NÍVEL PRÉ-SILÁBICO:
CARACTERÍSTICAS:
·
Escrever
e desenhar têm o mesmo significado;
·
Não
relaciona a escrita com a fala;
·
Não
diferencia letras de números;
·
Reproduz
traços típicos da escrita de forma desordenada;
·
Supõe que
a palavra representa o objeto e não o seu nome;
·
Acredita
que coisas grandes têm um nome grande e coisas pequenas têm um nome pequeno
(realismo nominal);
·
Usa as
letras do nome para escrever tudo;
·
Não
aceita que seja possível escrever e ler com menos de três letras;
·
Leitura
global: lê a palavra como um todo.
CONFLITOS VIVIDOS PELA CRIANÇA
NESTA ETAPA:
·
Que
sinais eu uso para escrever palavras?
·
Conhecer
o significado dos sinais escritos.
AVANÇOS:
·
Diferenciar
o desenho da escrita;
·
Perceber
as letras e seus sons;
·
Identificar
e escrever o próprio nome;
·
Identificar
o nome dos colegas;
·
Perceber
que usamos letras diferentes em diferentes posições.
ATIVIDADES FAVORÁVEIS:
·
Desenhar
e escrever o que desenhou;
·
Usar o
nome em situações significativas: marcar atividades, objetos, utilizá-lo em
jogos, bilhetes, etc.;
·
Ouvir
leitura feita diária pela professora e poder recontá-la;
·
Ter
contato com diferentes portadores de textos;
·
Frequentar
a biblioteca, banca de jornais, etc.;
·
Reconhecer
e ler o próprio nome em situações significativas: chamadas, jogos, etc.;
·
Conversar
sobre a função da escrita;
·
Utilizar
letras móveis para pesquisar nomes, reproduzir o próprio nome ou dos amigos;
·
Bingo de
letras;
·
Produção
oral de histórias;
·
Escrita
espontânea;
Textos coletivos tendo o professor como escriba
Nenhum comentário:
Postar um comentário