quinta-feira, 25 de agosto de 2016


NÍVEL SILÁBICO-ALFABETICO

CARACTERÍSTICAS

·         Compreende que a escrita representa os sons da fala;

·         Percebe a necessidade de mais de uma letra para a maioria das sílabas;

·         Reconhece o som das letras;

·         Pode dar ênfase a escrita do som só das vogais ou só das consoantes:

·         Bola = ao ou bl;

·         Atribui o valor do fonema em algumas letras: cabelo = kblo.

 

CONFLITOS VIVIDOS PELA CRIANÇA NESTA ETAPA:

·         Como fazer a escrita dela ser lida por outras pessoas?

·         Como separar as palavras na escrita se isto não acontece na fala?

·         Como adequar a escrita à quantidade mínima de caracteres?

 

AVANÇOS:

·         Usar mais de uma letra para representar o fonema quando necessário;

·         Atribuir o valor sonoro das letras.

 

ATIVIDADES FAVORÁVEIS:

·         As mesmas do nível anterior;

·         Separar as palavras de um texto memorizado;

·         Generalizar os conhecimentos para escrever palavras que não conhece: associar o “GA’ do nome da “GABRlELA’ para escrever “GAROTA’, “GA VETA’ …;
Ditado de palavras conhecidas;
·         Produzir pequenos textos;
·         Reescrever histórias.

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