1- Recriando jornais:
A proposta é que os alunos criem seus jornais. Com base nos exemplares que eles utilizam em sala, cada aluno ou grupo de estudantes monta suas páginas com recortes de imagens e notícias, e complementam com seus próprios textos. Dá liberdade aos alunos para elaborarem esse trabalho da forma que desejarem. Por exemplo, se um grupo quiser criar seu jornal só com notícias esportivas, sem problemas. A intenção é tornar a atividade o mais agradável possível.
Resultados
A ideia de trabalhar o jornal recriando-o ajuda o aluno a desenvolver a leitura e a interpretação e a criatividade.
--------------------------------------------------------------------------------------------------
2- Brincadeiras com jornal
Depois de explorar as informações do jornal, seus estilos de texto e suas possibilidades criativas, a turma mais nova pode brincar com jornal. Basta usar a imaginação!
Os trabalhos são inúmeros e variados. Dobraduras, bola de jornal, barquinho de papel, pintura e montagem de cortina de jornal, pipa, peteca, chapéu de soldado, gira-gira, leitura e exploração do impresso e construção do jornal de notícias da escola, são alguns exemplos das atividades que podem ser desenvolvidas pelas professoras com os pequenos.
O objetivo principal é demonstrar às crianças a utilidade do jornal como fonte de informação e entretenimento. E também estimular o desenvolvimento psicomotor e o processo ensino-aprendizagem por meio de um recurso alternativo, trabalhar a contação de história de forma lúdica e estimular a criatividade.
Resultado
O jornal possibilita um contato com o mundo da escrita e leitura por meio das notícias lidas e comentadas por elas. Além de ser variado e rico enquanto recurso pedagógico, pois é utilizado como estímulo para a realização de atividades diversas.
Um outro aspecto diz respeito às imagens do veículo. Elas garantiram que estimulam a imaginação e criatividade, o levantamento de hipóteses e a curiosidade, o que impulsiona o aprender agradável, natural e espontâneo. “É importante ressaltar que, antes de serem entregues à criança, essas imagens devem passar por uma análise”.
---------------------------------------------------------------------------------------
3- Jornal falado
Usar o Jornal para estimular a leitura e a expressão oral dos alunos a partir de atividades como o Jornal Falado.
Metodologia e Objetivo:
Divida a turma em grupos. Cada aluno do grupo escolhe uma notícia e faz apresentação como um noticiário de tevê ou rádio, destacando a ideia central da notícia, onde aconteceu, como e quando. Pode ser utilizado a criatividade dramatizando a notícia, colocando sua opinião pessoal, falando sobre a importância da notícia, ou aspecto negativo.
Objetivos:
• Incentivar os alunos na leitura, já que os mesmos escolheram as notícias de sua preferência.
• Valorizar a participação dos mesmos.
• Incentivar os alunos a se expressar oralmente.
• Estabelecer relações no trabalho cooperativo.
• Confeccionar cartazes das notícias trabalhadas.
-----------------------------------------------------------------------------
4- Conscientização sobre o trânsito através do jornal
O jornal pode ser trabalhado como fonte de conscientização sobre os perigos do trânsito e estimular a criatividade dos alunos.
Metodologia e Objetivos:
O trabalho foi realizado a partir de uma notícia publicada no jornal, reatando os fatos sobre: “Colisões”. A partir do fato, pedir aos alunos que citem as causas para o aumento dos acidentes e possíveis soluções listando todas as informações no quadro. Em seguida solicitar aos alunos que escrevam uma letra de rap alertando motoristas e os motociclistas sobre os perigos da imprudência no trânsito com mensagens de proteção de sua vida e dos outros.
Produzindo uma charge.
--------------------------------------------------------------------------------------------
5- Desenvolver uma atividade de criação de charge com seus alunos.
A atividade deve ser desenvolvida com a leitura de imagens e a linguagem audiovisual, abordando o uso da foto e gráficos, charges e tirinhas no jornal; sua utilização e função no jornal diário.
Atividade “Produzindo uma Charge”
A charge é uma forma de comunicação que explora a interpretação de imagens, de detalhes, de breves mensagens, do senso de humor e do senso crítico, estimulando o raciocínio e a capacidade de ler na entrelinhas. “A charge está diretamente relacionada a assuntos atuais, de interesse coletivo, e exige que os alunos estejam bem informados. Para isso, devem ler atentamente as notícias que estão no Jornal e usá-las como base para a produção da charge”.
Para o desenvolvimento sucedido da tarefa os alunos pesquisam sobre o assunto, buscando informações em dicionários e observando os modelos de charges nos jornais recebidos anteriormente e em livros didáticos, para poder entender como funciona e qual a função dela no jornalismo diário. Depois deste estudo todos fazer uma interpretação oral e produzir sua própria charge.
------------------------------------------------------------------------------------
6- Conhecendo e escrevendo uma notícia
Objetivos: Conhecer e identificar elementos essenciais da notícia e produzir uma notícia inédita.
Oficina 1
Metodologia:
1. Em grupos, os alunos deverão escolher uma notícia de jornal.
2. Um aluno deverá ler para toda turma a notícia escolhida por seu grupo.
3. Exposição dos textos escolhidos
Oficina 2
1. Os alunos (em grupo) deverão identificar na notícia escolhida os seguintes elementos: personagem, fato, local (onde, quando, como)
2. Eles deverão selecioná-los (sublinhando/ recortando) e guardá-los para o próximo módulo
Oficina 3
1. Montar uma nova notícia a partir dos recortes da oficina anterior
2. Exposição das notícias criadas
Produção Final – criar uma notícia inédita a partir dos elementos identificados nos módulos desenvolvidos.
-----------------------------------------------------------------------------------
7- Jornal e humor
O riso necessita sempre do eco: o cômico, muitas vezes, não obtém o mesmo efeito, se não é compartilhado. Não desfrutamos da mesma maneira da piada quando estamos sós e em grupo. Mesmo a recepção da piada que se produz em situação de isolamento sempre se faz na presença de outros participantes imaginários. Por isso a maioria das pessoas não resiste à tentação de repassar o texto humorístico que achou engraçado. O riso exige cumplicidade e se produz na interação com o outro.
Recurso das Piadas
Ambiguidade: As piadas usam e abusam das ambiguidades dos múltiplos sentidos que uma expressão ou palavra pode adquirir em determinadas situações.
Metodologia:
1. Em grupos, os alunos deverão escolher uma notícia de jornal.
2. Um aluno deverá ler para toda turma a notícia escolhida por seu grupo.
3. Exposição dos textos escolhidos
Oficina 2
1. Os alunos (em grupo) deverão identificar na notícia escolhida os seguintes elementos: personagem, fato, local (onde, quando, como)
2. Eles deverão selecioná-los (sublinhando/ recortando) e guardá-los para o próximo módulo
Oficina 3
1. Montar uma nova notícia a partir dos recortes da oficina anterior
2. Exposição das notícias criadas
Produção Final – criar uma notícia inédita a partir dos elementos identificados nos módulos desenvolvidos.
-----------------------------------------------------------------------------------
7- Jornal e humor
O riso necessita sempre do eco: o cômico, muitas vezes, não obtém o mesmo efeito, se não é compartilhado. Não desfrutamos da mesma maneira da piada quando estamos sós e em grupo. Mesmo a recepção da piada que se produz em situação de isolamento sempre se faz na presença de outros participantes imaginários. Por isso a maioria das pessoas não resiste à tentação de repassar o texto humorístico que achou engraçado. O riso exige cumplicidade e se produz na interação com o outro.
Recurso das Piadas
Ambiguidade: As piadas usam e abusam das ambiguidades dos múltiplos sentidos que uma expressão ou palavra pode adquirir em determinadas situações.
Exagero: Especialmente quando é inesperado, o exagero, por exemplo, pode ser um recurso cômico.
Mal-entendido: Sempre que a situação possa ser compreendida com mais de um sentido, há um mal-entendido. Se algum personagem só conhece um aspecto do caso, confunde-se e atua conforme o que sabe, o resultado pode ser uma situação cômica.
A ideia é formar uma oficina de piadistas. Seguem algumas sugestões para ajudá-lo na atividade:
1. Em grupo, pedir aos alunos que escolham uma ‘notícia’ do jornal do dia e inventar uma piada a partir dos fatos ali noticiados;
2. Comente o texto criado pelo grupo e compartilhe os recursos empregados para a transformação da situação trágica em cômica;
3. Oriente os alunos a criarem piadas nas quais as frases, de sentido figurado, sejam entendidas literalmente.
-----------------------------------------------------------------------------------------
8- Trabalhando com Manchetes
Objetivos:
Trabalhar manchetes e suas características e os sentimentos que elas despertam no leitor; questionar o conteúdo de uma manchete e verificar se os sentimentos permanecem os mesmos; refletir, através de questionamento, o conteúdo da manchete.
Relatar o que é uma manchete e qual a sua função dentro do jornal;
Selecionar as manchetes que vão ser utilizadas;
Dividir a turma em equipes, os alunos colocam as manchetes em sulfites e registram os sentimentos para montar um painel na sala;
Questionar despertando a criticidade dos alunos para que os mesmos façam um paralelo entre o que a manchete indica e a realidade que eles vivenciam nos bairros e na cidade como um todo.
Nenhum comentário:
Postar um comentário