PREFEITURA MUNICIPAL DE PAULO AFONSO
SECRETARIA DE EDUCAÇÃO
PROJETO
LEITURA A CHAVE DO MUNDO:
ETAPA CORDEL
NA ESCOLA
REGULAMENTO DO CONCURSO LEITURA, A CHAVE
DO MUNDO NA ETAPA CORDEL NA ESCOLA.
1.
CONSIDERAÇÕES
GERAIS SOBRE ESTE CONCURSO:
1.1-
O concurso de cordel tem a frente o
projeto Leitura, a Chave do Mundo, Etapa Cordel
na Escola, realizado pela Secretaria de Educação do Município de Paulo
Afonso-BA, é parte de sua 6ª Etapa, que
acontecerá dia 03 de outubro de 2018, data prevista, no auditório da Casa da
Cultura; caso o público exceda a capacidade do local, iremos para Escola
Municipal João Bosco Ribeiro, às 8h da
manhã.
1.2- Este concurso tem caráter
exclusivamente pedagógico e cultural, não sendo necessária a compra ou
utilização de qualquer bem, direito ou serviço.
2. CONDIÇÕES PARA PARTICIPAÇÃO:
2.1- Ser
aluno da Rede Municipal de Ensino: Educação Infantil, Anos Iniciais do
Fundamental I e Anos Finais do Fundamental II.
2.2- Os
alunos dos Anos Iniciais e Anos Finais irão concorrer ao Cordel na Escola, cuja
escolha será realizada por meio de seleção
interna nas Unidades de Ensino da Rede Municipal, que deverão realizar seu
concurso para haver a seleção do melhor colocado.
2.3- Cada
Unidade de Ensino Municipal poderá inscrever um cordel solo ou em dupla. Pode ter fundo musical para cada cordel
apresentado, caso achar necessário ter tocadores, sendo que o aluno do Ensino Fundamental
I concorrerá com o aluno do Ensino Fundamental I e o aluno do Ensino Fundamental
II concorrerá com o aluno Ensino Fundamental II.
2.4- O cordel apresentado deverá ter letra criada
pelo próprio aluno. O fundo musical fica a critério de cada escola.
Para
participar da etapa Cordel na Escola, as Unidades Educacionais deverão:
3.1- Fazer seu concurso interno (selecionar o
aluno 1º lugar para participar).
3.2-Preencher a(s) ficha(s) de inscrição anexa(s).
3.3 - Enviar a(s) ficha(s) de inscrição e as letras para
análise na Seduc.
3.4 –
Entregar a(s) ficha(s) na Seduc, no período de 26 a 28 de setembro de 2018.
(Para uma melhor organização, o prazo precisa ser obedecido.)
3.5 – A
Etapa Cordel na Escola tem como caráter, letras dos cordéis, temas livres, desde que sua letra não
venha a agredir a moral da cidadania.
Caso algum participante não atenda às exigências do
regulamento, não serão considerados os trabalhos submetidos ao concurso e suas
apresentações serão vetadas pela organização.
Não devem ser apresentados:
- Cordel com
finalidade publicitária ou de conteúdo comercial;
-Cordel que manifeste qualquer tipo de conteúdo
preconceituoso ou discriminatório em relação à etnia, fé, orientação sexual,
naturalidade, entre outras abordagens que incidem sobre a diversidade social e
cultural;
- Cordel que incite ou façam apologia a práticas
violentas;
- Cordel que incite ou façam apologia a práticas
ilícitas;
- Cordel com conteúdo pornográfico;
- Cordel com conteúdo difamatório contra terceiros.
4. DA
APRESENTAÇÃO E DIVULGAÇÃO
4.1- Os
textos das letras dos cordéis deverão fazer parte do cenário, estar escritos em
cartazes grandes, com criatividade. (Sugestões: xilogravuras representando a
letra do seu cordel).
4.2- A
apresentação desta etapa deverá ser de caráter cordel, repente, toada, Contanto
que não fuja da realidade temática. O
texto deve obedecer a rimas, ter fundo musical. Cada apresentação deverá
acontecer em no máximo 10 (dez) minutos.
4.3- VÍDEO. O aluno poderá registrar um vídeo
clipe favorecendo o seu cordel. A
Importância do
vídeo tem como caráter apresentar o aluno à mesa julgadora antes do dia. Não terá critério e por meio deste divulgaremos
seu trabalho. Precisamos do vídeo no ato da entrega da fichas de inscrições.
5. DOS CRITÉRIOS DE AVALIAÇÃO:
A avaliação do cordelista será
realizada primeiro na escola, sendo o primeiro lugar de cada escola a se apresentar
no dia do concurso da Rede Municipal. A Comissão Julgadora poderá receber o
texto do cordel por escrito ou em DVD com a filmagem do videoclipe, desenhos
das xilogravuras; ficando a critério de cada participante. Serão avaliados, pelos jurados, com nota de 5
a 10 pontos, observando os itens abaixo:
* A letra do cordel deve ser de autoria do grupo ou do aluno. (Sendo letra
criada com sua própria melodia);
5.1 - Originalidade;
5.2 – Criatividade
de palco (Show);
5.3 – Adequação
dos recursos poéticos e linguísticos.
5.4 –
Coerência e coesão entre o texto e a xilogravura (desenho).
CARTAZ
Os cartazes inscritos neste concurso serão avaliados
segundo os seguintes critérios:
Adequação ao tema, entendido como a conformidade
obrigatória entre o desenho e o texto do cordel.
* SELECIONADOS
Serão selecionados 03 (três) primeiros
lugares do Ensino Fundamental 1;
Serão selecionados 03 (três) primeiros
lugares do Ensino Fundamental 2.
6. DA PREMIAÇÃO:
6.1- Por
votação do corpo de jurados, haverá a premiação para os classificados em 1º, 2º
e 3º lugares;
6.2- A
premiação é pessoal e intransferível e será entregue aos vencedores dos 1º, 2º
e 3º lugares.
6.3-
Para premiação:
ü 1º
Lugar: premiação: livros e medalhas;
ü 2º lugar:
premiação: medalhas;
ü 3º
lugar: premiação: medalhas.
ü Os classificados irão participar do evento Chá de Poesia, realizado por Rogério
Xavier.
7. DISPOSIÇÕES FINAIS:
7.1- O
responsável pelo candidato deverá autorizar a publicação de fotografia/vídeo,
para fins de divulgação e promoção do resultado deste concurso, por prazo
indeterminado, em qualquer território, sem fazer jus a qualquer remuneração.
7.2- Os
organizadores do concurso não serão responsáveis, em qualquer hipótese, pelo
fornecimento ou preenchimento irregular ou inadequado da ficha de inscrição dos
candidatos, sendo de inteira responsabilidade das escolas participantes as
informações fornecidas.
7.3 – Para acompanhar o aluno no dia da
apresentação: máximo de três pessoas (Mãe ou pai, professor que acompanhou o
aluno, uma pessoa da gestão escolar).
7.4- Quaisquer
dúvidas, divergências ou situações não previstas neste regulamento serão
julgadas e decididas de forma soberana e irrecorrível pelos organizadores do
concurso.
7.5 Os
participantes declaram ter lido e estar de acordo com o presente Regulamento do
Concurso Cordel na Escola Etapa do Projeto Leitura, a Chave do Mundo.
CRONOGRAMA DO CONCURSO:
ETAPA LEITURA
CORDEL NA ESCOLA
|
DATAS
|
Período
de inscrição
|
01 a 03 de outubro
|
Divulgação
das inscrições deferidas
|
11 de outubro de
2018
|
Apresentação
dos cordéis
|
17 de outubro de
2018
|
9. FICHAS
DE INSCRIÇÃO
PROJETO:
LEITURA, A CHAVE DO MUNDO.
FICHA DE INSCRIÇÃO ETAPA CORDEL NA ESCOLA
Un Unidade Escolar _Fundamental I_________________________________________
NOME
COMPLETO DO (A) ALUNO (A)
|
IDADE
|
Ano
Turma
|
Turno
|
ANOS
INICIAIS – ENSINO FUNDAMENTAL I
|
|||
Título
do cordel:
|
|||
Professor(a)
|
Acompanhantes do aluno ou dupla
para apresentação, até 3 Pessoas (NOMES)
|
||
Unidade Escolar Fundamental II ____________________________________
NOME COMPLETO DO (A) ALUNO (A)
|
IDADE
|
Ano
Turma
|
Turno
|
ANOS INICIAIS – ENSINO FUNDAMENTAL I I
| |||
Título do cordel:
| |||
Professor(a)
|
Acompanhantes do aluno ou dupla para apresentação, até 3 Pessoas (NOMES)
| ||
Unidade Escolar Educação Infantil
NOME COMPLETO DO (A) ALUNO (A)
|
IDADE
|
Ano
Turma
|
Turno
|
ANOS INICIAIS – ENSINO FUNDAMENTAL I
| |||
Título do cordel:
| |||
Professor(a)
|
Acompanhantes do aluno ou dupla para apresentação, até 3 Pessoas (NOMES)
| ||
Chegou a hora de apreciar o cordel
ResponderExcluir