NÍVEL SILÁBICO-ALFABETICO
CARACTERÍSTICAS
·
Compreende
que a escrita representa os sons da fala;
·
Percebe a
necessidade de mais de uma letra para a maioria das sílabas;
·
Reconhece
o som das letras;
·
Pode dar
ênfase a escrita do som só das vogais ou só das consoantes:
·
Bola = ao ou bl;
·
Atribui o
valor do fonema em algumas letras: cabelo = kblo.
CONFLITOS VIVIDOS PELA CRIANÇA
NESTA ETAPA:
·
Como
fazer a escrita dela ser lida por outras pessoas?
·
Como
separar as palavras na escrita se isto não acontece na fala?
·
Como
adequar a escrita à quantidade mínima de caracteres?
AVANÇOS:
·
Usar mais
de uma letra para representar o fonema quando necessário;
·
Atribuir
o valor sonoro das letras.
ATIVIDADES FAVORÁVEIS:
·
As mesmas
do nível anterior;
·
Separar
as palavras de um texto memorizado;
·
Generalizar
os conhecimentos para escrever palavras que não conhece: associar o “GA’ do
nome da “GABRlELA’ para escrever “GAROTA’, “GA VETA’ …;
Ditado de palavras conhecidas;
Ditado de palavras conhecidas;
·
Produzir
pequenos textos;
·
Reescrever
histórias.
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