você poderá colocar a que gênero possui o texto
6 -  Refernciar ao mundo - Local onde aconteça o texto escolhido.
Varias caixas para que possam ser montadas assim cada intenção com diversos textos





Exlpore a Noticia em Varal.



A notícia enforcada

A forca pode ser também as palavras retiradas do jornal. Fazendo referêncial com noticias atraves de cada desenho. Assim poderá explorar na forcas Titulos de notìcias.




A NOTÍCIA SURPRESA.

LEVE DIVERSOS TEXTOS DENTRO DA CAIXA E, SE POSSÍVEL, OBJETOS FAZENDO REFÊNCIA AOS MESMOS.
1 - Se tirar o objeto o aluno irá criar na ora uma notícia
2- Se tirar a notícia o aluno irá explorar a leitura, obedecendo bem a oralidade de uma notícia, propaganda, anúncio, convites.... Como preferir.


A loteria da notícia na ponta da sílaba.
No espaço onde estão as palavras, sapo, peixe, àrvore e demais. Deverá esta em branco para que o aluno pesquise suas palavras em seguida colar. Já no espaço onde Reinos o professor deverá escrever MONOSSILABA - DISSILABA- TRISSILABA- POLISSILABA
Depois de pesquisado o aluno terá o uso de nova palavra e irá descobrir a quantidade de cada.




 A notícia intrusa

No lugar dos numerais irão esta frases retiradas do texto que irá está colado no tronco da árvore. Mas terá que ter uma frase que não tenha nada haver. Será então a intrusa.  Explorar o máximo em ourtos.

atividades com JORNAL

ATIVIDADES

1- Recriando jornais: 
A proposta é que os alunos criem seus jornais. Com base nos exemplares que eles utilizam em sala, cada aluno ou grupo de estudantes monta suas páginas com recortes de imagens e notícias, e complementam com seus próprios textos. Dá liberdade aos alunos para elaborarem esse trabalho da forma que desejarem. Por exemplo, se um grupo quiser criar seu jornal só com notícias esportivas, sem problemas. A intenção é tornar a atividade o mais agradável possível.

Resultados
A ideia de trabalhar o jornal recriando-o ajuda o aluno a desenvolver a leitura e a interpretação e a criatividade.

--------------------------------------------------------------------------------------------------
2- Brincadeiras com jornal

Depois de explorar as informações do jornal, seus estilos de texto e suas possibilidades criativas, a turma mais nova pode brincar com jornal. Basta usar a imaginação!

Os trabalhos são inúmeros e variados. Dobraduras, bola de jornal, barquinho de papel, pintura e montagem de cortina de jornal, pipa, peteca, chapéu de soldado, gira-gira, leitura e exploração do impresso e construção do jornal de notícias da escola, são alguns exemplos das atividades que podem ser desenvolvidas pelas professoras com os pequenos.

O objetivo principal é demonstrar às crianças a utilidade do jornal como fonte de informação e entretenimento. E também estimular o desenvolvimento psicomotor e o processo ensino-aprendizagem por meio de um recurso alternativo, trabalhar a contação de história de forma lúdica e estimular a criatividade.

Resultado
O jornal possibilita um contato com o mundo da escrita e leitura por meio das notícias lidas e comentadas por elas. Além de ser variado e rico enquanto recurso pedagógico, pois é utilizado como estímulo para a realização de atividades diversas.

Um outro aspecto diz respeito às imagens do veículo. Elas garantiram que estimulam a imaginação e criatividade, o levantamento de hipóteses e a curiosidade, o que impulsiona o aprender agradável, natural e espontâneo. “É importante ressaltar que, antes de serem entregues à criança, essas imagens devem passar por uma análise”.


---------------------------------------------------------------------------------------
3- Jornal falado
Usar o Jornal para estimular a leitura e a expressão oral dos alunos a partir de atividades como o Jornal Falado. 

Metodologia e Objetivo:
Divida a turma em grupos. Cada aluno do grupo escolhe uma notícia e faz apresentação como um noticiário de tevê ou rádio, destacando a ideia central da notícia, onde aconteceu, como e quando. Pode ser utilizado a criatividade dramatizando a notícia, colocando sua opinião pessoal, falando sobre a importância da notícia, ou aspecto negativo.

Objetivos: 
• Incentivar os alunos na leitura, já que os mesmos escolheram as notícias de sua preferência.
• Valorizar a participação dos mesmos.
• Incentivar os alunos a se expressar oralmente.
• Estabelecer relações no trabalho cooperativo.
• Confeccionar cartazes das notícias trabalhadas. 

-----------------------------------------------------------------------------
4- Conscientização sobre o trânsito através do jornal
O jornal pode ser trabalhado como fonte de conscientização sobre os perigos do trânsito e estimular a criatividade dos alunos.

Metodologia e Objetivos:
O trabalho foi realizado a partir de uma notícia publicada no jornal, reatando os fatos sobre: “Colisões”. A partir do fato, pedir aos alunos que citem as causas para o aumento dos acidentes e possíveis soluções listando todas as informações no quadro. Em seguida solicitar aos alunos que escrevam uma letra de rap alertando motoristas e os motociclistas sobre os perigos da imprudência no trânsito com mensagens de proteção de sua vida e dos outros.
Produzindo uma charge.

--------------------------------------------------------------------------------------------
5- Desenvolver uma atividade de criação de charge com seus alunos.
A atividade deve ser desenvolvida com a leitura de imagens e a linguagem audiovisual, abordando o uso da foto e gráficos, charges e tirinhas no jornal; sua utilização e função no jornal diário.

Atividade “Produzindo uma Charge”

A charge é uma forma de comunicação que explora a interpretação de imagens, de detalhes, de breves mensagens, do senso de humor e do senso crítico, estimulando o raciocínio e a capacidade de ler na entrelinhas. “A charge está diretamente relacionada a assuntos atuais, de interesse coletivo, e exige que os alunos estejam bem informados. Para isso, devem ler atentamente as notícias que estão no Jornal e usá-las como base para a produção da charge”.

Para o desenvolvimento sucedido da tarefa os alunos pesquisam sobre o assunto, buscando informações em dicionários e observando os modelos de charges nos jornais recebidos anteriormente e em livros didáticos, para poder entender como funciona e qual a função dela no jornalismo diário. Depois deste estudo todos fazer uma interpretação oral e produzir sua própria charge.

------------------------------------------------------------------------------------
6- Conhecendo e escrevendo uma notícia

Objetivos: Conhecer e identificar elementos essenciais da notícia e produzir uma notícia inédita.
 
Oficina 1
Metodologia:
1. Em grupos, os alunos deverão escolher uma notícia de jornal.
2. Um aluno deverá ler para toda turma a notícia escolhida por seu grupo.
3. Exposição dos textos escolhidos 

Oficina 2 
1. Os alunos (em grupo) deverão identificar na notícia escolhida os seguintes elementos: personagem, fato, local (onde, quando, como)
2. Eles deverão selecioná-los (sublinhando/ recortando) e guardá-los para o próximo módulo 

Oficina 3
1. Montar uma nova notícia a partir dos recortes da oficina anterior
2. Exposição das notícias criadas 

Produção Final – criar uma notícia inédita a partir dos elementos identificados nos módulos desenvolvidos. 

-----------------------------------------------------------------------------------
7- Jornal e humor

O riso necessita sempre do eco: o cômico, muitas vezes, não obtém o mesmo efeito, se não é compartilhado. Não desfrutamos da mesma maneira da piada quando estamos sós e em grupo. Mesmo a recepção da piada que se produz em situação de isolamento sempre se faz na presença de outros participantes imaginários. Por isso a maioria das pessoas não resiste à tentação de repassar o texto humorístico que achou engraçado. O riso exige cumplicidade e se produz na interação com o outro.

Recurso das Piadas 
Ambiguidade: As piadas usam e abusam das ambiguidades dos múltiplos sentidos que uma expressão ou palavra pode adquirir em determinadas situações. 

Exagero: Especialmente quando é inesperado, o exagero, por exemplo, pode ser um recurso cômico. 

Mal-entendido: Sempre que a situação possa ser compreendida com mais de um sentido, há um mal-entendido. Se algum personagem só conhece um aspecto do caso, confunde-se e atua conforme o que sabe, o resultado pode ser uma situação cômica. 

A ideia é formar uma oficina de piadistas. Seguem algumas sugestões para ajudá-lo na atividade:

1. Em grupo, pedir aos alunos que escolham uma ‘notícia’ do jornal do dia e inventar uma piada a partir dos fatos ali noticiados;
2. Comente o texto criado pelo grupo e compartilhe os recursos empregados para a transformação da situação trágica em cômica;
3. Oriente os alunos a criarem piadas nas quais as frases, de sentido figurado, sejam entendidas literalmente.

-----------------------------------------------------------------------------------------
8- Trabalhando com Manchetes

Objetivos:
Trabalhar manchetes e suas características e os sentimentos que elas despertam no leitor; questionar o conteúdo de uma manchete e verificar se os sentimentos permanecem os mesmos; refletir, através de questionamento, o conteúdo da manchete. 
Relatar o que é uma manchete e qual a sua função dentro do jornal; 
Selecionar as manchetes que vão ser utilizadas; 
Dividir a turma em equipes, os alunos colocam as manchetes em sulfites e registram os sentimentos para montar um painel na sala; 

Questionar despertando a criticidade dos alunos para que os mesmos façam um paralelo entre o que a manchete indica e a realidade que eles vivenciam nos bairros e na cidade como um todo.

Dinâmicas com jornal

Dinâmica: As várias formas de noticiar
 Objetivos:
 – Treinar o vocabulário dos alunos
– Instigar a imaginação das crianças
– Apresentar as várias formas de se abordar um fato
 Passos:
 a)Dividir a turma em dois grupos.
b)Apresentar uma manchete e pedir para que os grupos a contem de formasdiferentes.Os grupos competirão entre si como se fosse uma brincadeira de “batata quente”
d)Quem não conseguir mais formar frases, perde o jogo.
 Exemplo:
Notícia dada pelo professor:Juiz Nicolau é preso novamente
 Grupo A
Juiz Nicolau é preso outra vez
 Grupo B
Mais uma vez a polícia prende o juiz Nicolau
 Grupo A
Polícia prende o juiz Nicolau de novo
 Grupo B
Juiz Nicolau vai outra vez para a cadeia
 Grupo A
Juiz Nicolau está novamente atrás das grades
 Grupo B
Não consegue mais formar frases e perde a brincadeira
2)Dinâmica: Trabalhando com notícias e propagandas
 Objetivos:
 – Trabalhar a imaginação do aluno
– Apresentar as diferenças entre reportagens e propagandas
– Trabalhar a linguagem escrita e falada
– Trabalhar a capacidade de registrar fatos relatados
 Passos:
a)Professora começa uma história e a turma continua.
b)Depois da história pronta,a professora divide a turma em grupos e cada um produz ou uma notícia,ou uma propaganda sobre a historinha.
 Exemplo:
Professora:
Era uma vez um menino que tinha medo do escuro
Aluno 1
Um dia ele resolveu dormir de luz apagada
Aluno 2
E a porta se abriu
Aluno 3
Ele ficou com medo
Aluno 4
E um alarme disparou
Aluno 5
E quando a luz se acendeu, o menino havia desaparecido…
 A partir desta história formada um grupo pode fazer uma propaganda sobre alarmes e o outro uma reportagem sobre um menino que desaparece misteriosamente no escuro.

3)Dinâmica:Trabalhando com os diferentes tipos de caderno
 Objetivos:
– Diferenciar os diversos tipos de caderno do jornal
– Trabalhar a capacidade criativa da criança
– Incentivar a interação do aluno com o jornalismo impresso
– Conduzir a criança à leitura
– Trabalhar a capacidade de escrita
 Passos
a)Distribuir reportagens para os alunos
b)Os alunos que receberem reportagens do caderno “Artes” formarão umgrupo.Os que receberam matérias do caderno “Brasil” formarão outro grupo e assim sucessivamente.Cabe aos estudantes reconhecerem o caderno do qual provém a notícia para que possam procurar os integrantes da sua “turma”.
c)Após discutirem as matérias no grupo,cada um destes escolherá a mais interessante das notícias para relatarem para o restante da sala.
d)Além da apresentação,cada grupo deverá escrever um texto jornalístico sobre o que apresentou.
e)Ao final,o professor deverá recolher todos estes textos e montar um pequeno jornal da turma,com secções diversificadas como um jornal de verdade.
O USO DO JORNAL EM SALA DE AULA
O jornal é um importante veículo de comunicação, que pode ser utilizado em sala de aula para desenvolver na criança o seu lado crítico, consciente e reflexivo.
O jornal permite não somente a leitura da palavra, mas também a leitura do mundo, através da grande variedade de informações nele contidas.
A utilização didática do jornal proporciona à criança, um tipo de comunicação pública, rápida, verdadeira e atual.
O jornal noticia fatos, apresenta crônicas, comentários, informa e anuncia, sendo uma atividade muito rica, da qual o professor poderá lançar mão em suas aulas.


COMO TRABALHAR COM O JORNAL
Apresentar o jornal para os alunos comentando:

- Nome do jornal, data, formato e numeração das páginas;

- Mostrar quantos cadernos possui e cada seção: notícias, esportes, cultura (cinema, teatro, música, TV), anúncios, etc;

- Pedir que falem sobre a seção de esportes, quais os esportes que estão sendo notícia no jornal, clubes de futebol, etc;

- Mostrar no jornal notícias locais, do País e internacionais;

Mostrar e ler para as crianças o que é uma reportagem (a reportagem deverá ser algo de interesse dos alunos);

Mostrar e comentar uma manchete de jornal;

Explicar que manchete é a notícia principal da primeira página de jornal com um assunto atual;

Mostrar a seção de anúncios, perguntando sobre a sua utilidade

COMO TRABALHAR COM NOTÍCIAS JORNALÍSTICAS

Dividir a turma em grupos, dando a cada um, temas para elaborarem um trabalho através de comentários, debates, recortes, murais, cartazes;

Selecionar noticias, reportagens, artigos em vários jornais e revistas sobre um assunto previamente determinado. Os alunos apresentarão este trabalho dando suas opiniões em grupos ou individualmente, ficando a critério do professor;
Apresentar aos alunos, uma foto de jornal ou revista e pedir que escrevam uma reportagem baseada no que a imagem está lhe “dizendo”. Depois, cada um lerá a sua reportagem. Os próprios alunos poderão também escolher a foto e escrever a sua reportagem;

Selecionar notícias relacionadas ao meio-ambiente e consequências da sua não preservação.

“REPORTECA”

Este tipo de atividade exige do aluno uma pesquisa de notícias em jornais e revistas.

Cada semana, uma turma de alunos fica encarregada de apresentar a “Reporteca”.

Sugerir que os alunos pesquisem notícias cujo conteúdo esteja relacionado a assuntos do momento, projetos de trabalho, temas ecológicos: defesa do meio ambiente, poluição, desmatamento, queimadas e etc.

COMO FAZER UMA REPORTECA

Os alunos recortam reportagens ou artigos de jornais ou revistas.

Colam o material pesquisado em uma folha de papel e, ao lado, elaboram o texto da nova reportagem com suas palavras, considerando o tema central (reescrita).
Cada aluno apresenta a noticia pesquisada, lendo-a para os colegas.

Pode-se também propor um concurso, escolhendo as melhores notícias através de votação ou de um júri.

RELATANDO UMA NOTÍCIA DE JORNAL

Os alunos pesquisam em casa ou o professor oferece vários jornais para pesquisarem na sala de aula.

Cada aluno escolhe e recorta a notícia que achou mais interessante.

Depois da notícia lida, o aluno poderá fazer o relato oral da notícia, ou então escrever a notícia e ler depois para os colegas (reescrita).

VAMOS FAZER UM JORNALZINHO?
Objetivos:

Dar oportunidade ao aluno de redigir uma notícia;

Fazer a criança perceber a utilidade da escrita;

Formar o aluno atento aos fatos da atualidade;

Ampliar os interesse e conhecimentos das crianças;

Levar a criança a se interessar pela leitura e produção de notícias;

Perceber a importância de todos na elaboração e montagem de um jornal.

Atividades
Para motivar a criação na sala de aula, é feita com as crianças uma conversa para se perceber os conhecimentos que elas têm sobre um jornal, para que serve, como é sua elaboração, etc.

O professor poderá também iniciar esta atividade, levando um jornal para a sala de aula, mostrando as manchetes e lendo algumas, mostrando as seções e etc.

Após bem explorado o assunto, é perguntado aos alunos o que acham da idéia de se fazer um jornalzinho da sala.
Primeiramente, deve-se fazer a escolha do nome, com todos dando sugestões e fazendo a escolha por meio de votação.

As seções deverão também ser escolhidas pelas crianças.

Exemplo: desenhos, adivinhações, notícias dos alunos, parabéns pra você, poesias, músicas, etc.


Para a seção de adivinhações, elas podem ser pesquisadas ou inventadas por eles;

As notícias dos alunos devem ser coletadas sobre o cotidiano em suas casas ou acontecimentos em sala de aula;
Na seção “Parabéns pra você”, as crianças podem fazer um desenho de um bolo ou vela e depois escrevem os nomes dos aniversariantes do mês;

Nas seções de músicas e poesias, elas poderão escrever poesias e letras de músicas que mais gostam;

O jornalzinho da sala poderá ser mensal, fazendo-se um rodízio entre os participantes a cada mês.

IMPRIMIR OS TRABALHOS É UMA ATIVIDADE SEDUTORA E BASTANTE DIDÁTICA
Se não for possível imprimir o jornal, que seja feito a mão;

Os alunos poderão utilizar também o mimeógrafo, xerox, computador;

Essa atividade será feita através de textos escritos livremente, a partir de entrevistas, pesquisas, aulas-passeio.

Todos devem participar, pois é uma criação coletiva, envolvendo todos da sala de aula.

JORNAL VARAL

Os textos escritos e ilustrações são elaborados pelos alunos e afixados em barbantes esticados em cantos de salas, corredores da escola, ou pontos estratégicos;

O Jornal Varal possibilita afixar as notícias em constante atualização;

Os textos elaborados pelos alunos são produto da espontaneidade entre eles, que se apressam a escrever o que tem vontade;

O professor não deverá interferir na escrita das notícias;

As mensagens não deverão ser extensas e de fácil leitura.

JORNAL CIRCULANTE

Este tipo de jornal é manuscrito, usando-se o estêncil ou fazendo-se as cópias xerocadas;

É necessário que os alunos que forem escrever as notícias tenham letra legível e de bom tamanho;

Poderá ser ilustrado com desenhos e gravuras;

Este tipo de jornal tem um alcance maior do que o Jornal Mural, porque são vários exemplares que são lidos na sala, na escola e fora dela.

Este tipo de jornal é mais fácil de ser elaborado, servindo também como motivação para a escrita.

JORNAL MURAL

Os próprios alunos escolhem o nome do Jornal Mural;

No Jornal Mural, os artigos poderão ser manuscritos ou datilografados e afixados num local bem visível ao lado do quadro-de-giz, na porta da sala, do lado de fora, etc.

Os artigos devem ser colocados em folha de cartolina, madeira, isopor ou papelão.

O Jornal Mural deve ser semanal, sendo que a cada semana, um grupo de alunos ficará responsável por ele.

O Jornal Mural deverá ter seções variadas de interesse dos alunos, podendo ser sugeridos por eles: fatos interessantes, casos, quadrinhas, mexericos, humorismo, visitas importantes, poemas, adivinhas.

Grupos de alunos serão responsáveis pelas seções do Jornal Mural.

RELATANDO EXPERIÊNCIAS
Pedir que os alunos relatem experiências vividas através da televisão, rádio, jornais e revistas.

Comentar com os alunos sobre programas preferidos de televisão e rádio, com comentários, críticas e elogios dos mesmos.

Promover um IBOPE através de votação do melhor e do pior programa de televisão.

Pedir opiniões por que é o “melhor” e o “pior”.

Fazer uma pesquisa elegendo os melhores artistas, o mais bonito, mais talentoso, mais engraçado, etc.

Perguntar se já observaram os letreiros antes e depois de cada programação, para verem quantas pessoas são envolvidas na produção: diretores, artistas, sonoplastas, etc.

Dividir a turma em grupos, para que cada um elabore uma apresentação nos moldes da TV:

- noticiário - documentário
- novela - programa humorístico
- musical - programa infantil
- outros sugeridos pelas crianças

Que pesquisem também sobre as transmissões de TV para vários países através da TV a cabo.

TRABALHANDO NOTÍCIAS EM GRUPO
Forme um grupinho de 4 a 6 alunos.
Escolham um destes temas e pesquisem em jornais e revistas:
-Notícias sobre acidentes de trânsito.
-Notícias sobre esportes.
-Notícias sobre músicas e cantores.
-Notícias internacionais.
-Notícias sociais.
-Notícias sobre políticas
-Notícias sobre assuntos de seu interesse.

Com as notícias pesquisadas, elaborem um cartaz ou painel e coloquem na sala.
Escolham as notícias que vocês acharem mais interessantes e relatem oralmente para os seus colegas.

PRODUZINDO UMA NOTÍCIA

Combinar com os alunos que à cada dia da semana, 2 ou 3 crianças irão trazer de casa uma notícia ouvida na televisão.

O aluno deverá trazer a notícia já escrita para ser lida e afixada no mural “Cantinho da TV”.

A notícia deverá ser afixada no início da aula.

O professor deverá deixar os alunos comentarem a notícia e dar opiniões a respeito.

Depois será escolhida a melhor notícia dentre as apresentadas

VANTAGENS DA IMPRENSA ESCOLAR

Aprendizagem da ortografia e analise de palavras e frases ao mesmo tempo.

Desenvolver o sentido crítico.

Desenvolver a estética e a influência para se criarem reportagens.

O jornal poderá ser feito também no mimeógrafo com as crianças participando na elaboração dos desenhos e demais notícias utilizando-se do estêncil.

A próxima etapa é organizar e grampear os jornais. Esta atividade deve envolver todas as crianças, pois todos participam na elaboração e feitura do jornal.

Depois, o jornal poderá ser “lido” tanto na sala, quanto em casa para os pais.
 
 
 



 

15 DICAS PARA TRABALHAR JORNAL NA SALA DE AULA



1. ESCOLHA SEU DESENHO
* Objetivo: Desenvolver a habilidade motora fina Ao distribuir o jornal, o professor escolherá um texto do jornal para ler para a turma. Depois, fará perguntas sobre o texto para que os alunos respondam oralmente. Em seguida, pedirá que observem as ilustrações presentes no jornal e escolham a que gostariam de pintar (eventualmente podem pintar todas as ilustrações).
* Atividade voltada mais especificamente para os alunos que ainda estão em processo de alfabetização
 
2. CAÇA-PALAVRAS
 * Objetivos: - Identificar palavras - Decodificar palavras O professor distribuirá o jornal para toda a turma e destinará um tempo para sua leitura. Em seguida, dividirá a turma em dois grupos (todos com o jornal escolar) e solicitará que um dos grupos diga para o grupo oposto uma palavra e o texto no qual ela se encontra. Os alunos do outro grupo deverão procurar e identificar a palavra no texto indicado. Depois o professor irá explorar junto com os alunos a quantidade de sílaba dessas palavras, a letra inicial e final. Variação: a professora escreve várias palavras no quadro e pede que os alunos encontrem no jornal essas mesmas palavras.
* Atividade voltada mais especificamente para os alunos que ainda estão em processo de alfabetização
 
3. PALAVRAS QUE RIMAM
* Objetivos: - Compreender o texto - Perceber os sons das palavras A
O professor distribuirá o jornal para a turma e lerá um texto que seja do centro de interesse dos alunos. Nesse momento, deverá ser solicitado que os alunos acompanhem a leitura do professor. Depois, o professor realizará perguntas sobre o texto para que os alunos respondam oralmente. Em seguida, selecionará uma palavra do texto lido, escreverá na lousa e pedirá que os alunos leiam-na e digam palavras que rimem com ela. À medida que forem falando, o professor irá anotando na lousa.
* Atividade voltada mais especificamente para os alunos que ainda estão em processo de alfabetização
 
 4- REVISÃO DE TEXTO
Objetivos: - Permitir uma interlocução entre o escritor e o leitor - Possibilitar a revisão de texto - Desenvolver o senso de cooperação O professor irá selecionar, junto com os alunos, um texto do jornal para fazer uma revisão coletiva. Após a escolha, seguem os seguintes passos:
 
1. O professor irá escrever na lousa as seguintes perguntas: - As ideias expostas no texto estão claras? - Falta alguma informação? - O que agregariam? - O que retirariam? 2. Orientar os alunos a relerem o texto escolhido atentos para as perguntas exposta ou o próprio professor realiza a leitura. Depois irão coletivamente sugerir algumas mudanças no texto do colega. Essas sugestões deverão ser feitas a partir das respostas dadas às perguntas escritas na lousa. Por último, a professora ou um aluuno será o escriba da reescrita do texto a partir das sugestões dadas.
 
 5- DRAMATIZAÇÃO
Objetivos: - Utilizar a linguagem corporal e oral para expressar ideias - Utilizar a linguagem escrita para expressar ideias O professor dividirá a turma em grupos e solicitará que cada um deles escolha um texto do jornal para realizar uma dramatização. Caso aconteça de mais de um grupo escolher o mesmo texto, sugere-se que se faça um 6 sorteio. Depois, o professor destinará um tempo para que os grupos possam ensaiar e em seguida realizarem a apresentação. Pode-se sugerir aos grupos que façam dramatizações de telejornais ou de rádio. Após cada apresentação os ouvintes terão que escrever no seu caderno um pequeno texto falando do que se tratava o texto dramatizado. Obs.: Como essa atividade é extensa, poderá ser realizada em dois dias.
 
6- CLASSIFICAÇÃO DE GÊNEROS TEXTUAIS
Objetivos: - Identificar os diversos gêneros textuais que circulam socialmente, suas funcionalidades e estruturas - Desenvolver o senso de cooperação Após a leitura do jornal, o professor dividirá a turma em grupos e direcionará para cada grupo alguns textos do jornal lido. É importante que cada grupo fique com um número igual de textos. Depois dessa distribuição o professor convidará os alunos a participarem de uma brincadeira, em que terão que classificar os textos de acordo com o seu gênero (bilhete, carta, receita, conto, artigo de opinião etc.). O grupo que primeiro terminar a classificação de forma correta ganhará.
 
 7- EU GOSTEI MAIS DE...
Objetivos: - Perceber as diversas intenções de leitura - Utilizar a linguagem gráfica para expressar opinião - Trabalhar a construção e leitura de gráficos.
O professor distribuirá o jornal escolar para os alunos e lançará a seguinte pergunta: “Para que ler o jornal?”. Anotará na lousa as intenções ditas pelos alunos. Depois, dará um tempo para que os alunos leiam o jornal. Após o tempo de leitura, será pedido que marquem o texto que mais gostaram e façam numa folha uma ilustração sobre ele. Depois de coletar todos os desenhos, o professor, junto com os alunos, deverá montar um painel ou um varal com o jornal lido e os desenhos feitos pelos alunos. Para valorizar ainda mais o trabalho dos alunos e divulgar o jornal para os alunos das outras séries e visitantes, esse varal poderá ser exposto em um espaço fora da sala de aula. Na aula de matemática, o professor poderá aproveitar para solicitar que os alunos façam um levantamento de quantas vezes cada texto foi escolhido e depois realizarem um gráfico a partir dessa informa
 
Entendendo-se que a leitura precisa ter sentido para o aluno, a indagação “Ler este texto para quê?”precisa ser objeto de reflexão em sala de aula. Ao fazer essa pergunta, o professor levará os alunos a perceberem não só as diversas intenções que está “por trás” dos textos lidos, como também o fato de que diferentes intenções implicam diferentes formas de escrever, diferentes gêneros textuais” (Pró-Letramento, fascículo complementar – Alfabetização e Linguagem, pág.24). 8. ISSO
 
8- ME INTERESSA!
Objetivos: - Desenvolver a percepção crítica e autônoma
                  - Utilizar a linguagem oral para expressar opinião.
Depois de distribuir o jornal escolar para os alunos e solicitar que o leiam, o professor deverá expor na lousa a legenda abaixo: Pouco interessante Interessante Muito interessante Em seguida, solicitar que cada aluno escolha e marque três textos do jornal de acordo com a legenda exposta na lousa. Por último, dividir os alunos em grupos para conversarem sobre as suas escolhas e classificações pessoais.
 
 9- DESCUBRA A FRASE FALSA
Objetivos: - Desenvolver a capacidade de sintetizar
                 - Compreender frases e textos.
O professor distribuirá o jornal para os alunos e solicitará que leiam e escolham um texto para relerem e escreverem em um papel três frases com informações sobre esse texto. Em seguida, os alunos incluirão uma frase falsa que não traz informação sobre texto. Os alunos trocarão seus registros entre si. Depois, os alunos serão orientados a procurarem no jornal qual o texto que combina com as frases que recebeu e identificar qual das quatro frases é a falsa, ou seja, que não tem relação com o texto.
 
 
 10- CONCURSO DE MELHOR TEXTO
 
Objetivos: - Desenvolver senso moral
                  - Compreender textos - Expressar e defender pontos de vista
                  - Utilizar a linguagem oral para expressar opinião Solicitar para a turma que realize a leitura do jornal.
Depois, o professor irá dividir os alunos em grupos e solicitará que cada grupo escolha o melhor texto e a melhor ilustração. Para essa escolha eles deverão escrever uma justificativa. Por último, os grupos apresentam o texto escolhido e a justificativa, iniciando, assim, uma discussão sobre os critérios de avaliação das justificativas.
 
 11- JORNAL – FONTE DE PESQUISA
Objetivos: - Compreender textos
                 - Saber utilizar diferentes fontes de informação para adquirir e construir conhecimentos
Os professores orientam os alunos a pesquisarem nos jornais já editados informações relativas ao assunto que estejam estudando.
 
12- ENTREVISTA Objetivos: - Compreender textos
                          - Expressar e defender pontos de vista
                          - Compreender a funcionalidade e estrutura de uma entrevista
                         - Utilizar a linguagem escrita para expressar ideias O professor solicitará que os alunos leiam o jornal e individualmente escolham a matéria que acharam mais interessante. Em seguida, cada aluno irá dizer a matéria que escolheu. Depois de eleita a matéria mais interessante, o professor irá propor uma leitura coletiva e uma discussão sobre ela, não deixando de ressaltar o nome de quem escreveu. Após esse momento, a turma deverá ser dividida em grupos para prepararem uma entrevista a ser realizada com o autor da matéria escolhida. Para isso, o professor fará as devidas orientações, como:
 
Entregar para cada grupo uma entrevista para que leiam e discutam qual a finalidade de uma entrevista e como ela se estrutura;
 Solicitar que cada grupo elabore duas perguntas para serem feitas para o autor da matéria escolhida. Depois socializarão as perguntas para verificarem se não tem repetidas e para melhorarem caso seja necessário;
 Convidar o autor da matéria para ir até a sala e cada grupo realiza as perguntas (pode usar gravador);
 A turma transcreve a entrevista e escolhe os trechos mais importantes para ser publicado na próxima edição do jornal. OBS.: Por se tratar de uma atividade extensa, o professor pode realizá-la em dois dias.
 
 
13- A QUAL TEXTO PERTENCE ESSE TÍTULO?
Objetivos: - Compreender textos
                 - Criar títulos
                 - Desenvolver o senso de cooperação.
Após a leitura do jornal, o professor dividirá a turma em trios e solicitará que cada trio escolha um texto do jornal para relerem, discutirem e escolherem um novo título para ele. Depois desse momento, cada trio irá dizer o título que criou e os outros grupos terão que adivinhar a qual texto ele se refere. O trio que conseguir acertar mais ganhará.
 
 14- LEITURA DIVERTIDA
Objetivos: - Desenvolver a leitura fluente
                - Compreender textos
O professor dividirá a turma em grupos e pedirá que cada grupo escolha um texto do jornal. Depois entregará para cada grupo uma tarjeta com uma das estratégias abaixo:
 
LEITURA EM CONJUNTO: Nesta leitura, cada membro do grupo escolhe uma parte do texto que gostaria de ler. Depois ensaiam a leitura do texto com cada um lendo a sua parte na seqüência.
LEITURA REFRÃO: Nesta estratégia de leitura, o grupo escolherá uma 10 palavra, um parágrafo ou estrofe para ser lida como refrão. Depois combinam de um membro do grupo ler a maioria do texto e os outros lerem o refrão escolhido em segmentos chaves do texto.
 
LEITURA CHAMADA E RESPOSTA: Nesta leitura, um membro do grupo lê uma linha e os outros respondem, lendo a linha seguinte.
 
LEITURA DE RÁDIO: Nesta leitura, o grupo irá praticar a leitura do texto com o máximo de expressividade como se fossem profissionais de rádio ou televisão. Sugestão: Providencie um falso microfone sobre um suporte seja para que os alunos leiam interpretando um profissional de rádio.
 
LEITURA CANTADA: Nesta leitura o grupo combina um ritmo para ler o texto cantando.
 
Depois que o professor entregar as estratégias para os grupos, solicitará que ensaiem a leitura do texto escolhido de acordo com a estratégia recebida e elaborem uma pergunta de compreensão sobre o texto para ser lançada para a turma. Em seguida, cada grupo fará a apresentação da leitura do texto e logo em seguida, lançam a pergunta de compreensão para que os grupos respondam oralmente.
 
15- EM BUSCA DO SIGNIFICADO
Objetivo: Ampliar vocabulário
 
O professor entregará o jornal escolar para cada aluno e dividirá a turma em grupo. Depois, indicará um texto do jornal a cada grupo para que leiam, discutam e circulem todas as palavras que consideram difíceis de se extrair o significado. Em seguida, cada grupo anota os vários significados possíveis para cada palavra circulada. Depois, voltam ao texto para discutirem qual dos significados mais se aproxima do contexto; na sequência, todos irão pesquisar no dicionário para validar suas hipóteses e anotarão no caderno.

IMPORTÂNCIA DO JORNAL


IMPORTÂNCIA DO JORNAL
Para aluno e professor

O QUE O JORNAL É PARA O ALUNO

 A relação entre seus próprios conhecimentos e suas experiências com o conteúdo das notícias;
 A percepção global e crítica da realidade que o cerca (fatos locais, nacionais, mundiais);
 A aquisição e construção de novos conhecimentos e consequentes formação de conceitos;
 Ensina a pensar de modo crítico sobre o que lê, e analisar a realidade social e sua própria participação na sociedade;
 Exercício contínuo de expressão verbal e escrita.


O QUE O JORNAL É PARA O PROFESSOR

Um excelente apoio didático-pedagógico interdisciplinar;
 Um instrumento que pode ser usado para uma nova proposta pedagógica da escola, já que envolve todas as áreas de conhecimento;
 Um recurso sempre atualizado com as últimas informações sobre o país, o mundo;
 Uma via para encurtar as distâncias entre a sua proposta e os livros didáticos, algumas vezes distantes da realidade;
 Uma possibilidade de transformar a escola em um processo democrático, uma vez que oportuniza um trabalho que integra a família, a comunidade e a sociedade;
 Um meio que permite ver, projetar e analisar a realidade social e o próprio educando;
 Um recurso que colabora com a formação continuada de alunos e professores.
 
COMO CONSTRUIR UM PENSAMENTO
 
 Identificar, relacionar, combinar, comparar, selecionar, ordenar, classificar;
 Induzir e deduzir;
 Levantar hipóteses e verificá-las;
 Codificar e esquematizar;
 Reproduzir, transformar, transpor conhecimentos, criar;
 Conceituar;
 Memorizar, reaplicar conhecimentos.