quinta-feira, 25 de agosto de 2016


PSICOGÊNESE DA LINGUA ESCRITA

NÍVEL PRÉ-SILÁBICO:

CARACTERÍSTICAS:

·         Escrever e desenhar têm o mesmo significado;

·         Não relaciona a escrita com a fala;

·         Não diferencia letras de números;

·         Reproduz traços típicos da escrita de forma desordenada;

·         Supõe que a palavra representa o objeto e não o seu nome;

·         Acredita que coisas grandes têm um nome grande e coisas pequenas têm um nome pequeno (realismo nominal);

·         Usa as letras do nome para escrever tudo;

·         Não aceita que seja possível escrever e ler com menos de três letras;

·         Leitura global: lê a palavra como um todo.

 

CONFLITOS VIVIDOS PELA CRIANÇA NESTA ETAPA:

·         Que sinais eu uso para escrever palavras?

·         Conhecer o significado dos sinais escritos.

 

AVANÇOS:

·         Diferenciar o desenho da escrita;

·         Perceber as letras e seus sons;

·         Identificar e escrever o próprio nome;

·         Identificar o nome dos colegas;

·         Perceber que usamos letras diferentes em diferentes posições.

 

ATIVIDADES FAVORÁVEIS:

·         Desenhar e escrever o que desenhou;

·         Usar o nome em situações significativas: marcar atividades, objetos, utilizá-lo em jogos, bilhetes, etc.;

·         Ouvir leitura feita diária pela professora e poder recontá-la;

·         Ter contato com diferentes portadores de textos;

·         Frequentar a biblioteca, banca de jornais, etc.;

·         Reconhecer e ler o próprio nome em situações significativas: chamadas, jogos, etc.;

·         Conversar sobre a função da escrita;

·         Utilizar letras móveis para pesquisar nomes, reproduzir o próprio nome ou dos amigos;

·         Bingo de letras;

·         Produção oral de histórias;

·         Escrita espontânea;
Textos coletivos tendo o professor como escriba

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