segunda-feira, 10 de outubro de 2016

Dinâmicas com jornal

Dinâmica: As várias formas de noticiar
 Objetivos:
 – Treinar o vocabulário dos alunos
– Instigar a imaginação das crianças
– Apresentar as várias formas de se abordar um fato
 Passos:
 a)Dividir a turma em dois grupos.
b)Apresentar uma manchete e pedir para que os grupos a contem de formasdiferentes.Os grupos competirão entre si como se fosse uma brincadeira de “batata quente”
d)Quem não conseguir mais formar frases, perde o jogo.
 Exemplo:
Notícia dada pelo professor:Juiz Nicolau é preso novamente
 Grupo A
Juiz Nicolau é preso outra vez
 Grupo B
Mais uma vez a polícia prende o juiz Nicolau
 Grupo A
Polícia prende o juiz Nicolau de novo
 Grupo B
Juiz Nicolau vai outra vez para a cadeia
 Grupo A
Juiz Nicolau está novamente atrás das grades
 Grupo B
Não consegue mais formar frases e perde a brincadeira
2)Dinâmica: Trabalhando com notícias e propagandas
 Objetivos:
 – Trabalhar a imaginação do aluno
– Apresentar as diferenças entre reportagens e propagandas
– Trabalhar a linguagem escrita e falada
– Trabalhar a capacidade de registrar fatos relatados
 Passos:
a)Professora começa uma história e a turma continua.
b)Depois da história pronta,a professora divide a turma em grupos e cada um produz ou uma notícia,ou uma propaganda sobre a historinha.
 Exemplo:
Professora:
Era uma vez um menino que tinha medo do escuro
Aluno 1
Um dia ele resolveu dormir de luz apagada
Aluno 2
E a porta se abriu
Aluno 3
Ele ficou com medo
Aluno 4
E um alarme disparou
Aluno 5
E quando a luz se acendeu, o menino havia desaparecido…
 A partir desta história formada um grupo pode fazer uma propaganda sobre alarmes e o outro uma reportagem sobre um menino que desaparece misteriosamente no escuro.

3)Dinâmica:Trabalhando com os diferentes tipos de caderno
 Objetivos:
– Diferenciar os diversos tipos de caderno do jornal
– Trabalhar a capacidade criativa da criança
– Incentivar a interação do aluno com o jornalismo impresso
– Conduzir a criança à leitura
– Trabalhar a capacidade de escrita
 Passos
a)Distribuir reportagens para os alunos
b)Os alunos que receberem reportagens do caderno “Artes” formarão umgrupo.Os que receberam matérias do caderno “Brasil” formarão outro grupo e assim sucessivamente.Cabe aos estudantes reconhecerem o caderno do qual provém a notícia para que possam procurar os integrantes da sua “turma”.
c)Após discutirem as matérias no grupo,cada um destes escolherá a mais interessante das notícias para relatarem para o restante da sala.
d)Além da apresentação,cada grupo deverá escrever um texto jornalístico sobre o que apresentou.
e)Ao final,o professor deverá recolher todos estes textos e montar um pequeno jornal da turma,com secções diversificadas como um jornal de verdade.
O USO DO JORNAL EM SALA DE AULA
O jornal é um importante veículo de comunicação, que pode ser utilizado em sala de aula para desenvolver na criança o seu lado crítico, consciente e reflexivo.
O jornal permite não somente a leitura da palavra, mas também a leitura do mundo, através da grande variedade de informações nele contidas.
A utilização didática do jornal proporciona à criança, um tipo de comunicação pública, rápida, verdadeira e atual.
O jornal noticia fatos, apresenta crônicas, comentários, informa e anuncia, sendo uma atividade muito rica, da qual o professor poderá lançar mão em suas aulas.


COMO TRABALHAR COM O JORNAL
Apresentar o jornal para os alunos comentando:

- Nome do jornal, data, formato e numeração das páginas;

- Mostrar quantos cadernos possui e cada seção: notícias, esportes, cultura (cinema, teatro, música, TV), anúncios, etc;

- Pedir que falem sobre a seção de esportes, quais os esportes que estão sendo notícia no jornal, clubes de futebol, etc;

- Mostrar no jornal notícias locais, do País e internacionais;

Mostrar e ler para as crianças o que é uma reportagem (a reportagem deverá ser algo de interesse dos alunos);

Mostrar e comentar uma manchete de jornal;

Explicar que manchete é a notícia principal da primeira página de jornal com um assunto atual;

Mostrar a seção de anúncios, perguntando sobre a sua utilidade

COMO TRABALHAR COM NOTÍCIAS JORNALÍSTICAS

Dividir a turma em grupos, dando a cada um, temas para elaborarem um trabalho através de comentários, debates, recortes, murais, cartazes;

Selecionar noticias, reportagens, artigos em vários jornais e revistas sobre um assunto previamente determinado. Os alunos apresentarão este trabalho dando suas opiniões em grupos ou individualmente, ficando a critério do professor;
Apresentar aos alunos, uma foto de jornal ou revista e pedir que escrevam uma reportagem baseada no que a imagem está lhe “dizendo”. Depois, cada um lerá a sua reportagem. Os próprios alunos poderão também escolher a foto e escrever a sua reportagem;

Selecionar notícias relacionadas ao meio-ambiente e consequências da sua não preservação.

“REPORTECA”

Este tipo de atividade exige do aluno uma pesquisa de notícias em jornais e revistas.

Cada semana, uma turma de alunos fica encarregada de apresentar a “Reporteca”.

Sugerir que os alunos pesquisem notícias cujo conteúdo esteja relacionado a assuntos do momento, projetos de trabalho, temas ecológicos: defesa do meio ambiente, poluição, desmatamento, queimadas e etc.

COMO FAZER UMA REPORTECA

Os alunos recortam reportagens ou artigos de jornais ou revistas.

Colam o material pesquisado em uma folha de papel e, ao lado, elaboram o texto da nova reportagem com suas palavras, considerando o tema central (reescrita).
Cada aluno apresenta a noticia pesquisada, lendo-a para os colegas.

Pode-se também propor um concurso, escolhendo as melhores notícias através de votação ou de um júri.

RELATANDO UMA NOTÍCIA DE JORNAL

Os alunos pesquisam em casa ou o professor oferece vários jornais para pesquisarem na sala de aula.

Cada aluno escolhe e recorta a notícia que achou mais interessante.

Depois da notícia lida, o aluno poderá fazer o relato oral da notícia, ou então escrever a notícia e ler depois para os colegas (reescrita).

VAMOS FAZER UM JORNALZINHO?
Objetivos:

Dar oportunidade ao aluno de redigir uma notícia;

Fazer a criança perceber a utilidade da escrita;

Formar o aluno atento aos fatos da atualidade;

Ampliar os interesse e conhecimentos das crianças;

Levar a criança a se interessar pela leitura e produção de notícias;

Perceber a importância de todos na elaboração e montagem de um jornal.

Atividades
Para motivar a criação na sala de aula, é feita com as crianças uma conversa para se perceber os conhecimentos que elas têm sobre um jornal, para que serve, como é sua elaboração, etc.

O professor poderá também iniciar esta atividade, levando um jornal para a sala de aula, mostrando as manchetes e lendo algumas, mostrando as seções e etc.

Após bem explorado o assunto, é perguntado aos alunos o que acham da idéia de se fazer um jornalzinho da sala.
Primeiramente, deve-se fazer a escolha do nome, com todos dando sugestões e fazendo a escolha por meio de votação.

As seções deverão também ser escolhidas pelas crianças.

Exemplo: desenhos, adivinhações, notícias dos alunos, parabéns pra você, poesias, músicas, etc.


Para a seção de adivinhações, elas podem ser pesquisadas ou inventadas por eles;

As notícias dos alunos devem ser coletadas sobre o cotidiano em suas casas ou acontecimentos em sala de aula;
Na seção “Parabéns pra você”, as crianças podem fazer um desenho de um bolo ou vela e depois escrevem os nomes dos aniversariantes do mês;

Nas seções de músicas e poesias, elas poderão escrever poesias e letras de músicas que mais gostam;

O jornalzinho da sala poderá ser mensal, fazendo-se um rodízio entre os participantes a cada mês.

IMPRIMIR OS TRABALHOS É UMA ATIVIDADE SEDUTORA E BASTANTE DIDÁTICA
Se não for possível imprimir o jornal, que seja feito a mão;

Os alunos poderão utilizar também o mimeógrafo, xerox, computador;

Essa atividade será feita através de textos escritos livremente, a partir de entrevistas, pesquisas, aulas-passeio.

Todos devem participar, pois é uma criação coletiva, envolvendo todos da sala de aula.

JORNAL VARAL

Os textos escritos e ilustrações são elaborados pelos alunos e afixados em barbantes esticados em cantos de salas, corredores da escola, ou pontos estratégicos;

O Jornal Varal possibilita afixar as notícias em constante atualização;

Os textos elaborados pelos alunos são produto da espontaneidade entre eles, que se apressam a escrever o que tem vontade;

O professor não deverá interferir na escrita das notícias;

As mensagens não deverão ser extensas e de fácil leitura.

JORNAL CIRCULANTE

Este tipo de jornal é manuscrito, usando-se o estêncil ou fazendo-se as cópias xerocadas;

É necessário que os alunos que forem escrever as notícias tenham letra legível e de bom tamanho;

Poderá ser ilustrado com desenhos e gravuras;

Este tipo de jornal tem um alcance maior do que o Jornal Mural, porque são vários exemplares que são lidos na sala, na escola e fora dela.

Este tipo de jornal é mais fácil de ser elaborado, servindo também como motivação para a escrita.

JORNAL MURAL

Os próprios alunos escolhem o nome do Jornal Mural;

No Jornal Mural, os artigos poderão ser manuscritos ou datilografados e afixados num local bem visível ao lado do quadro-de-giz, na porta da sala, do lado de fora, etc.

Os artigos devem ser colocados em folha de cartolina, madeira, isopor ou papelão.

O Jornal Mural deve ser semanal, sendo que a cada semana, um grupo de alunos ficará responsável por ele.

O Jornal Mural deverá ter seções variadas de interesse dos alunos, podendo ser sugeridos por eles: fatos interessantes, casos, quadrinhas, mexericos, humorismo, visitas importantes, poemas, adivinhas.

Grupos de alunos serão responsáveis pelas seções do Jornal Mural.

RELATANDO EXPERIÊNCIAS
Pedir que os alunos relatem experiências vividas através da televisão, rádio, jornais e revistas.

Comentar com os alunos sobre programas preferidos de televisão e rádio, com comentários, críticas e elogios dos mesmos.

Promover um IBOPE através de votação do melhor e do pior programa de televisão.

Pedir opiniões por que é o “melhor” e o “pior”.

Fazer uma pesquisa elegendo os melhores artistas, o mais bonito, mais talentoso, mais engraçado, etc.

Perguntar se já observaram os letreiros antes e depois de cada programação, para verem quantas pessoas são envolvidas na produção: diretores, artistas, sonoplastas, etc.

Dividir a turma em grupos, para que cada um elabore uma apresentação nos moldes da TV:

- noticiário - documentário
- novela - programa humorístico
- musical - programa infantil
- outros sugeridos pelas crianças

Que pesquisem também sobre as transmissões de TV para vários países através da TV a cabo.

TRABALHANDO NOTÍCIAS EM GRUPO
Forme um grupinho de 4 a 6 alunos.
Escolham um destes temas e pesquisem em jornais e revistas:
-Notícias sobre acidentes de trânsito.
-Notícias sobre esportes.
-Notícias sobre músicas e cantores.
-Notícias internacionais.
-Notícias sociais.
-Notícias sobre políticas
-Notícias sobre assuntos de seu interesse.

Com as notícias pesquisadas, elaborem um cartaz ou painel e coloquem na sala.
Escolham as notícias que vocês acharem mais interessantes e relatem oralmente para os seus colegas.

PRODUZINDO UMA NOTÍCIA

Combinar com os alunos que à cada dia da semana, 2 ou 3 crianças irão trazer de casa uma notícia ouvida na televisão.

O aluno deverá trazer a notícia já escrita para ser lida e afixada no mural “Cantinho da TV”.

A notícia deverá ser afixada no início da aula.

O professor deverá deixar os alunos comentarem a notícia e dar opiniões a respeito.

Depois será escolhida a melhor notícia dentre as apresentadas

VANTAGENS DA IMPRENSA ESCOLAR

Aprendizagem da ortografia e analise de palavras e frases ao mesmo tempo.

Desenvolver o sentido crítico.

Desenvolver a estética e a influência para se criarem reportagens.

O jornal poderá ser feito também no mimeógrafo com as crianças participando na elaboração dos desenhos e demais notícias utilizando-se do estêncil.

A próxima etapa é organizar e grampear os jornais. Esta atividade deve envolver todas as crianças, pois todos participam na elaboração e feitura do jornal.

Depois, o jornal poderá ser “lido” tanto na sala, quanto em casa para os pais.
 
 
 



 

Nenhum comentário:

Postar um comentário