JOGOS TEXTUAIS
Objetivos: Interação da turma, análise da escrita, desenvolvimento da criatividade e da expressão oral.
Conteúdo: Produção textual, expressão oral.
Métodos/ Estratégias:
O professor deve propor um texto cuja temática seja "o que você fez nas férias". Os alunos devem, então, iniciar a introdução de sua história todos ao mesmo tempo e, mais ou menos, de cinco em cinco minutos o professor apresentará uma imagem ou objeto que deverá ser introduzida na história ainda que não fizesse parte da narrativa que o aluno está predisposto a escrever. Ao todo podem ser usadas de oita a dez imagens ou objetos. Ao final, será pedido para que todos dêem um desfecho à história. Cada aluno terá de ler para o restante da classe a sua criação. Além disso, a narrativa deverá ser entregue à professora para avaliação.
Recursos didáticos: Papel e caneta, imagens ou objetos.
Avaliação: Será analisada a capacidade de expressão oral do aluno, bem como o nível linguístico em que se encontra no quesito produção textual, no qual serão levados em conta aspectos como coesão e coerência, estrutura frasal e textual, adequação semântica, ortografia e pontuação.
Variação da atividade: Caso o professor queira treinar ortografia poderá, no lugar de imagens ou objetos, escrever palavras no quadro que contenham algum tipo de dificuldade ortográfica. Os alunos deverão introduzi-la em seu texto, tomando o cuidado de escrevê-la corretamente. Esta atividade ajudará a fixar a escrita das palavras.
Conteúdo: Produção textual, expressão oral.
Métodos/ Estratégias:
O professor deve propor um texto cuja temática seja "o que você fez nas férias". Os alunos devem, então, iniciar a introdução de sua história todos ao mesmo tempo e, mais ou menos, de cinco em cinco minutos o professor apresentará uma imagem ou objeto que deverá ser introduzida na história ainda que não fizesse parte da narrativa que o aluno está predisposto a escrever. Ao todo podem ser usadas de oita a dez imagens ou objetos. Ao final, será pedido para que todos dêem um desfecho à história. Cada aluno terá de ler para o restante da classe a sua criação. Além disso, a narrativa deverá ser entregue à professora para avaliação.
Recursos didáticos: Papel e caneta, imagens ou objetos.
Avaliação: Será analisada a capacidade de expressão oral do aluno, bem como o nível linguístico em que se encontra no quesito produção textual, no qual serão levados em conta aspectos como coesão e coerência, estrutura frasal e textual, adequação semântica, ortografia e pontuação.
Variação da atividade: Caso o professor queira treinar ortografia poderá, no lugar de imagens ou objetos, escrever palavras no quadro que contenham algum tipo de dificuldade ortográfica. Os alunos deverão introduzi-la em seu texto, tomando o cuidado de escrevê-la corretamente. Esta atividade ajudará a fixar a escrita das palavras.
Nenhum comentário:
Postar um comentário