segunda-feira, 10 de outubro de 2016

DICAS COM JORNAL

 

O jornal ajuda os alunos a desenvolver autonomia e também estimula o espírito crítico referente a construção da nossa sociedade por meio da reflexão das notícias lidas. É um material maravilhoso”.

O uso do jornal em sala de aula indica um novo contorno do pensar e agir por meio da leitura e da manipulação do jornal na escola. Permite, principalmente para novos leitores, a chance de acesso ao recurso jornal, como um estímulo ao prazer de ler, vincula a realidade social e a natural concepção de alternativas para demonstração de atitudes cidadãs, por parte dos leitores, diante das informações por ele veiculadas. Consiste em promover, nas salas de aula, a leitura com mais prazer, com o manuseio de jornais do dia ou de dias anteriores.
A ideia de utilizar o jornal como um instrumento pedagógico e levá-lo para dentro da sala de aula transforma-o em uma ferramenta prática para a motivação do ensino e forma cidadãos mais informados e participantes.

 
·         Objetivos:

•     Estimular a comunicação e a interação do grupo.
 Fornecer a escola um recurso pedagógico dinâmico, permanentemente atualizado e viável na sala de aula.
·         Promover a leitura crítica do aluno e maior proximidade com o veículo jornal.
·         Promover a utilização do jornal como veículo de formação de cidadania.
·         Incorporar novos conhecimentos via leitura de matérias jornalísticas.
·         Conhecer a estrutura geral de um jornal, como sua divisão em cadernos, seções, colunas, dando-se ênfase especial aos indícios que os marca.
·         Conscientizar os alunos quanto à variedade de informações de jornais.
·         Distinguir notícias de informes utilitários (ou serviços) e publicidade de classificados.
•     Oferecer aos alunos a informação de forma atualizada.
•    Aprimorar a leitura e a interpretação dos assuntos tratados, de forma crítica e reflexiva.

Dinâmica

Os trabalhos são inúmeros e variados. Dobraduras, bola de jornal, barquinho de papel, pintura e montagem de cortina de jornal, pipa, peteca, chapéu de soldado, gira-gira, leitura e exploração do impresso e construção do jornal de notícias da escola, são alguns exemplos das atividades que podem ser desenvolvidas pelas professoras com os pequenos.
O objetivo principal é demonstrar às crianças a utilidade do jornal como fonte de informação e entretenimento. E também estimular o desenvolvimento psicomotor e o processo ensino-aprendizagem por meio de um recurso alternativo, trabalhar a contação de história de forma lúdica e estimular a criatividade.

Resultado

O jornal possibilita um contato com o mundo da escrita e leitura por meio das notícias lidas e comentadas por elas. Além de ser variado e rico enquanto recurso pedagógico, pois é utilizado como estímulo para a realização de atividades diversas.
Um outro aspecto diz respeito às imagens do veículo. Elas garantiram que estimulam a imaginação e criatividade, o levantamento de hipóteses e a curiosidade, o que impulsiona o aprender agradável, natural e espontâneo. “É importante ressaltar que, antes de serem entregues à criança, essas imagens devem passar por uma análise”.
 
DICAS
 
 

 

Conscientização sobre o trânsito através do jornal

O jornal pode trabalhado como fonte de conscientização sobre os perigos do trânsito e estimulou a criatividade dos alunos que criaram raps.

Metodologia e Objetivos:
 
 O trabalho foi realizado a partir de uma notícia publicada no jornal, reatando os fatos sobre: “Colisões”. A partir do fato, pedir aos alunos que citem as causas para o aumento dos acidentes e possíveis soluções listando todas as informações no quadro. Em seguida solicitar aos alunos que escrevam uma letra de rap alertando motoristas e os motociclistas sobre os perigos da imprudência no trânsito com mensagens de proteção de sua vida e dos outros.
 
 

Produzindo uma charge

Desenvolver uma atividade de criação de charge com seus alunos.

     A atividade deve ser desenvolvida com a  leitura de imagens e a linguagem audiovisual, abordando o uso da foto e gráficos, charges e tirinhas no jornal; sua utilização e função no jornal diário.

Atividade “Produzindo uma Charge”

      A charge é uma forma de comunicação que explora a interpretação de imagens, de detalhes, de breves mensagens, do senso de humor e do senso crítico, estimulando o raciocínio e a capacidade de ler na entrelinhas. “A charge está diretamente relacionada a assuntos atuais, de interesse coletivo, e exige que os alunos estejam bem informados. Para isso, devem ler atentamente as notícias que estão no Jornal e usá-las como base para a produção da charge”.
     Para o desenvolvimento sucedido da tarefa os alunos pesquisam sobre o assunto, buscando informações em dicionários e observando os modelos de charges nos jornais recebidos anteriormente e em livros didáticos, para poder entender como funciona e qual a função dela no jornalismo diário. Depois deste estudo todos fazer  uma interpretação oral e produzir sua própria charge.



Jornal falado

Usar o Jornal  para estimular a leitura e a expressão oral dos alunos a partir de atividades como o Jornal Falado. 


Metodologia e Objetivo:

Divida a turma em grupos. Cada aluno do grupo escolhe uma notícia e faz apresentação  como um noticiário de tevê ou rádio, destacando a ideia central da notícia, onde aconteceu, como e quando. Pode ser  utilizado a criatividade dramatizando a notícia, colocando sua opinião pessoal, falando sobre a importância da notícia, ou aspecto negativo.

Objetivos: 

• Incentivar os alunos na  leitura, já que os mesmos escolheram as notícias de sua preferência. 
• Valorizar a participação dos mesmos.
• Incentivar os alunos a se expressar oralmente. 
• Estabelecer relações no trabalho cooperativo.
• Confeccionar cartazes das notícias trabalhadas.


CONHECENDO E ESCREVENDO UMA NOTÍCIA

Objetivos: Conhecer e identificar elementos essenciais da notícia e produzir uma notícia inédita.

MÓDULO

OFICINAS

ATIVIDADES

Módulo 1
Oficina 1
1. Em grupos, os alunos deverão escolher uma notícia de jornal.
2. Um aluno deverá ler para toda turma a notícia escolhida por seu grupo.
3. Exposição dos textos escolhidos
Oficina 2
1. Os alunos (em grupo) deverão identificar na notícia escolhida os seguintes elementos: personagem, fato, local (onde, quando, como)
2. Eles deverão selecioná-los (sublinhando/ recortando) e guardá-los para o próximo módulo
Módulo 2


Oficina 1
1. Montar uma nova notícia a partir dos recortes da oficina anterior
2. Exposição das notícias criadas
Produção Final – criar uma notícia inédita a partir dos elementos identificados nos módulos desenvolvidos.
 
 

Jornal e humor

 

 

 

O Humor


O riso necessita sempre do eco: o cômico, muitas vezes, não obtém o mesmo efeito, se não é compartilhado. Não desfrutamos da mesma maneira da piada quando estamos sós e em grupo. Mesmo a recepção da piada que se produz em situação de isolamento sempre se faz na presença de outros participantes imaginários. Por isso a maioria das pessoas não resiste à tentação de repassar o texto humorístico que achou engraçado. O riso exige cumplicidade e se produz na interação com o outro.
Recurso das Piadas
  • Ambiguidade: As piadas usam e abusam das ambigüidades, dos múltiplos sentidos que uma expressão ou palavra pode adquirir em determinadas situações.
  • Exagero: Especialmente quando é inesperado, o exagero, por exemplo, pode ser um recurso cômico.
  • Mal-entendido: Sempre que a situação possa ser compreendida com mais de um sentido, há um mal-entendido. Se algum personagem só conhece um aspecto do caso, confunde-se e atua conforme o que sabe, o resultado pode ser uma situação cômica.
A ideia é formar uma oficina de piadistas. Seguem algumas sugestões para ajudá-lo na atividade:

1. Em grupo, pedir aos alunos que escolham uma ‘notícia’ do jornal do dia e inventar uma piada a partir dos fatos ali noticiados;

2. Comente o texto criado pelo grupo e compartilhe os recursos empregados para a transformação da situação trágica em cômica;

3. Oriente os alunos a criarem piadas nas quais as frases, de sentido figurado, sejam entendidas literalmente.
 

Trabalhando com Manchetes

OBJETIVOS:

 Trabalhar manchetes e suas características e os sentimentos que elas despertam no leitor; questionar o conteúdo de uma manchete e verificar se os sentimentos permanecem os mesmos; refletir, através de questionamento, o conteúdo da manchete.
  • Relatar o que é uma manchete e qual a sua função dentro do jornal;
  • Selecionar as manchetes que vão ser utilizadas;
  • Dividir a turma em equipes, os alunos colocam as manchetes em sulfites e registram os sentimentos para montar um painel na sala;
Questionar despertando a criticidade dos alunos para que os mesmos façam um paralelo entre o que a manchete indica e a realidade que eles vivenciam nos bairros e na cidade como um todo.

 
 

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