NÍVEL SILÁBICO
CARACTERÍSTICAS:
·
Para cada
fonema, usa uma letra para representá-lo,
·
Pode, ou
não, atribuir valor sonoro à letra.
·
Pode usar
muitas letras para escrever e ao fazer a leitura, apontar uma letra para cada
fonema.
·
Ao
escrever frases, pode usar uma letra para cada palavra.
CONFLITOS VIVIDOS PELA CRIANÇA
NESTA ETAPA:
·
A escrita
está vincula à pronúncia das partes da palavra?
·
Como
ajustar a escrita à fala?
·
Qual a
quantidade mínima de letras necessárias para se escrever?
AVANÇOS:
·
Atribuir
valor sonoro às letras.
·
Aceitar
que não é preciso muitas letras para se escrever, apenas o necessário para
representar a fala.
·
Perceber
que palavras diferentes são escritas com letras em ordens diferentes.
ATIVIDADES FAVORÁVEIS:
·
Todas as
atividades do nível anterior.
·
Comparar
e relacionar escritas de palavras diversas.
·
Escrever
pequenos textos memorizados (parlendas, poemas, músicas, trava-línguas…).
·
Completar
palavras com letras para evidenciar seu som: camelo = cml ou aeo.
Relacionar personagens a partir do nome escrito
·
Relacionar figura às palavras, através do
reconhecimento da letra inicial.
·
Ter
contato com a escrita convencional em atividades significativas.
·
Reconhecer
letras em um pequeno texto conhecido.
·
Leitura
de textos conhecidos.
·
Relacionar
textos memorizados com sua grafia.
·
Cruzadinhas.
·
Caça-palavras.
·
Completar
lacunas em textos e palavras.
·
Construir
um dicionário ilustrado, desde que o tema seja significativo.
·
Evidenciar
rimas entre as palavras;
·
Usar o
alfabeto móvel para escritas significativas;
·
Jogos variados
para associar o desenho e seu nome;
·
Colocar
letras em ordem alfabética;
·
Contar a
quantidade de palavras de uma frase.
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